Duvida Aeromoledo com 2 Lemes

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Olha bem essa configuração, porque do jeito que você descreveu não vai funcionar... nos ailerons tudo bem da para ligar um cabo y, mas no profundor não dá para usar o cabo y se voce vai configurar elevon... cada servo tem que estar ligar no canal respectivo (aileron e elevator) ai vai entrar em conflito com o seu aileron. O Leme é mais fácil de arrumar... é só abrir um dos servos e modificar a fiação do motor e do potenciometro (depois explico como) e o servo vai funcionar em reverso.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Um problema que você tem que resolver é como fazer uma mixagem correta, em alguns radios assim que configurar para elevon, os comandos (profundor e aileron) ficam automaticamente mixados, e quando você acionar um vai mexer no outro...ai o aileron vai ficar maluco...

O ideal é você postar uma foto ou projeto para o pessoal endender o que voce vai construir e tentar esquematizar uma solução mais adequada para as configurações do radio e do aviao.
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Fiz um esqueminha no Paint para ficar melhor para entender, e a boa notícia é que você não vai precisar fazer nehuma modificação no servo do leme :D.

O do profundor, se quiser usar um cabo Y terá de fazer a modificação, que é muito fácil de fazer. Se não achar aqui no forum, faço um tutorial com fotos. Ah, quase que esqueci... Você precisará de um ferro de solda para realizar este trabalho
Anexos
leme_duplo.png
leme_duplo.png (13.22 KiB) Exibido 2628 vezes
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

E extremamente simples alterar o servo...nao precisa ser um expert para modificar o servo. posso fazer uma imagem demonstrando a modificacao. Agora se quiser fazer um gato com um monte de links e servos de cabeca para baixo....
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Rapaz, esse avião tem muitos comandos, agora sim entendi a questão Elevon. Os profundores além de comando de altitude eles também dão comando de aileron.

Achei até engraçado o alvoroço todo por questões de inversão de servo, comando de superfície... Gente, é só inverter o lado do braço do servo, ou o próprio servo de "ponta cabeça" como disse o Humberto... Se fosse um avião escala, tudo bem, ia ficar diferente, ia ficar feio, mas neste caso... rsrsrsrsrs...

Rapaz, não sei se esse seu rádio vai te dar os recursos que você precisa não viu, creio eu que para funcionar da forma que você quer, você teria que usar no mínimo 3 canais só para aileron (1 canal, 2 servos e cabo Y) e profundor/elevon (1 canal para cada lado/servo + mix com o canal do aileron)...
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

É enjoo mesmo... me dá agonia ver um servo de cabeça para baixo ou um monte de arame torto para fazer malabarismo na linkagem... mas que é simples reverter o servo é... kkkkkkkk

PS: Tambem tenho minhas dúvidas quanto ao Dx5 dar conta do recado... em um jato que testei esse tipo de setup usei todos os canais do DX7 e acho que ainda deve ter faltado algum canal...
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:b4019f6f77="AJones"]comprei hj 4 servos, as estensões em Y" e os horns, vou tentar fazer o Elevon primeiro, se der tudo certo dai vou comprar mais 2 servos e fazer os lemes.....a ideia de colocar os servos dispostos de maneira diferente é boa, mas vou tentar reverter os servos mesmo, é mais por questão de aprender a fazer mesmo...se eu conseguir fazer tudo, faço um tutorial no youtube e coloco o link aqui...sei que esse avião é simples (não merece tudo isso), mas o objetivo é aperfeiçoar para fazer um modelo mais complexo futuramente, talvez até em escala...[/quote:b4019f6f77]

Está certo você...

Não é porque o avião é simples que não te faça aprender... Sempre tem um aprendizado...

Minha dúvida é se o seu rádio vai ter recursos...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

OK, você fez exatamente o que eu suspeitei que faria. rsrsrsrsrsrs... E está errado, já te explico o motivo.

Note que quando você dá comando no Canal 2, Elevator, ou profundor, seus ailerons também recebem comando igual, ou seja, se eu cabrar o stick, o profundor sobe, até aí tudo bem, só que os seus ailerons também sobem, funcionando como uma espécie de flaperom invertido, se eu picar o stick, o profundor desce, blz, é isso mesmo que ocorre, só que os seus ailerons também descem, tornando-se em um flaperom.

Não sei qual o comportamento real em voo, mas não deve ser muito agradável, pra não falar da fadiga que os ailerons vão sofrer, como eu disse, infelizmente, este seu rádio não tem os recursos suficientes para você fazer o que queria.

O correto seria o seu rádio ter algumas opções livres de mixagem de forma que, você faria praticamente 4 mixagens, de forma que algum dos canais seria usado como aileron (canal 1) normalmente e o seu profundor, ocuparia 2 canais, o canal 2 como de costume e qualquer outro canal (há não ser algum dos 4 convencinais usados para aileron, profundor, motor e leme). Assim sendo, faria 1 mix principal para o profundor e outro mix deste canal do profundor com o aileron. Não tão simples assim.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Correto... Agora entendi... Perdão, eu acabei falando besteira então... Continue firme e forte aí no projeto... \o/
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

O único problema de usar Y é que fica difícil ajustar a amplitude entre os comandos de flaperon e elevador/thrust vector. Ambos recebem a mesma amplitude e vc tem que ajustar mecanicamente. Se pudesse separar os canais como o bananabg disse ficaria mais fácil ajustar. De qualquer forma uma boa sorte com o projeto.
Responder