Lost foam

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:48 pm
Localização: Recife-PE.

Mensagem por Alex- Recife »

[quote:83cf2de9e3="platinado93"]Aqui vão algumas fotos do modelo em isopor. Usei bastante massa acrílica para nivelar as imperfeições e ainda não está perfeito[/quote:83cf2de9e3]Amigo, você não vai tira o isopor de dentro da fuselagem não? Pelo pouco que sei, esse método de construção em fibra de vidro, ele se retira (dissolve) o isopor dentro da fuselagem. E com essa "bastante massa acrílica"... Você vai ter um trabalhão para retirar o isopor.
Avatar do usuário
platinado93
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 5:17 pm
Localização: Manaus, AM

Mensagem por platinado93 »

Alex, eu vou "entelar" com fita e fibrar por cima, quando o isopor for corroído vai ficar só a "casca" de massa, aí vou retirar as fitas junto com a massa. Acredito não ter problemas, mas é minha primeira vez com essa técnica, tudo pode dar errado :P
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Não adianta passa muita massa e ficar lixando agora... você quer que fique liso por dentro? ou por fora? quando você tirar o isopor e a massa a parte lisa vai ficar dentro do avião...ai não tem graça.

Não tem motivo para entelar com fita, é só mais uma coisa para você tirar/melecar...
Nesta técnica o ideal é usar so isopor, fibrar em cima dele com 2 ou 3 camadas de fibra com resina epoxi, retirar com um solvente o isopor, depois lixar por fora a resina, passar massa, lixar e pintar... E fica pesado sim... para aero pequenos essa técnica não presta...
Humberto Melo
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:bf31c2c1f3="humbertomelo"]Não adianta passa muita massa e ficar lixando agora... você quer que fique liso por dentro? ou por fora? quando você tirar o isopor e a massa a parte lisa vai ficar dentro do avião...ai não tem graça.

Não tem motivo para entelar com fita, é só mais uma coisa para você tirar/melecar...
Nesta técnica o ideal é usar so isopor, fibrar em cima dele com 2 ou 3 camadas de fibra com resina epoxi, retirar com um solvente o isopor, depois lixar por fora a resina, passar massa, lixar e pintar... E fica pesado sim... para aero pequenos essa técnica não presta...[/quote:bf31c2c1f3]

[2]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
platinado93
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 5:17 pm
Localização: Manaus, AM

Mensagem por platinado93 »

Como eu usei isopor de papelaria ficaram vários buracos que tive que preencher porque acredito que prejudicaria o resultado final. Em todos as referências que procurei, o pessoal usou fita para cobrir o plug, acredito que seja para a resina não ficar impregnando no isopor consumindo mais resina e prejudicando a textura da parte interna.
Tenho dúvida quanto a necessidade de passar desmoldante sobre a fita, já me aconselharam a passar cera mas em outros trabalhos não vi o pessoal usando.
Também dizem para lixar e corrigir imperfeições com oisopor ainda, acredito que seja para não amassar a fina fuselagem nem perder o formato.
Mas como disse, é uma das minhas primeiras experiências, sou todo ouvidos para quem já fez algo parecido e possui mais bagagem que eu.
Obrigado.
Responder