Rádios para leigos
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites
- andersonpg
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boa noite galera..
seguinte to iniciando no hobby.. coloquei um topico aqui perguntando por onde eu começaria na eletroni.. pois bem todos foram unânimes em dizer que deveria começar pelo rtadio pra poder já ir praticando no simulador...
entrei em contato com algumas pessoas e consegui os seguintes produtos:
Radio 4 canais 4yf com bateria e carregador
Receptor para cristal full Futaba R136
Motor extronic 2730
Helice apc 8x38
cabo para simulador
por R$ 270,00
e ..
Rádio T6XAs, receiver PCM, com 4 servos futaba + fonte + baterias + cristais+chave liga-deslig+manual em portugues por R$ 600,00
gostaria de uma opinião do mais experiente pra me dizer se os preços estão ok.. e claro se depois posso usar esses radios para migrar para aeros glow..
aguardo!!!
bons voos
andy...
seguinte to iniciando no hobby.. coloquei um topico aqui perguntando por onde eu começaria na eletroni.. pois bem todos foram unânimes em dizer que deveria começar pelo rtadio pra poder já ir praticando no simulador...
entrei em contato com algumas pessoas e consegui os seguintes produtos:
Radio 4 canais 4yf com bateria e carregador
Receptor para cristal full Futaba R136
Motor extronic 2730
Helice apc 8x38
cabo para simulador
por R$ 270,00
e ..
Rádio T6XAs, receiver PCM, com 4 servos futaba + fonte + baterias + cristais+chave liga-deslig+manual em portugues por R$ 600,00
gostaria de uma opinião do mais experiente pra me dizer se os preços estão ok.. e claro se depois posso usar esses radios para migrar para aeros glow..
aguardo!!!
bons voos
andy...
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Ambos odem ser usados em glow, 4 canais é p minimo e o básico. O 6X já é digital, com memoria para varios aviões, além dos 6 canais... Eu pessoalmente acho que a menos que você vá voar em uma área muito congestionada, não precisa do sistema PCM, o fm comum já chega.. Se puder pagar, pegue logo o 6 canais. Só acho que esse preço está meio alto.
Abraços!
Abraços!
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Re: Rádios para leigos
Boa tarde Cara!!
Muito legal a sua contribuição para estes pobres mortais iniciantes. Se me permite abusar um pouco deste seu magnifico conhecimento, poderia me recomendar uma Asa de Combate dentro dos padrões para iniciantes médios??? Não quero cometer nenhuma burrada como alguns de nossos amigos.
quote="alexcmag"]Sempre que alguém decide começar a comprar equipamento, as dúvidas começam...
Transmissor FM ou AM? Receptor normal ou micro? Quantos canais?
Os transmissores AM não são tão ruins quanto a rádio Globo AM, por exemplo... Os dados são "digitais", isto é, só vale se tem sinal ou não, para isto FM e AM são bem parecidos.
No AM, o transmissor manda seqüências de pulsos (chamados de PPM), quando tem pulso ele transmite, quando não tem pulso, não transmite.
No FM, o transmissor manda seqüências idênticas, mas quando não tem pulso transmite em uma freqüência e quando tem em uma frequência ligeiramente inferior (nos Futaba e Hitec, chamados de "shift negativo") ou superior (nos JR e Airtronics, chamados de shift positivo").
Um rádio AM serviria perfeitamente para elétricos, mas conseguir receptores para estes rádios acaba saindo mais caro do que comprar um transmissor FM.
Para achar receptores mais facilmente, recomendo comprar transmissor FM no padrão Futaba (marcas Futaba, Hitec, GWS, etc.).
O número de canais e outros recursos variam muito.
É interessante o mínimo de 4 canais, por causa do formato do comando, muito mais cômodo do que os de 3 canais. Tem sempre à venda usado a partir de pouco mais de cem reais, ou novo no site do Chico Hobby por cerca de R$180,00. Não é tão caro assim para compensar usar um mais simples do que isto.
Muito bem, já tenho o transmissor. E receptor, qual é melhor?
Futaba tamanho normal ou micro? 4 canais ou 6 canais?
Para iniciar no vôo, o de 4 canais da GWS (R4P) já é suficiente e não será um investimento perdido. O alcance é de 150m é o suficiente para voar, mesmo porque antes de perder o alcance já se perdeu o modelo de vista.
O de 6 canais (R6N) tem o dobro do alcance, é um pouco mais imune a interferência e custa só um pouco mais caro, também é uma ótima opção.
