Rádios para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
andersonpg
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 11:19 pm
Localização: Tubarão SC

Mensagem por andersonpg »

boa noite galera..

seguinte to iniciando no hobby.. coloquei um topico aqui perguntando por onde eu começaria na eletroni.. pois bem todos foram unânimes em dizer que deveria começar pelo rtadio pra poder já ir praticando no simulador...
entrei em contato com algumas pessoas e consegui os seguintes produtos:

Radio 4 canais 4yf com bateria e carregador
Receptor para cristal full Futaba R136
Motor extronic 2730
Helice apc 8x38
cabo para simulador

por R$ 270,00

e ..

Rádio T6XAs, receiver PCM, com 4 servos futaba + fonte + baterias + cristais+chave liga-deslig+manual em portugues por R$ 600,00

gostaria de uma opinião do mais experiente pra me dizer se os preços estão ok.. e claro se depois posso usar esses radios para migrar para aeros glow..

aguardo!!!

bons voos
andy...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Ambos odem ser usados em glow, 4 canais é p minimo e o básico. O 6X já é digital, com memoria para varios aviões, além dos 6 canais... Eu pessoalmente acho que a menos que você vá voar em uma área muito congestionada, não precisa do sistema PCM, o fm comum já chega.. Se puder pagar, pegue logo o 6 canais. Só acho que esse preço está meio alto.
Abraços!
Joel andrade
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Mai 30, 2008 4:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Rádios para leigos

Mensagem por Joel andrade »

Boa tarde Cara!!

Muito legal a sua contribuição para estes pobres mortais iniciantes. Se me permite abusar um pouco deste seu magnifico conhecimento, poderia me recomendar uma Asa de Combate dentro dos padrões para iniciantes médios??? Não quero cometer nenhuma burrada como alguns de nossos amigos.

quote="alexcmag"]Sempre que alguém decide começar a comprar equipamento, as dúvidas começam...

Transmissor FM ou AM? Receptor normal ou micro? Quantos canais?

Os transmissores AM não são tão ruins quanto a rádio Globo AM, por exemplo... Os dados são "digitais", isto é, só vale se tem sinal ou não, para isto FM e AM são bem parecidos.

No AM, o transmissor manda seqüências de pulsos (chamados de PPM), quando tem pulso ele transmite, quando não tem pulso, não transmite.

No FM, o transmissor manda seqüências idênticas, mas quando não tem pulso transmite em uma freqüência e quando tem em uma frequência ligeiramente inferior (nos Futaba e Hitec, chamados de "shift negativo") ou superior (nos JR e Airtronics, chamados de shift positivo").

Um rádio AM serviria perfeitamente para elétricos, mas conseguir receptores para estes rádios acaba saindo mais caro do que comprar um transmissor FM.

Para achar receptores mais facilmente, recomendo comprar transmissor FM no padrão Futaba (marcas Futaba, Hitec, GWS, etc.).

O número de canais e outros recursos variam muito.

É interessante o mínimo de 4 canais, por causa do formato do comando, muito mais cômodo do que os de 3 canais. Tem sempre à venda usado a partir de pouco mais de cem reais, ou novo no site do Chico Hobby por cerca de R$180,00. Não é tão caro assim para compensar usar um mais simples do que isto.

Muito bem, já tenho o transmissor. E receptor, qual é melhor?

Futaba tamanho normal ou micro? 4 canais ou 6 canais?

Para iniciar no vôo, o de 4 canais da GWS (R4P) já é suficiente e não será um investimento perdido. O alcance é de 150m é o suficiente para voar, mesmo porque antes de perder o alcance já se perdeu o modelo de vista.

O de 6 canais (R6N) tem o dobro do alcance, é um pouco mais imune a interferência e custa só um pouco mais caro, também é uma ótima opção.

Quem já tem um receptor grande, usado para modelos a explosão, pode usar tranquilamente. Geralmente o peso não é tão grande e se tirar a caixa plástica e embrulhar com espuma costuma cair para menos de 30g.

O funcionamento deles é o mesmo, tanto faz a tecnologia, tamanho e número de canais, portanto quem já montou um modelo a explosão pode fazer quase a mesma coisa no elétrico que funciona.

O quase é porque elétrico não usa servo no acelerador, mas um speed control, e não precisa ligar de bateria no receptor porque o speed control se encarrega de fornecer a energia, pelo mesmo cabo que recebe os comandos.

Existem receptores bem pequenos e leves com grande alcance e recursos que evitam que sofram interferências, os Berg. Se comprados na Aircraft-Word (http://www.aircraft-world.com) não são absurdamente caros, e com certeza são um excelente investimento.

