1 Servo de 9G para os Aleirons [PROJETO MIG 29]

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Thuug
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jul 21, 2014 12:00 am
Localização: Rio de janeiro

1 Servo de 9G para os Aleirons [PROJETO MIG 29]

Mensagem por Thuug »

[b:519b9bd446]Boa noite, estou com um projeto de um mig 29, (shock flyer) e estou com a ideia de colocar somente 1 servo motor para mover os Aleirons alguém sabe se isso vai dar certo ? alguém ja tentou ? ja ví isso em varios aviões, mais nunca ví num jato.
[img:519b9bd446]http://i.imgur.com/uQLiqf7.jpg[/img:519b9bd446][/img] [/b:519b9bd446]


Abraços ![/b]
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

@ Thuuh
Na verdade na teoria tudo certo, mas você realmente precisará testar na prática, vai depender da velocidade do aeromodelo, tamanho do aileron, rigidez dos link e principalmente do servo.

Na minha opinião colocaria 1 servo para cada aileron simplesmente pelo fato de que cada um vai fazer menos esforço movendo apenas um aileron, consumindo menos carga e principalmente garantindo um melhor rendimento dos comandos.

Porém, se quiser testar recomendaria que colocasse o horn no meio do aileron, porque isso vai melhorar o desempenho do movimento (menor esforço no meio) pra mover o aileron inteiro.

OBS.: Por experiência, é mais interessante ter 2 servos do que ter que refazer o aeromodelo.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Se me lembro bem, tanto os F14 quanto os F15 da Great Planes, que eram modelos grandes, para motor 60 glow e pesando mais de 2 kg usavam apenas um servo standart para os ailerons.
Eu, pessoalmente prefiro um servo só.
Num shock flyer, que pesa uns 200 g, um micro servo deve ser mais que suficiente.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Pushrod sempre tem que trabalhar a 90° do curso do servo e na foto aparenta estar em torno de 45° e isso não dá certo, pois aumenta muito o esforço do servo em acionar o comando.
Sempre que inclinar o pushrod terá perda de torque do servo e aumentar as chances de travar o servo ou quebrar engrenagens.
Não é nada recomendado que se faça isso e tão pouco recomendar que alguém faça isso dessa maneira.
Pode ser usado apenas um servo para comandar ailerons?
Pode, mas não dessa maneira.
Aqui mesmo no e-voo tem um tópico fixo ensinando como fazer as hastes de comando para usar apenas um servo nos ailerons.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Hugaozao
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Set 06, 2011 5:27 pm
Localização: Belo Horizonte /MG

Mensagem por Hugaozao »

Se for feito desta forma como você vai fazer o movimento do profundor? Mixar somente 1 servo tem jeito? Se for utilizar 1 servo para fazer o movimento do aileron e 1 para o profundor, é mais produtivo então usar 2 servos de uma vez, cada um em uma asa e fazer a mixagem igual uma zagi. Tenho um mig 29 deste mesmo projeto e voa muito bem desta forma...
Thuug
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jul 21, 2014 12:00 am
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Thuug »

[quote:e455cb90d3="John-Henrique"]@ Thuuh
Na verdade na teoria tudo certo, mas você realmente precisará testar na prática, vai depender da velocidade do aeromodelo, tamanho do aileron, rigidez dos link e principalmente do servo.

Na minha opinião colocaria 1 servo para cada aileron simplesmente pelo fato de que cada um vai fazer menos esforço movendo apenas um aileron, consumindo menos carga e principalmente garantindo um melhor rendimento dos comandos.

Porém, se quiser testar recomendaria que colocasse o horn no meio do aileron, porque isso vai melhorar o desempenho do movimento (menor esforço no meio) pra mover o aileron inteiro.

OBS.: Por experiência, é mais interessante ter 2 servos do que ter que refazer o aeromodelo.[/quote:e455cb90d3]

Entendi, vou testar mesmo, ja fiz a montagem em terra está virando bem os aleirons e ficou com bastante comando agora vou ter que testar no vôo, ter que esperar parar de chover, valeu as dicas !
Thuug
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jul 21, 2014 12:00 am
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Thuug »

[quote:39438a3f4f="Hugaozao"]Se for feito desta forma como você vai fazer o movimento do profundor? Mixar somente 1 servo tem jeito? Se for utilizar 1 servo para fazer o movimento do aileron e 1 para o profundor, é mais produtivo então usar 2 servos de uma vez, cada um em uma asa e fazer a mixagem igual uma zagi. Tenho um mig 29 deste mesmo projeto e voa muito bem desta forma...[/quote:39438a3f4f] entendi amigo, ja montei esta virando bem no chão ainda não sei voando, tem como você me mandar o link desse topico ? Obrigado.
Responder