Dúvida Montagem Ugly Stick

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Saut
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Registrado em: Sex Jan 17, 2014 10:53 am
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Dúvida Montagem Ugly Stick

Mensagem por Saut »

Boas pessoal.

Primeiramente, gostaria de me apresentar.
Semprei fui apaixonado por aviação civil e por aeromodelismo. A algum tempo me surgiu a oportunidade de comprar um aero, então desde fevereiro venho pesquisando, comprando peças (maldito envio por FJ da HK) e usando simulador.

Desde que "comecei" no hobby, tomei uma decissão, vou pesquisar, estudar e aprender a fazer tudo. Dessa forma, pesquisei, comprei um kit de um ugly stick, montei, entelei, linkei e instalei a eletrônica.

Hoje finalmente terminei ele, mas uma coisa me intrigou.
O estabilizador horizontal (é esse o nome mesmo) parace ter ficado um pouco desalinhado em relação a asa principal. Será que isso pode influenciar no voo?

Fiz algumas medições
Lado direito, asa 22cm do chão e estabilizador 5cm
Lado esquerdo, asa 22,5cm do chão e estabilizador 6cm

Lembrado que o aero tem 1m de envergadura, fuselagem com 74cm de comprimento, 18,5cm de corda e diedro de 4º em cada lado.

Outra dúvida, ouvi falar de downthrust e rightthrust, dessa forma, coloquei o motor um pouco direcionado para a direita e um pouco para baixo, usando como calço, uma arruela, esta correto?

E quanto ao motor/helice, qual o sentido de rotação? sentido horário de quem vê o aero por tras (anti-horário de quem vê da frente)? A hélice tem lado certo ou tanto faz?

Seguem imagens para ilustrar

[img:7434dd8cfa]http://s26.postimg.org/v4mzigrh5/IMG_1499.jpg[/img:7434dd8cfa]

[img:7434dd8cfa]http://s26.postimg.org/sysonyo0p/IMG_1493.jpg[/img:7434dd8cfa]

[img:7434dd8cfa]http://s26.postimg.org/5w25osmjd/IMG_1492.jpg[/img:7434dd8cfa]
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CONDOR 2
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Mensagem por CONDOR 2 »

A inclinação do motor está correta.

Mas o estabilizador horizontal tem que ser alinhado.

Seu voo terá tendencias e ficará ruim demais.

Retire-o e alinhe.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
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marques
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Mensagem por marques »

A helice tem posição certa sim, olhando a pá de perfil, ela deve curvar se ligeiramente para trás (para onde empurra o vento) tendo um perfil concavo convexo (fazendo uma especie de '')'' ) quando ligar o o motor e o empuxo sair pra frente, é só trocar dois fios do esc com o motor de posição!
espero ter ajudado!
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danx
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Mensagem por danx »

O trem de pouso está muito estreito, assim quando for taxiar no chão ele irá tombar arrastando a ponta da asa no chão!
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Kola
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Mensagem por Kola »

Cara so uma dica bem legal e que funciona e ainda deixa uma estetica muito boa, compra uma antena de cortar linha de pipa, que se parafusa no guidon da moto, custa em media R$ 5,00, e cola dentro da fuselagem como na foto, valeu.....

[URL=http://imgur.com/b6dgTFf][img:09d3f14268]http://i.imgur.com/b6dgTFf.jpg[/img:09d3f14268][/URL]
[URL=http://imgur.com/2lbsaq4][img:09d3f14268]http://i.imgur.com/2lbsaq4.jpg[/img:09d3f14268][/URL]
[URL=http://imgur.com/VS3AGeX][img:09d3f14268]http://i.imgur.com/VS3AGeX.jpg[/img:09d3f14268][/URL]
[URL=http://imgur.com/bFqqUi5][img:09d3f14268]http://i.imgur.com/bFqqUi5.jpg[/img:09d3f14268][/URL]
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Michael Thies
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Mensagem por Michael Thies »

Amigo Kola... me diga qual a densidade do isopor que vc usou nesse seu aero que me parece (desculpem minha ignorância se não for) ser um Ipanema?

Tem a planta dele?

Abraços
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Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

Amigo Saut, normalmente as helices ficam, com a sua parte escrita para fora, apontada para a frente do aero.

Pense nelas como uma pá de ventilador, que ao girar, faz vento para traz, puxando o aero para frente.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:158d6620f3="Farleytufao"]Amigo Saut, normalmente as helices ficam, com a sua parte escrita para fora, apontada para a frente do aero.

Pense nelas como uma pá de ventilador, que ao girar, faz vento para traz, puxando o aero para frente.[/quote:158d6620f3]

Farley pelo amor de Deus!!!! Se quer ensinar faça do modo correto!!! Ou então não faça!!!

Hélice pode ser imaginada como um fuso, a cada volta ela avança na medida de seu passo. Uma hélice tem o perfil de uma asa e propriedades de uma asa... As pás de hélice agem como asas e produzem força obedecendo ao princípio de Bernoulli e à 3ª lei de Newton, criando uma diferença de pressões entre ambas as superfícies das pás. Essa diferença de pressão é que impulsiona o avião "para frente" se estiver montada da forma correta

O sentido de rotação de uma hélice depende do ângulo do passo, está convencionado que hélices giram em sentido anti-horário e para melhor identificação sua montagem deve ser feita com a inscrição de passo e diâmetros "para frente"

Não é o vento que faz a hélice tracionar o avião e sim a força exercida por ela ao rotacionar!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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Kola
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Mensagem por Kola »

Michel eu nao tenho mais a planta, faz tempo q fiz esse aero Ipanema, e foi construido inteiramente com isopor escolar mesmo, construçao em bloco cortado e lixado, entelado com lightex, valeu.....
Saut
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Mensagem por Saut »

Boas pessoal, valeu pelas dicas e atenção de todos.

Esse fds vou providenciar um trem de pouso mais largo.

Mas ainda continuo encucado com o tal do estabilizador.

Será que existe alguma outra maneira de alinhar ele sem ter que desmontar tudo?
Pensei em talvez usar alguma vareta e passar um silver tape por cima.
Não vai ficar dos melhores, mas com certeza vai ser mais pratico.
Ainda mais num modelo para iniciante, que estará suscetível a quedas...

Ou vcs tem alguma outra dica.
Tgy 9XR + FrSky | TREX 450 PRO | HK450 V2 | Ugly Stick 1m
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