Problemas com motor e esc

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
yuri.rj
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Out 23, 2006 7:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Problemas com motor e esc

Mensagem por yuri.rj »

Amigos,

Estou com um problema e espero que vocês me ajudem.
Há algum tempo atrás, empolgado com os preços e sem a menor noção de nada sobre aeromodelismo, comprei um modelo Lai Shing(XingLing) ZERO no mercado livre. Tentei voar algumas vezes e obviamente cai e o bichinho não voou mais.
Ao começar a ler sobre a modalidade vi a besteira que tinha feito e comecei a fazer o negócio da maneira certa. Comprei um Rádio HITEC Laser 4 e um modelo cessna da AMB.
A partir daí começaram meus problemas... liguei o receptor(HITEC) na bateria, ESC e motor do xingling e quando começava a acelerar...o motor não respondia e ficava dando como se fosse uma interferencia com os canais de profundor e leme... vendo isso, resolvi comprar outro motor XING LING que pra substituir, já que com a queda do aeromodelo anterior, ele tinha sido meio danificado.
Troquei o motor e na hora de acelerar novamente, o mesmo problema...o motor fica tremendo e só acelera quando o stick passa da metade, sendo assim, já vai pra aceleração quase total(ou seja, n fica em aceleração baixa) e quando eu reduzo,e aumento de novo, ele corta o motor...
Vendo isso, achei que o problema fosse o ESC... e tb comprei outro(Sempre o xing ling, já que antes o objetivo era aproveitar algumas peças). Coloquei o ESC xing ling e ADIVINHEM...o problema continuou...

Ou seja...troquei receptor, radio, motor, esc... tudo menos a bateria e o problema continuou.

Gostaria que alguem me dissesse se jah teve problema parecido, ou se sabe qual pode ser o problema.

Será que uma das peças(motor ou esc) estava c problema e mesmo as peças que comprei vieram tb com problema?
Será que a bateria pode causar isso?

Alguem me ajude, por favor!!!!!!!!!!!!!!! Já gastei uma fortuna e não consigo curtir um voo legal

Obrigado
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Yuri,

O receptor não vai ligado na bateria, mas no ESC. A bateria vai ligada no ESC. Isto pode ser parte do problema.

Especifique melhor os equipamentos (motor, hélice, bateria, ESC, etc.), e como estão instalados.

Estes problemas de motor falhando podem surgir por vários motivos:
- Defeito no motor (muitos motores xing-ling vêm com mal-contato, enrolamentos deficientes ou em curto);
- Hélice em tamanho inadequado (muito pequena tem pouca inércia e dá trancos, muito grande força e superaquece);
- Fio da antena passando perto do ESC, motor ou arames de comando;
- Servos de má qualidade que puxam muita energia do ESC;

Recomendo não fazer a mesma pergunta em áreas diferentes, escolher um título melhor para o tópico, e nunca escrever "AJUDA POR FAVOR", "SOCORRO" e coisas do tipo, é mais útil escolher um título que descreva sua dúvida ou problema.

Neste caso deste tópico, algo do tipo "Problemas com motor falhando e causando interferências nos servos" seria mais adequado.
yuri.rj
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Out 23, 2006 7:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por yuri.rj »

Ok,vou rever meus próximos posts, mas n sabia onde colocar meu problema.

A beteria está ligada sim ao ESC... e n direto no receptor...

O motor é um Motor = POWER SYSTEM: LS
370 MOTOR (1:5.3GEAR) com caixa de redução .Marca?! N sei... veio no kit Lai Shing
a Hélice eu nem botei...estou testando sem montar ainda...bateria é Bateria de NI-MH 600 mah 8,4 volts
o ESC tb n tem marca...veio tb no LaiShing... Speed control Esc 25A
Os servos são HITEC e o receptor tb.

Essa do fio da antena perto do ESC eu n sabia...vou ver...

Acho q é só isso...
desde já agradeço

abraços
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Já que é motor escovado, aproveite também pra verificar se tem um capacitor (parece uma lentilha) soldado entre os pólos do motor.
yuri.rj
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Out 23, 2006 7:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por yuri.rj »

Tem sim...nos 2 motores...e parece estar intactos...
fg1998
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Dom Set 24, 2006 10:15 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fg1998 »

Seus servos estão obedecendo aos comandos do rádio ?
yuri.rj
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Out 23, 2006 7:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por yuri.rj »

Sim...tudo funciona perfeitamente...exceto o motor...inclusive se eu colocar os servos nos outros canais funcionam...até no canal do acelerador
apatitucci
membro
Mensagens: 237
Registrado em: Qua Out 05, 2005 8:53 pm
Localização: Manaus

Mensagem por apatitucci »

Eu tive um problema de interferência com meu kit Dream Starter da GWS. Durante o vôo os servos tinham vários "espasmos". E quando a bateria ficava fraca, aí os servos ficavam loucos mesmo. Cheguei a comprar outro ESC. Mas não resolveu o problema.

Só deu certo quando troquei o motor e o ESC por brushless (muito melhor por sinal).

Sds,

Andrey
fg1998
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Dom Set 24, 2006 10:15 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fg1998 »

Cara, vai em uma loja de modelismo na sua cidade e sai testando tudo.

Eu penso assim,. Se comprei algo que veio zuado, tento trocar por outro geralmente de outra marca. Pode ser que vc pegou produtos de um lote que não funciona.

Já tive um problema parecido com o seu, e descobri que era o meu TX.
yuri.rj
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Out 23, 2006 7:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por yuri.rj »

É...mas troquei tb o TX...tudo foi trocado...menos bateria e servos(q funcionam normal e o problema tb aparece c eles)...

Bom...alguma coisa aconteceu...n sei o q foi, mas o motor está respondendo

Porém se eu reduzo tudo...e acelero ao máximo muito rápido...o motor corta...apaga...desliga...puf...o mesmo acontece, quando coloco a hélice e acelero...
n sei o q acontece...parece que o motor n aguenta dar toda a força e morre...
Só funciona se eu acelerar devagarinho...isso n eh normal,é? To c medo de voar e ele cortar meu motor no ar...
Valeu,galera,,..
Responder