Quem já tem um receptor grande, usado para modelos a explosão, pode usar tranquilamente. Geralmente o peso não é tão grande e se tirar a caixa plástica e embrulhar com espuma costuma cair para menos de 30g.
O funcionamento deles é o mesmo, tanto faz a tecnologia, tamanho e número de canais, portanto quem já montou um modelo a explosão pode fazer quase a mesma coisa no elétrico que funciona.
O quase é porque elétrico não usa servo no acelerador, mas um speed control, e não precisa ligar de bateria no receptor porque o speed control se encarrega de fornecer a energia, pelo mesmo cabo que recebe os comandos.
Existem receptores bem pequenos e leves com grande alcance e recursos que evitam que sofram interferências, os Berg. Se comprados na Aircraft-Word (http://www.aircraft-world.com) não são absurdamente caros, e com certeza são um excelente investimento.
O transmissor tem um cristal, que determina a freqüência em que transmitirá. Deve ser comprado seguindo a recomendação do fabricante, geralmente da mesma marca, ou no caso dos Futaba, Hitec e GWS FM, o cristal de uma marca funciona perfeitamente na outra.
O receptor também tem um cristal, que pode ser de tamanho normal (dfo mesmo tamanho do cristal do transmissor) ou micro (bem menor, usado nos microreceptores GWS e Berg). Deve ser na mesma freqüência do transmissor para funcionar.
Os receptores normais têm dois tipos de cristal, single conversion e dual conversion. Compre de acordo com o recomendado pelo fabricante do receptor.
Servos fazem parte do equipamento de rádio, mas neste caso há uma grande diferença em relação aos usados em modelos a explosão: o peso.
O resto é igual, são todos compatíveis. Para os modelos elétricos e pequenos planadores, os servos Pico (de cerca de 5g) e Naro (de cerca de 9g) são mais do que o suficiente. Para asas de combate, que sofrem mais pancadas, é bom que sejam micro (cerca de 14g), mino (cerca de 30g) ou standard (cerca de 50g), para aguentar melhor o tranco.
Para controlar o motor não é usado um servo, mas um speed control. Ele funciona de forma parecida com um servo, tem um conector de 3 fios que vai para o canal 3 do receptor, mas do outro lado em vez de ter um bracinno para controlar o carburador, tem um fio que vai para a bateria e outro que vai para o motor.
O speed control:
- Transforma a energia da bateria para 5V, para alimentar o receptor, servos, etc.
- Liga e desliga rapidamente o motor, para fazer com que funcione com parte da potência total disponível;
- Mede a tensão da bateria e desliga o motor caso ela esteja abaixo do mínimo necessário para não estragar a bateria.
Para a maioria dos modelos elétricos um speed control que aguente até 15A será mais do que o suficiente. Precisa ser escolhido depois de saber qual motor será usado, pois precisa aguentar o consumo que o motor terá.
Tanto servos quando speed controls são sujeitos a pequenos acidentes que os danifiquem. Em boa parte dos casos é possível consertá-los, mas sempre é bom tomar cuidados básicos como não dar pancadas nos servos, não ligar invertido, não inverter bateria, etc. Com estes cuidados eles duram muito tempo e passam de um modelo para outro inteiros.[/quote]
Muito legal a sua contribuição para estes pobres mortais iniciantes. Se me permite abusar um pouco deste seu magnifico conhecimento, poderia me recomendar uma Asa de Combate dentro dos padrões para iniciantes médios??? Não quero cometer nenhuma burrada como alguns de nossos amigos.
quote="alexcmag"]Sempre que alguém decide começar a comprar equipamento, as dúvidas começam...
Transmissor FM ou AM? Receptor normal ou micro? Quantos canais?
Os transmissores AM não são tão ruins quanto a rádio Globo AM, por exemplo... Os dados são "digitais", isto é, só vale se tem sinal ou não, para isto FM e AM são bem parecidos.
No AM, o transmissor manda seqüências de pulsos (chamados de PPM), quando tem pulso ele transmite, quando não tem pulso, não transmite.
No FM, o transmissor manda seqüências idênticas, mas quando não tem pulso transmite em uma freqüência e quando tem em uma frequência ligeiramente inferior (nos Futaba e Hitec, chamados de "shift negativo") ou superior (nos JR e Airtronics, chamados de shift positivo").
Um rádio AM serviria perfeitamente para elétricos, mas conseguir receptores para estes rádios acaba saindo mais caro do que comprar um transmissor FM.
