Dúvida Montagem Ugly Stick
Dúvida Montagem Ugly Stick
Boas pessoal.
Primeiramente, gostaria de me apresentar.
Semprei fui apaixonado por aviação civil e por aeromodelismo. A algum tempo me surgiu a oportunidade de comprar um aero, então desde fevereiro venho pesquisando, comprando peças (maldito envio por FJ da HK) e usando simulador.
Desde que "comecei" no hobby, tomei uma decissão, vou pesquisar, estudar e aprender a fazer tudo. Dessa forma, pesquisei, comprei um kit de um ugly stick, montei, entelei, linkei e instalei a eletrônica.
Hoje finalmente terminei ele, mas uma coisa me intrigou.
O estabilizador horizontal (é esse o nome mesmo) parace ter ficado um pouco desalinhado em relação a asa principal. Será que isso pode influenciar no voo?
Fiz algumas medições
Lado direito, asa 22cm do chão e estabilizador 5cm
Lado esquerdo, asa 22,5cm do chão e estabilizador 6cm
Lembrado que o aero tem 1m de envergadura, fuselagem com 74cm de comprimento, 18,5cm de corda e diedro de 4º em cada lado.
Outra dúvida, ouvi falar de downthrust e rightthrust, dessa forma, coloquei o motor um pouco direcionado para a direita e um pouco para baixo, usando como calço, uma arruela, esta correto?
E quanto ao motor/helice, qual o sentido de rotação? sentido horário de quem vê o aero por tras (anti-horário de quem vê da frente)? A hélice tem lado certo ou tanto faz?
Seguem imagens para ilustrar
[img:7434dd8cfa]http://s26.postimg.org/v4mzigrh5/IMG_1499.jpg[/img:7434dd8cfa]
[img:7434dd8cfa]http://s26.postimg.org/sysonyo0p/IMG_1493.jpg[/img:7434dd8cfa]
[img:7434dd8cfa]http://s26.postimg.org/5w25osmjd/IMG_1492.jpg[/img:7434dd8cfa]
Primeiramente, gostaria de me apresentar.
Semprei fui apaixonado por aviação civil e por aeromodelismo. A algum tempo me surgiu a oportunidade de comprar um aero, então desde fevereiro venho pesquisando, comprando peças (maldito envio por FJ da HK) e usando simulador.
Desde que "comecei" no hobby, tomei uma decissão, vou pesquisar, estudar e aprender a fazer tudo. Dessa forma, pesquisei, comprei um kit de um ugly stick, montei, entelei, linkei e instalei a eletrônica.
Hoje finalmente terminei ele, mas uma coisa me intrigou.
O estabilizador horizontal (é esse o nome mesmo) parace ter ficado um pouco desalinhado em relação a asa principal. Será que isso pode influenciar no voo?
Fiz algumas medições
Lado direito, asa 22cm do chão e estabilizador 5cm
Lado esquerdo, asa 22,5cm do chão e estabilizador 6cm
Lembrado que o aero tem 1m de envergadura, fuselagem com 74cm de comprimento, 18,5cm de corda e diedro de 4º em cada lado.
Outra dúvida, ouvi falar de downthrust e rightthrust, dessa forma, coloquei o motor um pouco direcionado para a direita e um pouco para baixo, usando como calço, uma arruela, esta correto?
E quanto ao motor/helice, qual o sentido de rotação? sentido horário de quem vê o aero por tras (anti-horário de quem vê da frente)? A hélice tem lado certo ou tanto faz?
Seguem imagens para ilustrar
[img:7434dd8cfa]http://s26.postimg.org/v4mzigrh5/IMG_1499.jpg[/img:7434dd8cfa]
[img:7434dd8cfa]http://s26.postimg.org/sysonyo0p/IMG_1493.jpg[/img:7434dd8cfa]
[img:7434dd8cfa]http://s26.postimg.org/5w25osmjd/IMG_1492.jpg[/img:7434dd8cfa]
A helice tem posição certa sim, olhando a pá de perfil, ela deve curvar se ligeiramente para trás (para onde empurra o vento) tendo um perfil concavo convexo (fazendo uma especie de '')'' ) quando ligar o o motor e o empuxo sair pra frente, é só trocar dois fios do esc com o motor de posição!
espero ter ajudado!
espero ter ajudado!
