Alinhamento motor e estabilizador horizontal

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Alinhamento motor e estabilizador horizontal

Mensagem por Bivo »

Pessoal, estou montando um tucano da Kemp aeros.

Vi que existe a recomendação de instalar o motor na mesma linha do estabilizador horizontal.
No meu avião notei que para posicionar o spiner de maneira adequada com relação a fuselagem, o motor vai ficar um pouco mais alto que o estabilizador. Qual seria o efeito disso?
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Nunca ouvi essa afirmação, tanto que uma das vantagens da cauda em "T"e não em cruz é justamente o livramento do profundor da esteira de turbulência causada pelo motor. De onde veio essa recomendação?
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Essa recomendação veio do manual de montagem do Kemp!
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Ignore esse manual.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Tiago Santa Rosa
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 2:36 pm
Localização: Pato Branco - PR

Mensagem por Tiago Santa Rosa »

Bivo .....

na linha do profundor quer dizer que o eixo do motor tem que estar alinhado ou seja se voce olhar o eixo do motor e o profundor ambos tem que estar reto, na mesma linha....

caso contrario quando você acelerar o avião ele poderá subir ou descer dependendo do ângulo do motor em relação ao profundo...

em aviões de verdades/aeromodelos de performance 3d, o motor fica a poucos graus para baixo ( cerca de 5º ) e levemente para esquerda afim de compensar o tork gerado pelo hélice.

no seu caso se esta diferença não for muito grande pode ficar tranquilo que o aero vai voar bem...
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Valeu Tiago, realmente foi confusão da minha parte.

Agora estou em dúvida com relação ao motor que vou usar.
Tenho uma Park 450 1200kv, não sei se vai ficar bom, quero potência para subir na vertical.

Estou pesquisando na hobbyking onde encontrei o D2836-8 1100 kv e o NTM2836 1400kv, qual dos dois vocês acham que ficaria melhor.

Estou estimando o aero com aproximadamente 650 a 700g.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:dec277edf8="Bivo"]Valeu Tiago, realmente foi confusão da minha parte.

Agora estou em dúvida com relação ao motor que vou usar.
Tenho uma Park 450 1200kv, não sei se vai ficar bom, quero potência para subir na vertical.

Estou pesquisando na hobbyking onde encontrei o D2836-8 1100 kv e o NTM2836 1400kv, qual dos dois vocês acham que ficaria melhor.

Estou estimando o aero com aproximadamente 650 a 700g.[/quote:dec277edf8]

Te aconselho a terminar primeiro a construção com servos, receptor e tudo mais antes de escolher motor e ESC, pois no aeromodelismo elétrico, cada grama faz sim diferença na escolha de um motor e não adianta escolher agora um motor se o peso é só estimado, pois terá riscos de o motor não ser o que esperava.
Nem sempre escolher o empuxo te dará total performance do motor, pois se o aeromodelo ficar mais leve para o motor, poderia ter economizado no motor e na bateria, deixando-o mais leve ainda e com maior autonomia (tempo de voo).
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Tudo bem, mas ele já esta entelado e eu já pesei. O que estou fazendo e uma estimativa somando o peso medido ao peso dos servos e os demais itens restantes, sendo assim nao esta muito fora. Qual seria o melhor motor?
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Por mais que eu tente te dizer algo, sem as medidas exatas do aeromodelo não tem como.
Procure sempre ao fazer suas perguntas, colocar o máximo possível de dados ou características para que possamos te ajudar, pois somente peso não quer dizer nada.
O mesmo vale por dizer somente que é um tucano.
Anexos
bola_de_cristal.jpg
bola_de_cristal.jpg (37.77 KiB) Exibido 11427 vezes
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Ok, segue os dados do meu avião.

Meu aero possui as seguintes caracteristicas:

Fuselagem: 80cm
Envergadura: 100cim
Corda média: 19cm

Calculei a carga alar no software aqui do e-voo o que me deu o valor de 36.8g/dm2.

Fiz o cálculo considerando o perfil clarky
A asa é perfil plano convexo.

Considerando um peso de 700g, será que o motor park450 1200kv 950g de empuxo me dará um bom desempenho para subidas na vertical?
Responder