Imprimindo plantas em Tiras de Cartolina.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Kochem
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Dez 01, 2011 3:54 pm
Localização: Niterói - RJ

Imprimindo plantas em Tiras de Cartolina.

Mensagem por Kochem »

Bom dia!!!

Venho frequentando o site do E-voo a um bom tempo, onde pude aprender muita coisa sobre o hobby, já construí três aeromodelos. Então resolvi mostrar um pouco como podemos reduzir o trabalho de montagem das plantas já que mandar imprimir em gráficas ou em birôs acaba ficando mais caro.

Pude observar que existem vários usuários já utilizam o Corel Draw, que é uma ferramenta extremamente versátil para o nosso Hobby. Onde podemos simplesmente abri a planta em formato PDF ou DXF e redimensionar ou mandar imprimir. Então podemos imprimir planta em ladrilho, configurando a impressora para ao invés de imprimir em A4 imprima em uma Tira ou Faixa de cartolina. Eu utilizo a cartolina (180g) por ser mais fácil na hora de passar para o depron é só riscar e fazer o corte. Podemos utilizar também o papel off set 75g/m2 que é o mesmo tipo de papel A4 ao que no formato 66x96cm.

Ao invés de ficarmos imprimindo um monte de folhas A4, usando a tiras de cartolina, por exemplo, cortada com 21,5cm de largura pelo seu comprimento maior ficando assim uma tira de 21,5x96,0cm. Faremos apenas algumas emendas ou se posicionarmos as peças de forma a caber dentro da medida das tiras não precisaremos fazer montagem nenhuma. Em uma cartolina conseguimos 3 Tiras de 21x96cm.

Sendo assim podemos montar no Corel Draw as partes que não ultrapassem a largura de 21,5cm como, por exemplo, a fuselagem, profundor, leme etc..., tudo na largura de 21,5 e no comprimento de 96cm. Se for o caso de ultrapassar o comprimento de 96cm podemos fazer uma emenda, respeitando o limite de cada impressora, eu utilizo as impressoras Epson e o meu limite de impressão é de 2100mm x 11176mm. O que da pra imprimir as plantas que utilizamos.

Entao vamos lá a configuração é bem simples, no Corel podemos mandar imprimir, clicar em preferencias / avançada / onde selecionamos o tamanho do papel usar a opção definido pelo usuário onde aparece a medica 2100 não precisa alterar colocar somente a segunda medida por exemplo 9600 (que é 96cm), escolher a opção de imprimir em paisagem clicar em ok selecionar Layout clicar em imprimir em ladrilho eu sempre determino 5% de sobreposição para poder montar e cortar em faltar nada, vá em pré-impressão e selecione cotar /dobrar, isso facilita na hora de montar as tiras, pronto vá em visualizar a impressão para ver se esta tudo dentro da área de impressão, coloque as tiras na impressora e mande imprimir.

Esta opção tbem testei em plantas que estão em PDF e deu certo consegui imprimir em tiras de 21,5x96,0cm.

Espero que possa ter ajudado e qualquer duvida que possa surgir fiquem a vontade, tentarei esclarecer as duvidas sempre que possível.

Desculpem o texto longo. (rs)
Anexos
passo6.jpg
passo6.jpg (36.24 KiB) Exibido 5689 vezes
passo5.jpg
passo5.jpg (36.37 KiB) Exibido 5689 vezes
passo4.jpg
passo4.jpg (32.59 KiB) Exibido 5689 vezes
passo3.jpg
passo3.jpg (33.08 KiB) Exibido 5689 vezes
passo2.jpg
passo2.jpg (36.12 KiB) Exibido 5689 vezes
passo 1.jpg
passo 1.jpg (35.82 KiB) Exibido 5689 vezes
Quem Bate Chapa é Lanterneiro -
Avatar do usuário
Kochem
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Dez 01, 2011 3:54 pm
Localização: Niterói - RJ

Re: Imprimindo plantas em Tiras de Cartolina.

Mensagem por Kochem »

Resultado Final
Anexos
passo7.jpg
passo7.jpg (34.45 KiB) Exibido 5682 vezes
Quem Bate Chapa é Lanterneiro -
Avatar do usuário
caveira2110
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
Localização: Piracicaba-SP-41

Mensagem por caveira2110 »

Muito bom!parabéns...pra mim vai ser de muita utilidade,pois é um pé no s@#o ficar emendando a planta em A4,abraços.
Avatar do usuário
amsmjunior
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Fev 09, 2013 3:28 pm
Localização: Belém, Pará

Mensagem por amsmjunior »

Tópico muito útil, obrigado Kochem. Por mim ficaria fixo.
Avatar do usuário
martinls
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 1:31 pm
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por martinls »

Muito bom, vai ajudar muita gente. Também acho que poderia ser fixo.
Viemos a este mundo com os dias contados, mas os dias em que voamos não se conta.
aero13
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Jul 25, 2013 12:52 am
Localização: Palmitos - SC

Mensagem por aero13 »

Deveria ser fixado!
Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:48 pm
Localização: Recife-PE.

Re: Imprimindo plantas em Tiras de Cartolina.

Mensagem por Alex- Recife »

[quote:0b49195a77="Kochem"]Resultado Final[/quote:0b49195a77]Amigo, esse tipo de impressão só serve para quem tem Corel, ou serve para PDF também?
Avatar do usuário
Kochem
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Dez 01, 2011 3:54 pm
Localização: Niterói - RJ

Mensagem por Kochem »

tbem serve para os arquivos PDF, os passos sao os mesmo, se quiser posso fazer o passo a passo e postar!
danilloluiz98
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Jun 09, 2012 11:50 am
Localização: Santo Antonio De Jesus - Bahia - 15

Mensagem por danilloluiz98 »

Kochem seria legal você fazer um passo a passo para PDF, pois muitos não tem acesso ao Corel...

Valeu...
Avatar do usuário
Kochem
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Dez 01, 2011 3:54 pm
Localização: Niterói - RJ

Re: Imprimindo plantas em Tiras de Cartolina.

Mensagem por Kochem »

Podemos fazer a montagem como na figura abaixo para evitar as montagens com as tiras.

A seguir colocarei como podemos fazer para imprimir direto de arquivos em PDF
Anexos
montagem.jpg
montagem.jpg (9.73 KiB) Exibido 5522 vezes
Quem Bate Chapa é Lanterneiro -
Responder