Airelon Perfil Clark Y
Airelon Perfil Clark Y
Pessoal,
Já pesquisei mas não achei algo que me ajudasse.
Se eu fizer uma asa em P2/P3 perfil Clark Y, conforme imagem abaixo, a ponta do airelon não vai ficar frágil (indicada pela [color=red:8b7b716e1f]seta vermelha[/color:8b7b716e1f])? Como posso resolver isso?
Obrigado a todos!
Já pesquisei mas não achei algo que me ajudasse.
Se eu fizer uma asa em P2/P3 perfil Clark Y, conforme imagem abaixo, a ponta do airelon não vai ficar frágil (indicada pela [color=red:8b7b716e1f]seta vermelha[/color:8b7b716e1f])? Como posso resolver isso?
Obrigado a todos!
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ZabiO
- Vitor-Meireles
- membro
- Mensagens: 585
- Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
- Localização: Ouro Branco - MG
Bom, primeiro que não é airelon e tão pouco ileron, o correto é [b:d1acb92eff]aileron[/b:d1acb92eff]
Segundo, não deixe o bordo de fuga morrer em 0, deixe uma borda de no máximo 3 mm e entele ele tanto com vinil ou fita adesiva colorida.
Papercraft é uma técnica de recortes, dobras e colagem e não material de uso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papercraft
O avatar do Zabio é uma imagem de papercraft.
Pode parecer que por ser de isopor ficará frágil, mas não ficará se deixar uns 2 ou 3 milímetros de altura no bordo de fuga e for entelado depois.
Segundo, não deixe o bordo de fuga morrer em 0, deixe uma borda de no máximo 3 mm e entele ele tanto com vinil ou fita adesiva colorida.
Papercraft é uma técnica de recortes, dobras e colagem e não material de uso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papercraft
O avatar do Zabio é uma imagem de papercraft.
Pode parecer que por ser de isopor ficará frágil, mas não ficará se deixar uns 2 ou 3 milímetros de altura no bordo de fuga e for entelado depois.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
[quote:6ec849494b="Papalegua"]...Papercraft é uma técnica de recortes, dobras e colagem e não material de uso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papercraft …
[/quote:6ec849494b]
Na verdade, o nome correto do papel é "Papel Kraft": http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_kraft .
É o que os americanos chamam de "brown paper". É aquele papel marron usado para embrulho e para confecção de “caixas de papelão”. Esse papel é encontrado em diversas gramaturas: http://www.papelariauniversitaria.com.br/produtos/papel/kraft
Quanto a técnica mencionada pelo colega Vitor-Meireles, ela é bastante conhecida (pelo menos lá fora). Ex: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=190499
http://www.gibbsguides.com/article10_C130_part01.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papercraft …
[/quote:6ec849494b]
Na verdade, o nome correto do papel é "Papel Kraft": http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_kraft .
É o que os americanos chamam de "brown paper". É aquele papel marron usado para embrulho e para confecção de “caixas de papelão”. Esse papel é encontrado em diversas gramaturas: http://www.papelariauniversitaria.com.br/produtos/papel/kraft
Quanto a técnica mencionada pelo colega Vitor-Meireles, ela é bastante conhecida (pelo menos lá fora). Ex: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=190499
http://www.gibbsguides.com/article10_C130_part01.htm
[quote:c3aaba1aa5="snag"][quote:c3aaba1aa5="Papalegua"]...Papercraft é uma técnica de recortes, dobras e colagem e não material de uso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papercraft …
[/quote:c3aaba1aa5]
Na verdade, o nome correto do papel é "Papel Kraft": http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_kraft .
É o que os americanos chamam de "brown paper". É aquele papel marron usado para embrulho e para confecção de “caixas de papelão”. Esse papel é encontrado em diversas gramaturas: http://www.papelariauniversitaria.com.br/produtos/papel/kraft
Quanto a técnica mencionada pelo colega Vitor-Meireles, ela é bastante conhecida (pelo menos lá fora). Ex: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=190499
http://www.gibbsguides.com/article10_C130_part01.htm[/quote:c3aaba1aa5]
Huummmm, eu ainda não conhecia esse papel por esse nome, aqui chamamos ele por papel pardo, simples assim.
Bom saber esse detalhe.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papercraft …
[/quote:c3aaba1aa5]
Na verdade, o nome correto do papel é "Papel Kraft": http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_kraft .