Para achar receptores mais facilmente, recomendo comprar transmissor FM no padrão Futaba (marcas Futaba, Hitec, GWS, etc.).
O número de canais e outros recursos variam muito.
É interessante o mínimo de 4 canais, por causa do formato do comando, muito mais cômodo do que os de 3 canais. Tem sempre à venda usado a partir de pouco mais de cem reais, ou novo no site do Chico Hobby por cerca de R$180,00. Não é tão caro assim para compensar usar um mais simples do que isto.
Muito bem, já tenho o transmissor. E receptor, qual é melhor?
Futaba tamanho normal ou micro? 4 canais ou 6 canais?
Para iniciar no vôo, o de 4 canais da GWS (R4P) já é suficiente e não será um investimento perdido. O alcance é de 150m é o suficiente para voar, mesmo porque antes de perder o alcance já se perdeu o modelo de vista.
O de 6 canais (R6N) tem o dobro do alcance, é um pouco mais imune a interferência e custa só um pouco mais caro, também é uma ótima opção.
Quem já tem um receptor grande, usado para modelos a explosão, pode usar tranquilamente. Geralmente o peso não é tão grande e se tirar a caixa plástica e embrulhar com espuma costuma cair para menos de 30g.
O funcionamento deles é o mesmo, tanto faz a tecnologia, tamanho e número de canais, portanto quem já montou um modelo a explosão pode fazer quase a mesma coisa no elétrico que funciona.
O quase é porque elétrico não usa servo no acelerador, mas um speed control, e não precisa ligar de bateria no receptor porque o speed control se encarrega de fornecer a energia, pelo mesmo cabo que recebe os comandos.
Existem receptores bem pequenos e leves com grande alcance e recursos que evitam que sofram interferências, os Berg. Se comprados na Aircraft-Word (http://www.aircraft-world.com) não são absurdamente caros, e com certeza são um excelente investimento.
O transmissor tem um cristal, que determina a freqüência em que transmitirá. Deve ser comprado seguindo a recomendação do fabricante, geralmente da mesma marca, ou no caso dos Futaba, Hitec e GWS FM, o cristal de uma marca funciona perfeitamente na outra.
O receptor também tem um cristal, que pode ser de tamanho normal (dfo mesmo tamanho do cristal do transmissor) ou micro (bem menor, usado nos microreceptores GWS e Berg). Deve ser na mesma freqüência do transmissor para funcionar.
Os receptores normais têm dois tipos de cristal, single conversion e dual conversion. Compre de acordo com o recomendado pelo fabricante do receptor.
Servos fazem parte do equipamento de rádio, mas neste caso há uma grande diferença em relação aos usados em modelos a explosão: o peso.
O resto é igual, são todos compatíveis. Para os modelos elétricos e pequenos planadores, os servos Pico (de cerca de 5g) e Naro (de cerca de 9g) são mais do que o suficiente. Para asas de combate, que sofrem mais pancadas, é bom que sejam micro (cerca de 14g), mino (cerca de 30g) ou standard (cerca de 50g), para aguentar melhor o tranco.
Para controlar o motor não é usado um servo, mas um speed control. Ele funciona de forma parecida com um servo, tem um conector de 3 fios que vai para o canal 3 do receptor, mas do outro lado em vez de ter um bracinno para controlar o carburador, tem um fio que vai para a bateria e outro que vai para o motor.
O speed control:
- Transforma a energia da bateria para 5V, para alimentar o receptor, servos, etc.
- Liga e desliga rapidamente o motor, para fazer com que funcione com parte da potência total disponível;
- Mede a tensão da bateria e desliga o motor caso ela esteja abaixo do mínimo necessário para não estragar a bateria.
Para a maioria dos modelos elétricos um speed control que aguente até 15A será mais do que o suficiente. Precisa ser escolhido depois de saber qual motor será usado, pois precisa aguentar o consumo que o motor terá.
Tanto servos quando speed controls são sujeitos a pequenos acidentes que os danifiquem. Em boa parte dos casos é possível consertá-los, mas sempre é bom tomar cuidados básicos como não dar pancadas nos servos, não ligar invertido, não inverter bateria, etc. Com estes cuidados eles duram muito tempo e passam de um modelo para outro inteiros.[/quote]
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14817
- Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
[quote:06b7ea424a="SNOOPY"]olá,
recebi uma proposta de um radio airtronics vanguard 6ch por 150,00, e to meio receioso de comprar pq tem pouco por aqui. sera que estou negociando um elefante branco, e se vale este valor.[/quote:06b7ea424a]
Airtronics é bom, e dá pra usar com receptores GWS dual conversion e Berg, além dos específicos para padrão JR/Airtronics.
