Rádios para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

Na verdade, os dois são digitais, só muda a codificação PPM e PCM, o PCM é menos susceptível de interferência.
Quanto aos rádios, depende do que você vai voar, se está pensando em um aero glow o 4EXA completo até que está no preço, se for voar elétricos pequenos (<1kg) vai ter que utilizar servos, receptores e baterias diferentes, aí o 4EXA não vai valer a pena.
A segunda opção seria você tentar abaixar o valor deste 6EXAP para uns R$300,00 ou R$350,00.
Note que não adianta você comprar um TX PCM se o RX não é PCM. Este R-127DF FM, apesar de ser um ótimo RX Dual Conversion e Full Range, ele é PPM e não PCM.

Abraços.
Avatar do usuário
Kamikaze-MT
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 3:04 pm
Localização: Cuiabá/MT
Contato:

Mensagem por Kamikaze-MT »

RCampos, obrigado por responder...

quando vc me respondeu:"Note que não adianta você comprar um TX PCM se o RX é PCM. ", vc na realidade não queria dizer "RX PPM"??
Outra coisa: como funcionam estas nomenclaturas de aeromodelos, que sempre vejo, tais como: slow stick, glow, etc.???
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

É mesmo, errei... Faltou um "não" já editei.

Para saber mais sobre aeromodelismo, dá uma lida neste material:
http://www.e-voo.com/manual/manualevoo.pdf
http://www.e-voo.com/glossario/

Este livro também é bom, porém, um nível um pouco mais avançado:

http://www.e-voo.com/downloads/livroaeromodelismo.zip
Avatar do usuário
Kamikaze-MT
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 3:04 pm
Localização: Cuiabá/MT
Contato:

O que me dizem????

Mensagem por Kamikaze-MT »

O que me dizem dos rádios marcas/modelos:
- Spectrum/DX5 - 2.4GHz -
- Turnigy 9 X 9ch Transmissor
- Skyartec - Rádio 7 Canais - Com Receiver -Cabo Usb E Cd
- E-Fly 100b - Rádio 4 Canais - Com Receptor E 3 Servos Art-Tech

alguém conhece estar marcas???
São boas??
Principalmente o Spectrum DX5 2.4 GHz... é bom???
"Aeromodelista e Professor Pardal tem muita coisa igual!"
Avatar do usuário
Bruno M Siqueira
membro
Mensagens: 1541
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:56 pm
Localização: Macaé/RJ-33
Contato:

Mensagem por Bruno M Siqueira »

jucimarr

tenho um Spektrum DX7 e até então não tenho do que reclamar, acredito que a marca seja boa sim, o DX5 só é bem mais básico. Tenho também um HK-T4A da HobbyCity, foi meu primeiro, é bem básico mas funcionou perfeitamente em meus elétricos, foi com ele que aprendi a voar, além do simulador é claro.
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

Pessoal vendo pra comprar um rádio nos sites percebi que eles tem 2 modos
Modo 1 = Acelerador na Direita
Modo 2 = Acelerador na Esqueda

Gostaria de saber qual o mais indicado para iniciantes ou qualquer um é indiferente lembrando que sou "destro" isso deve ter influência também...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O que usamos no Brasil é modo 2, acelerador na esquerda, e isto não influi muito.

Imagino que se existe o modo 1 é porque alguém gosta, mas no modo 2, o stick direito controla ailerons e profundor, mais ou menos igual a:
- Stick de avião real;
- Todos os jogos que conheço;
- Todos os simuladores que conheço.

No modo 2, o stick esquerdo controla acelerador e leme, portanto ao taxiar e na corrida de decolagem só precisamos dele, enquanto no vôo de cruzeiro usamos mais o direito.

Mesmo para usar com a mão esquerda, acho mais prático no modo 2, já pilotei dois modelos ao mesmo tempo em modo 2, um na mão direita e outro na mão esquerda, numa boa porque os comandos principais ficam em um stick só (tenho testemunhas, tiraram até fotos mas não lembro mais quem foi para cobrá-las...).
Avatar do usuário
haelbi
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Qui Set 11, 2008 7:20 pm
Localização: Irati PR

Mensagem por haelbi »

ola eu tenho o radio skysport4 futaba ele e bom ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:a4f3000eaa="haelbi"]ola eu tenho o radio skysport4 futaba ele e bom ?[/quote:a4f3000eaa]

Até hoje é meu rádio favorito para voar qualquer modelo que não precise de mixagens específicas e só tenha 4 canais (a grande maioria).

Foi meu primeiro rádio, aí comprei um 6VA, e vendi o 4VF (Skysport 4) para um colega de vôo.

O 6VA também é bom, mas como costumo levar vários modelos para a pista, dava muito trabalho para trocar modelos, aí comprei outro 4VF, usava o 6VA para os modelos mais sofisticados e o 4VF para todos os demais.

Um dia achei um 6XAS à venda em boas condições e com bom preço, comprei-o e enquanto esperava chegar vendi o 6VA e o 4VF, já que este o novo tinha várias memórias e teoricamente substituiria os outros dois numa boa.

Acabei não me acostumando a entrar em menus para trocar os canais, vendi o VF e voltei pros Skysport, mas desta vez o 7YF, que em relação ao 4VF tem a mais 3 canais extras (que nunca uso), e dual-rate (só uso quando estou voando um modelo pela primeira vez), e como ponto negativo o fato das chaves de inversão ficarem muito perto. Uma vez fui inverter um profundor antes de decolar (era a única coisa errada) e por descuido duplo (por não ter desligado a bateria e por deslizar a chave do canal 3 junto) acabei com alguns cortes na perna...

Todos já eram bem rodados (mais de década), e nenhum nunca me deu problema.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

[quote:7300b61b65="alexcmag"]Foi meu primeiro rádio, aí comprei um 6VA, e vendi o 4VF (Skysport 4) para um colega de vôo.[/quote:7300b61b65]

Ainda está comigo, Alex. Em perfeito estado e em uso.
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
Responder