O transmissor tem um cristal, que determina a freqüência em que transmitirá. Deve ser comprado seguindo a recomendação do fabricante, geralmente da mesma marca, ou no caso dos Futaba, Hitec e GWS FM, o cristal de uma marca funciona perfeitamente na outra.

O receptor também tem um cristal, que pode ser de tamanho normal (dfo mesmo tamanho do cristal do transmissor) ou micro (bem menor, usado nos microreceptores GWS e Berg). Deve ser na mesma freqüência do transmissor para funcionar.

Os receptores normais têm dois tipos de cristal, single conversion e dual conversion. Compre de acordo com o recomendado pelo fabricante do receptor.

Servos fazem parte do equipamento de rádio, mas neste caso há uma grande diferença em relação aos usados em modelos a explosão: o peso.

O resto é igual, são todos compatíveis. Para os modelos elétricos e pequenos planadores, os servos Pico (de cerca de 5g) e Naro (de cerca de 9g) são mais do que o suficiente. Para asas de combate, que sofrem mais pancadas, é bom que sejam micro (cerca de 14g), mino (cerca de 30g) ou standard (cerca de 50g), para aguentar melhor o tranco.

Para controlar o motor não é usado um servo, mas um speed control. Ele funciona de forma parecida com um servo, tem um conector de 3 fios que vai para o canal 3 do receptor, mas do outro lado em vez de ter um bracinno para controlar o carburador, tem um fio que vai para a bateria e outro que vai para o motor.

O speed control:
- Transforma a energia da bateria para 5V, para alimentar o receptor, servos, etc.
- Liga e desliga rapidamente o motor, para fazer com que funcione com parte da potência total disponível;
- Mede a tensão da bateria e desliga o motor caso ela esteja abaixo do mínimo necessário para não estragar a bateria.

Para a maioria dos modelos elétricos um speed control que aguente até 15A será mais do que o suficiente. Precisa ser escolhido depois de saber qual motor será usado, pois precisa aguentar o consumo que o motor terá.

Tanto servos quando speed controls são sujeitos a pequenos acidentes que os danifiquem. Em boa parte dos casos é possível consertá-los, mas sempre é bom tomar cuidados básicos como não dar pancadas nos servos, não ligar invertido, não inverter bateria, etc. Com estes cuidados eles duram muito tempo e passam de um modelo para outro inteiros.[/quote]
cafezinho
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qua Jan 16, 2008 9:16 am

Mensagem por cafezinho »

tenho uma dúvida sobre os rádios serem usados com cabos ligados ao PC.

ouvi dizer que estes cabos USB queimam os transmissores.

o que vcs sabem a respeito, estou com medo de queimar meu TX.
Avatar do usuário
SNOOPY
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mai 21, 2008 2:51 pm

Mensagem por SNOOPY »

olá,
recebi uma proposta de um radio airtronics vanguard 6ch por 150,00, e to meio receioso de comprar pq tem pouco por aqui. sera que estou negociando um elefante branco, e se vale este valor.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:06b7ea424a="SNOOPY"]olá,
recebi uma proposta de um radio airtronics vanguard 6ch por 150,00, e to meio receioso de comprar pq tem pouco por aqui. sera que estou negociando um elefante branco, e se vale este valor.[/quote:06b7ea424a]

Airtronics é bom, e dá pra usar com receptores GWS dual conversion e Berg, além dos específicos para padrão JR/Airtronics.

Mas tá meio caro pra idade dele...
Avatar do usuário
Hunter
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Sáb Ago 09, 2008 4:32 pm
Localização: Chapecó, SC

Mensagem por Hunter »

Pessoal... algumas duvidas de iniciante...

Para usar o 4yf com simulador, preciso do cristal tambem ou nao ??

Achei esse radio em conta levando em conta que e novo e esta no ML ... apesar de nao vir com as baterias, alguem conhece esse anunciante?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79058225-radio-futaba-4yf-tenho-receptor-24-ghz-fasst-baterias-_JM
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não é preciso cristal para usar transmissor no simulador. Aliás, [b]NÃO[/b/ se deve usar cristal neste caso.

Sem o cristal o rádio não emite sinais de rádio, apenas sinais lógicos, o que economiza a bateria e evita queimar a etapa de saída, que não deve ficar ligada com a antena recolhida.
Avatar do usuário
Hunter
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Sáb Ago 09, 2008 4:32 pm
Localização: Chapecó, SC

Mensagem por Hunter »

Mt obrigado alex...

Entao posso comprar pro treino essa ai do anuncio... ?! O preco achei bom em relacao as outras lojas...

outra coisa, vi em um anuncio que tem um com o quinto canal a venda... aqui no forum so achei informacao sobre o 4vf... a placa e a ligacao sera que eh a mesma?

grato
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Colocar o quinto canal neste rádio não é difícil e tem esquema por aqui (precisa procurar), mas não acho realmente necessário...
Responder