Mas tá meio caro pra idade dele...
recebi uma proposta de um radio airtronics vanguard 6ch por 150,00, e to meio receioso de comprar pq tem pouco por aqui. sera que estou negociando um elefante branco, e se vale este valor.[/quote:06b7ea424a]
Airtronics é bom, e dá pra usar com receptores GWS dual conversion e Berg, além dos específicos para padrão JR/Airtronics.
Mas tá meio caro pra idade dele...
Pessoal... algumas duvidas de iniciante...
Para usar o 4yf com simulador, preciso do cristal tambem ou nao ??
Achei esse radio em conta levando em conta que e novo e esta no ML ... apesar de nao vir com as baterias, alguem conhece esse anunciante?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79058225-radio-futaba-4yf-tenho-receptor-24-ghz-fasst-baterias-_JM
Para usar o 4yf com simulador, preciso do cristal tambem ou nao ??
Achei esse radio em conta levando em conta que e novo e esta no ML ... apesar de nao vir com as baterias, alguem conhece esse anunciante?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79058225-radio-futaba-4yf-tenho-receptor-24-ghz-fasst-baterias-_JM
[quote:e5f8e36437="alexcmag"]Para o simulador serve, os controle são parecidos (um comando em cada mão) e é possível configurá-lo para ficar semelhante ao transmissor que usamos.
Claro que algumas coisas sempre serão diferentes, [b:e5f8e36437]como o acelerador, que não tem mola nos nossos aviões[/b:e5f8e36437], mas para começar é uma boa idéia.[/quote:e5f8e36437]
Pessoal, recebi meu rádio e estou esperando chegar os outros itens para montar meu aero de discos de pizza, mas estou com algumas dúvidas quanto ao rádio.
O acelerador não tem mola e para em qualquer posição mas fica dando "passinhos", aí pergunto:
Rádio para aero realmente não tem mola no acelerador? E o rádio para Heli tem mola ou é a mesma coisa?
Não lembro onde vi um manual mandando tirar a "catraca" do acelerador para usar em aero, no meu manual não encontrei essa informação, devo usar o rádio para aero com ou sem a catraca no acelerador?
Claro que algumas coisas sempre serão diferentes, [b:e5f8e36437]como o acelerador, que não tem mola nos nossos aviões[/b:e5f8e36437], mas para começar é uma boa idéia.[/quote:e5f8e36437]
Pessoal, recebi meu rádio e estou esperando chegar os outros itens para montar meu aero de discos de pizza, mas estou com algumas dúvidas quanto ao rádio.
O acelerador não tem mola e para em qualquer posição mas fica dando "passinhos", aí pergunto:
Rádio para aero realmente não tem mola no acelerador? E o rádio para Heli tem mola ou é a mesma coisa?
Não lembro onde vi um manual mandando tirar a "catraca" do acelerador para usar em aero, no meu manual não encontrei essa informação, devo usar o rádio para aero com ou sem a catraca no acelerador?
- Edipo Santos
- membro
- Mensagens: 249
- Registrado em: 04 Out 2006 20:07
- Localização: Araucária, paraná
[quote:55af1d478c="alexcmag"][quote:55af1d478c="kinaiprenato"]que radio CCPM para helis.. t-rex principalmente
vc me indicaria??
um que seje BARATO!!!
eu andei dando uma procurada.. mixgame externa CCPM, impossivel, né?
Valeu!![/quote:55af1d478c]
Se não me engano o 6XHS faz CCPM.
Mixagem externa não vale a pena nestes casos, tem muita coisa para paremetrizar.[/quote:55af1d478c]
Olá, possuo um T6xa's que também pode ser configurado para heli através de seus menus (menu PARA -> HELI), portanto ele pode controlar um heli 3D com mixagem CCPM como um T-Rex 450 por exemplo?
vc me indicaria??
um que seje BARATO!!!
eu andei dando uma procurada.. mixgame externa CCPM, impossivel, né?
Valeu!![/quote:55af1d478c]
Se não me engano o 6XHS faz CCPM.
Mixagem externa não vale a pena nestes casos, tem muita coisa para paremetrizar.[/quote:55af1d478c]
Olá, possuo um T6xa's que também pode ser configurado para heli através de seus menus (menu PARA -> HELI), portanto ele pode controlar um heli 3D com mixagem CCPM como um T-Rex 450 por exemplo?