Cara so uma dica bem legal e que funciona e ainda deixa uma estetica muito boa, compra uma antena de cortar linha de pipa, que se parafusa no guidon da moto, custa em media R$ 5,00, e cola dentro da fuselagem como na foto, valeu.....
[URL=http://imgur.com/b6dgTFf][img:09d3f14268]http://i.imgur.com/b6dgTFf.jpg[/img:09d3f14268][/URL]
[URL=http://imgur.com/2lbsaq4][img:09d3f14268]http://i.imgur.com/2lbsaq4.jpg[/img:09d3f14268][/URL]
[URL=http://imgur.com/VS3AGeX][img:09d3f14268]http://i.imgur.com/VS3AGeX.jpg[/img:09d3f14268][/URL]
[URL=http://imgur.com/bFqqUi5][img:09d3f14268]http://i.imgur.com/bFqqUi5.jpg[/img:09d3f14268][/URL]
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- Michael Thies
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[quote:158d6620f3="Farleytufao"]Amigo Saut, normalmente as helices ficam, com a sua parte escrita para fora, apontada para a frente do aero.
Pense nelas como uma pá de ventilador, que ao girar, faz vento para traz, puxando o aero para frente.[/quote:158d6620f3]
Farley pelo amor de Deus!!!! Se quer ensinar faça do modo correto!!! Ou então não faça!!!
Hélice pode ser imaginada como um fuso, a cada volta ela avança na medida de seu passo. Uma hélice tem o perfil de uma asa e propriedades de uma asa... As pás de hélice agem como asas e produzem força obedecendo ao princípio de Bernoulli e à 3ª lei de Newton, criando uma diferença de pressões entre ambas as superfícies das pás. Essa diferença de pressão é que impulsiona o avião "para frente" se estiver montada da forma correta
O sentido de rotação de uma hélice depende do ângulo do passo, está convencionado que hélices giram em sentido anti-horário e para melhor identificação sua montagem deve ser feita com a inscrição de passo e diâmetros "para frente"
Não é o vento que faz a hélice tracionar o avião e sim a força exercida por ela ao rotacionar!
Pense nelas como uma pá de ventilador, que ao girar, faz vento para traz, puxando o aero para frente.[/quote:158d6620f3]
Farley pelo amor de Deus!!!! Se quer ensinar faça do modo correto!!! Ou então não faça!!!
Hélice pode ser imaginada como um fuso, a cada volta ela avança na medida de seu passo. Uma hélice tem o perfil de uma asa e propriedades de uma asa... As pás de hélice agem como asas e produzem força obedecendo ao princípio de Bernoulli e à 3ª lei de Newton, criando uma diferença de pressões entre ambas as superfícies das pás. Essa diferença de pressão é que impulsiona o avião "para frente" se estiver montada da forma correta
O sentido de rotação de uma hélice depende do ângulo do passo, está convencionado que hélices giram em sentido anti-horário e para melhor identificação sua montagem deve ser feita com a inscrição de passo e diâmetros "para frente"
Não é o vento que faz a hélice tracionar o avião e sim a força exercida por ela ao rotacionar!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Boas pessoal, valeu pelas dicas e atenção de todos.
Esse fds vou providenciar um trem de pouso mais largo.
Mas ainda continuo encucado com o tal do estabilizador.
Será que existe alguma outra maneira de alinhar ele sem ter que desmontar tudo?
Pensei em talvez usar alguma vareta e passar um silver tape por cima.
Não vai ficar dos melhores, mas com certeza vai ser mais pratico.
Ainda mais num modelo para iniciante, que estará suscetível a quedas...
Ou vcs tem alguma outra dica.
Esse fds vou providenciar um trem de pouso mais largo.
Mas ainda continuo encucado com o tal do estabilizador.
Será que existe alguma outra maneira de alinhar ele sem ter que desmontar tudo?
Pensei em talvez usar alguma vareta e passar um silver tape por cima.
Não vai ficar dos melhores, mas com certeza vai ser mais pratico.
Ainda mais num modelo para iniciante, que estará suscetível a quedas...
Ou vcs tem alguma outra dica.
Tgy 9XR + FrSky | TREX 450 PRO | HK450 V2 | Ugly Stick 1m