É o que os americanos chamam de "brown paper". É aquele papel marron usado para embrulho e para confecção de “caixas de papelão”. Esse papel é encontrado em diversas gramaturas: http://www.papelariauniversitaria.com.br/produtos/papel/kraft
Quanto a técnica mencionada pelo colega Vitor-Meireles, ela é bastante conhecida (pelo menos lá fora). Ex: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=190499
http://www.gibbsguides.com/article10_C130_part01.htm[/quote:c3aaba1aa5]
Huummmm, eu ainda não conhecia esse papel por esse nome, aqui chamamos ele por papel pardo, simples assim.
Bom saber esse detalhe.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
- Vitor-Meireles
- membro
- Mensagens: 585
- Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
- Localização: Ouro Branco - MG
[quote:31d79eb0de="Papalegua"]Esse papel costuma ser muito pesado, basta olhar a gramatura mínima de um em formato A4. Não compensa ainda mais juntando o peso da cola.
[b:31d79eb0de]Fica bom? Fica, mas compensa? Nem sempre devido ao peso[/b:31d79eb0de].
Mas, cada um tem o direito de fazer como achar melhor.[/quote:31d79eb0de]
A gramatura do papel é expressa em gramas/metro quadrado. O papel Kraft mais leve é o de 40g...
Quanto ao peso agregado:
De fato, não é uma técnica para ser utilizada em modelos indoor ou “slow/parkflyers”. Mas, para modelos maiores, além de fornecer uma boa superfície para o acabamento final (ex: pintura), o revestimento de papel aumenta bastante a resistência das peças. Ao contrário do filme plástico (fita adesiva ou vinil), o papel tem pouca ou quase nenhuma elasticidade. Isso resulta numa peça bem mais rígida (o pessoal do VL, que entela os modelos com papel de seda, sabe como isso é verdadeiro…).
O link que postei anteriormente mostra a construcão de um C-130 Hercules projetado pelo Chris Golds. Além do C-130, ele projetou vários modelos usando essa técnica. Outro cara que usa (usava) esta técnica é o Christophe Paysant-LeRoux, campeão francês na categoria F3A: http://www.ofremmi.info/f3a/History/WC/WC%201997,%20Poland.pdf (neste artigo tem uma foto do modelo F3A com asa e estabilizador de isopor revestido de papel). Diz a lenda que o Christophe nasceu numa família com recursos modestos. Assim, ele acabou desenvolvendo técnicas para construir seus modelos sem gastar muito…
Então, se a técnica serve para um modelo F3A de competição, não vejo porque não possa ser usado de maneira satisfatória, dentro de certos limites, em modelos comuns…
[b:31d79eb0de]Fica bom? Fica, mas compensa? Nem sempre devido ao peso[/b:31d79eb0de].
Mas, cada um tem o direito de fazer como achar melhor.[/quote:31d79eb0de]
A gramatura do papel é expressa em gramas/metro quadrado. O papel Kraft mais leve é o de 40g...
Quanto ao peso agregado:
De fato, não é uma técnica para ser utilizada em modelos indoor ou “slow/parkflyers”. Mas, para modelos maiores, além de fornecer uma boa superfície para o acabamento final (ex: pintura), o revestimento de papel aumenta bastante a resistência das peças. Ao contrário do filme plástico (fita adesiva ou vinil), o papel tem pouca ou quase nenhuma elasticidade. Isso resulta numa peça bem mais rígida (o pessoal do VL, que entela os modelos com papel de seda, sabe como isso é verdadeiro…).
O link que postei anteriormente mostra a construcão de um C-130 Hercules projetado pelo Chris Golds. Além do C-130, ele projetou vários modelos usando essa técnica. Outro cara que usa (usava) esta técnica é o Christophe Paysant-LeRoux, campeão francês na categoria F3A: http://www.ofremmi.info/f3a/History/WC/WC%201997,%20Poland.pdf (neste artigo tem uma foto do modelo F3A com asa e estabilizador de isopor revestido de papel). Diz a lenda que o Christophe nasceu numa família com recursos modestos. Assim, ele acabou desenvolvendo técnicas para construir seus modelos sem gastar muito…
Então, se a técnica serve para um modelo F3A de competição, não vejo porque não possa ser usado de maneira satisfatória, dentro de certos limites, em modelos comuns…