-
- membro
- Mensagens: 63
- Registrado em: 18 Set 2008 13:40
- Localização: São Paulo
Pessoal estes cristais que vendem na net (http://www.lemonstore.com.br/loja/product_info.php?cPath=42&products_id=257) podem ser colocados em qq rádio FM, mesmo aqueles chinas que vem com frequencia de 35Mhz? O que tem que trocar neste caso?
Tenho uma dúvida em relação a rádios, tb. QQ heli funciona com qq rádio FM bastando colocar o mesmo cristal?
Suponha um heli china do ML com radio 35 MHz. Ele funcionaria com um radio de 72 Mhz? O que precisaria ser trocado?
Confused
Estou Muito confuso!!!
Tenho uma dúvida em relação a rádios, tb. QQ heli funciona com qq rádio FM bastando colocar o mesmo cristal?
Suponha um heli china do ML com radio 35 MHz. Ele funcionaria com um radio de 72 Mhz? O que precisaria ser trocado?
Confused
Estou Muito confuso!!!
- biruta.com
- membro
- Mensagens: 289
- Registrado em: 10 Out 2008 17:05
- Localização: Florianópolis,SC
- Buts
- membro
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- Registrado em: 16 Fev 2007 12:54
- Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
- Contato:
[quote:548486b832="Derson"]Ola, sou iniciante no Hobby e Gostaria de saber se eu estaria fazendo um bom negocio ao adquirir o Tx da HobbyKing 2.4G 4 Canais, e se possivel gostaria de saber o alcance dele .
Te mais, obrigado a todos[/quote:548486b832]
Aqui tem tudo o que você quer saber:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=52252
E um tópico só falando deste rádio.
Te mais, obrigado a todos[/quote:548486b832]
Aqui tem tudo o que você quer saber:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=52252
E um tópico só falando deste rádio.
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
- Kamikaze-MT
- membro
- Mensagens: 560
- Registrado em: 15 Abr 2009 15:04
- Localização: Cuiabá/MT
- Contato:
Olá Colegas,
Estou começando agora no aeromodelismo, e gostaria de algumas orientações de vocês, galera nível Senior... rssss...
Gostaria de saber a diferença básica entre os rádios FM digitais e os analógicos.
Qual é melhor e porquê?
Estou pensando em adquirir um Futaba.
Estou analisando as seguintes propostas, e gostaria de saber o que vcs acham??
- Radio Futaba (TX) Skysport 6a Fm Fp T6va + Bateria do rádio - Usados - 220,00
- Radio Futaba (TX) 6ex-pcm + bateria do rádio - Novo - 390,00
- Rádio Futaba 4EXA Digital c/ 4 servos S-3004, Inclui bateria do rádio, cristais (canal 13 72.050) , receptor R-127DF FM (dupla conversão), bateria de receptor Sanyo NiCd 600Mah , 4 servos S-3004 (não inclui estrelas dos servos), carregador , chave on/off , bandeira de frequência , mesa de servos , manual original em inglês e manual traduzido em português - NOVO - 470,00
- Radio Futaba 4 Canais 4yf Fm - vem toda a eletronica com servos para aleron, profudor,leme,acelerador, bateria do aviao ,bateria do radio,receptor do aviao e carregador do radio - USADO - 450,00.
O que vocês me dizem???
Estou começando agora no aeromodelismo, e gostaria de algumas orientações de vocês, galera nível Senior... rssss...
Gostaria de saber a diferença básica entre os rádios FM digitais e os analógicos.
Qual é melhor e porquê?
Estou pensando em adquirir um Futaba.
Estou analisando as seguintes propostas, e gostaria de saber o que vcs acham??
- Radio Futaba (TX) Skysport 6a Fm Fp T6va + Bateria do rádio - Usados - 220,00
- Radio Futaba (TX) 6ex-pcm + bateria do rádio - Novo - 390,00
- Rádio Futaba 4EXA Digital c/ 4 servos S-3004, Inclui bateria do rádio, cristais (canal 13 72.050) , receptor R-127DF FM (dupla conversão), bateria de receptor Sanyo NiCd 600Mah , 4 servos S-3004 (não inclui estrelas dos servos), carregador , chave on/off , bandeira de frequência , mesa de servos , manual original em inglês e manual traduzido em português - NOVO - 470,00
- Radio Futaba 4 Canais 4yf Fm - vem toda a eletronica com servos para aleron, profudor,leme,acelerador, bateria do aviao ,bateria do radio,receptor do aviao e carregador do radio - USADO - 450,00.
O que vocês me dizem???
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