Estabilizador de Voo Invertido

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
thaleslobo
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qui Ago 30, 2012 10:12 am

Estabilizador de Voo Invertido

Mensagem por thaleslobo »

Olá galera! Preciso de ajuda.

Comprei um estabilizador de voo OrangeRX 3-Axis, instalei, mais quando o aero faz o movimento ele atua de modo a favor ao movimento e não ao contrario (estabilizando), ele está invertido.

Só liguei os canais do ailerons e o leme, não liguei o canal do profundor. Os comandos que faço no contro remoto o avião responde de maneira correta.

Quando tentei inverter o conector que liga o receptor no estabilizador (girando o conector) ele para de funcionar.

Quando mudo o interruptor no estabilizador (posição "REV") ele passa a atuar para o lado certo (estabilizando), porem o comando do controle remoto fica invertido.

Fiz um vídeo para ilustrar meu problema:

[yt]MIpQyZ-OkTQ[/yt]

E como vcs poder perceber pelo áudio do vídeo os servos ficam tremendo o tempo inteiro, gostaria de saber se isso é normal?
Por favor me ajudem.
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

Mude a chave no estabilizador para "rev" e inverta (ou desinverta) o comando na programação do rádio.
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Faça o que o Rodrigo postou acima e baixe os ganhos também para ver se param de tremer.
Ser pai é gostoso de mais, experimenta!!!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! além do que foi dito, nos testes que realizei a melhor posição dos trimpots foi 13h, os seus parecem estar em 17h e realmente a própria vibração dos servos e motor são sentidas como variação de posição e o estabilizador fica doido ! abraço !
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Não coloque o estabilizador fixado direto na fuselagem, use uma espuma entre o estabilizador e a fuselagem para não passar nenhuma vibração ao estabilizador se não, ele ficará doido sempre.
O ganho no estabilizador deve ser bem baixo, se não, terá sempre servos atuando desnecessariamente e o consumo da bateria aumenta muito com isso e o seu tempo de voo vai cair muito.
Cole o estabilizador em uma espuma e cole a espuma no aeromodelo para não ter mais vibrações, se não, não terá ajuste que fique bom.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
thaleslobo
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qui Ago 30, 2012 10:12 am

Mensagem por thaleslobo »

[quote:d5e4c07ebb="roddrigo"]Mude a chave no estabilizador para "rev" e inverta (ou desinverta) o comando na programação do rádio.[/quote:d5e4c07ebb]

[color=blue:d5e4c07ebb]Fiz exatamente como o roddrigo falou e funcionou. Obrigado cara![/color:d5e4c07ebb]

[quote:d5e4c07ebb="Everton de Castro"]Faça o que o Rodrigo postou acima e baixe os ganhos também para ver se param de tremer.[/quote:d5e4c07ebb]

[color=blue:d5e4c07ebb]Coloquei os "ganhos" no máximo só para ficar bem visível no vídeo. Mais mesmo quando diminuo ao minimo eles continuam tremendo.[/color:d5e4c07ebb]

[quote:d5e4c07ebb="Jacimar"]Boa tarde prezados ! além do que foi dito, nos testes que realizei a melhor posição dos trimpots foi 13h, os seus parecem estar em 17h e realmente a própria vibração dos servos e motor são sentidas como variação de posição e o estabilizador fica doido ! abraço ![/quote:d5e4c07ebb]

[color=blue:d5e4c07ebb]Realmente os "trimpots" estavam na posição de 5h, mais como disse ao Everton de Castro era só para ficar visível no vídeo, aproveitando sua dica já vou começar meus testes com ele na posição de 1h, obrigado! E quanto a vibração mesmo quando diminuo tudo (posição 7h) eles continuam vibrando.[/color:d5e4c07ebb]

[color=blue:d5e4c07ebb]Estou disposto a tentar qualquer sugestões para tentar parar a vibração dos servos, se alguém tiver mais alguma ideia por favor poste aqui.[/color:d5e4c07ebb]
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Faça o que o Papalégua falou ! eu usei uma generosa camada de fita dupla face . . .
Avatar do usuário
thaleslobo
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qui Ago 30, 2012 10:12 am

Mensagem por thaleslobo »

[quote:3c69b9535a="Papalegua"]Não coloque o estabilizador fixado direto na fuselagem, use uma espuma entre o estabilizador e a fuselagem para não passar nenhuma vibração ao estabilizador se não, ele ficará doido sempre.
O ganho no estabilizador deve ser bem baixo, se não, terá sempre servos atuando desnecessariamente e o consumo da bateria aumenta muito com isso e o seu tempo de voo vai cair muito.
Cole o estabilizador em uma espuma e cole a espuma no aeromodelo para não ter mais vibrações, se não, não terá ajuste que fique bom.[/quote:3c69b9535a]

[quote:3c69b9535a="Jacimar"]Faça o que o Papalégua falou ! eu usei uma generosa camada de fita dupla face . . .[/quote:3c69b9535a]

[color=blue:3c69b9535a]Retirei o estabilizador da fuselagem e os servos continuam a tremer.[/color:3c69b9535a]

[quote:3c69b9535a="CONDOR 2"]Refaça o bind.

Observe se não há esforço na linkagem.

se tiver alivie.[/quote:3c69b9535a]

[color=blue:3c69b9535a]Refiz a bind do receptor com o controle e continuou tremendo.
Desconectei as linkagem e os servos continuaram vibrando.

OBS.: Durante os testes notei que todos os servos tremiam, mais quando eu puxava o profundor este parava de vibrar enquanto os ailerons passavam a vibrar ainda mais forte.[/color:3c69b9535a]

[color=blue:3c69b9535a]Repito que estou disposto a tentar qualquer ideia para parar a tremedeira dos servos, por favor continuem sugerindo.

Mais uma duvida dentro do mesmo assunto: Alguém sabe como faço a ligação do "Aux" (auxiliar), que permite ligar/desligar o estabilizador de voo pelo controle remoto? Em qual canal que eu ligou? Tem que fazer alguma configuração no controle? Meu controle é o "Turnigy 9X".[/color:3c69b9535a]
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Experimenta outro ESC.

Talvez o BEC tenha ido para o vinagre.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

[quote:9b727f3c9a="thaleslobo"]

[color=blue:9b727f3c9a]Repito que estou disposto a tentar qualquer ideia para parar a tremedeira dos servos, por favor continuem sugerindo.

Mais uma duvida dentro do mesmo assunto: Alguém sabe como faço a ligação do "Aux" (auxiliar), que permite ligar/desligar o estabilizador de voo pelo controle remoto? Em qual canal que eu ligou? Tem que fazer alguma configuração no controle? Meu controle é o "Turnigy 9X".[/color:9b727f3c9a][/quote:9b727f3c9a]


Bom dia prezados ! uso o estabilizador em um aero para FPV, deixei ligado direto . . . nem cheguei a liga-lo ao canal auxiliar, se algum dia resolver desabilitar temporariamente o estabilizador é só eu colocar os ganhos no mínimo, para ativar os canais auxiliares do 9x você tem que habilitá-los no menu configuração do rádio, abraço !
Responder