Material para Molde

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Junior Eletrico
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 7:38 am
Localização: Mogi Mirim, São Paulo

Material para Molde

Mensagem por Junior Eletrico »

Boa noite, mesmo apos ler post sobre materiais para moldes, não consegui chegar a uma conclusão.

Qual material vcs recomendam para ser utilizado com cortador de isopor de fio quent e que seja de fácil corte, maleável?

Muito obrigado
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Cortador:
Fiz o cortador utilizando um cano de PVC de uns 100cm, peguei um arame de resistência de chuveiro, prendi nas pontas com um parafuso, utilizei 2 fios pra conectar numa bateria lipo 3S 1800mAh, normalmente dá pra cortar o modelo todo usando 1 bateria. Quanto mais próximos os fios mais quente o arame fica e maior o consumo da bateria, normalmente corto 80cm

Moldes:
Como molde utilizo o placa de forro PVC (aquela placa maior), corto com o próprio cortador (citado acima). É flexível, relativamente barato e fácil de encontrar. Fui numa casa que estavam colocando o forro e me deram 3 placas de 2 metros, pra eles é sobra...

Testes:
Pra fazer um aviãozinho ainda mais resistente, utilizei parte destas placas de PVC e fiz a fuselagem para um planador com asa de 2 metros. A asa de isopor ficava meio frouxa, dai com uma placa de PVC fiz a asa e como ele já tem furos (que lembram a 'pastinha') só precisei fixar uma vareta.

Vantagem:
Economizei na compra dor isopor, ficou mais resistente, com uma vareta fiz a asa desmontável, cá entre nós uma asa de 2 metros dá trabalho pra transportar e guardar, dai consigo desconectar as partes, bastando colocar a vareta ou tirar. (pesquise por baioneta)
Junior Eletrico
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 7:38 am
Localização: Mogi Mirim, São Paulo

Mensagem por Junior Eletrico »

mas o cortador não derrete o molde de pvc?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Ah é esqueci de comentar isso... sim derrete, pra evitar isso, passei uma camada de fita isolante (aquela que parece mais uma borracha) nas bordas, depois colei por cima uma camada de papel alumínio (aquele mais resistente), acho que só ai já dava, mas por via das duvidas colei mais 2 tiras de papel sulfite.

Parece meio trabalhoso? Um pouco mas, aqui não consigo balsa, no máximo 'maderite' mas ainda teria que comprar...
Junior Eletrico
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 7:38 am
Localização: Mogi Mirim, São Paulo

Mensagem por Junior Eletrico »

valeu. obrigado

Se alguem tiver outra sugestao agradeceria muito.

Ate mais
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Junior

Vai em uma funilaria onde fazem calhas para casas e compra (provavelmente te darão) um padeço de chapa de galvanizado, a mais fina que tiverem. É fácil de cortar com tesoura comum.

Ou ainda, vá a uma loja que venda produtos para cozinha, e procura por fôrmas de pão, bole ou pizza. Tem algumas que são feitas com uma chapa bem fina de ferro. Tambem fácil de cortar. Os meus perfis de asa fiz com isso. Duram pra sempre e funcionam muito bem.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Utilizo muito as sobras de revestimento para bancadas de cozinha normalmente chamado de revestimento melamínico. Em qualquer marcenaria você encontra de graça... Pode encontrar também em marcenarias compensado de 4mm, em gráficas chapas de offset, chapas de zinco em calheiros...e ai vai....
Humberto Melo
kaka diniz
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 9:31 pm
Localização: São Luís-MA

Mensagem por kaka diniz »

Eu utilizo papel cartão. É so colar duas camadas. É barato e nao agride tanto o meio ambiente como o offset de gráfica.
Avatar do usuário
isaias2412
membro
Mensagens: 715
Registrado em: Qui Ago 17, 2006 3:54 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por isaias2412 »

eu utilizo alumínio de 1 mm fácil de fazer e não derrete !
Avatar do usuário
Paulo Mormello
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
Localização: Curitiba/Pr

Mensagem por Paulo Mormello »

Até com lata de leite em pó da pra fazer.
Responder