[b:519b9bd446]Boa noite, estou com um projeto de um mig 29, (shock flyer) e estou com a ideia de colocar somente 1 servo motor para mover os Aleirons alguém sabe se isso vai dar certo ? alguém ja tentou ? ja ví isso em varios aviões, mais nunca ví num jato.
[img:519b9bd446]http://i.imgur.com/uQLiqf7.jpg[/img:519b9bd446][/img] [/b:519b9bd446]
Abraços ![/b]
1 Servo de 9G para os Aleirons [PROJETO MIG 29]
- John-Henrique
- membro
- Mensagens: 1330
- Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
- Localização: Quirinópolis-GO
- Contato:
@ Thuuh
Na verdade na teoria tudo certo, mas você realmente precisará testar na prática, vai depender da velocidade do aeromodelo, tamanho do aileron, rigidez dos link e principalmente do servo.
Na minha opinião colocaria 1 servo para cada aileron simplesmente pelo fato de que cada um vai fazer menos esforço movendo apenas um aileron, consumindo menos carga e principalmente garantindo um melhor rendimento dos comandos.
Porém, se quiser testar recomendaria que colocasse o horn no meio do aileron, porque isso vai melhorar o desempenho do movimento (menor esforço no meio) pra mover o aileron inteiro.
OBS.: Por experiência, é mais interessante ter 2 servos do que ter que refazer o aeromodelo.
Na verdade na teoria tudo certo, mas você realmente precisará testar na prática, vai depender da velocidade do aeromodelo, tamanho do aileron, rigidez dos link e principalmente do servo.
Na minha opinião colocaria 1 servo para cada aileron simplesmente pelo fato de que cada um vai fazer menos esforço movendo apenas um aileron, consumindo menos carga e principalmente garantindo um melhor rendimento dos comandos.
Porém, se quiser testar recomendaria que colocasse o horn no meio do aileron, porque isso vai melhorar o desempenho do movimento (menor esforço no meio) pra mover o aileron inteiro.
OBS.: Por experiência, é mais interessante ter 2 servos do que ter que refazer o aeromodelo.
Pushrod sempre tem que trabalhar a 90° do curso do servo e na foto aparenta estar em torno de 45° e isso não dá certo, pois aumenta muito o esforço do servo em acionar o comando.
Sempre que inclinar o pushrod terá perda de torque do servo e aumentar as chances de travar o servo ou quebrar engrenagens.
Não é nada recomendado que se faça isso e tão pouco recomendar que alguém faça isso dessa maneira.
Pode ser usado apenas um servo para comandar ailerons?
Pode, mas não dessa maneira.
Aqui mesmo no e-voo tem um tópico fixo ensinando como fazer as hastes de comando para usar apenas um servo nos ailerons.
Sempre que inclinar o pushrod terá perda de torque do servo e aumentar as chances de travar o servo ou quebrar engrenagens.
Não é nada recomendado que se faça isso e tão pouco recomendar que alguém faça isso dessa maneira.
Pode ser usado apenas um servo para comandar ailerons?
Pode, mas não dessa maneira.
Aqui mesmo no e-voo tem um tópico fixo ensinando como fazer as hastes de comando para usar apenas um servo nos ailerons.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
-
- membro
- Mensagens: 54
- Registrado em: Ter Set 06, 2011 5:27 pm
- Localização: Belo Horizonte /MG
Se for feito desta forma como você vai fazer o movimento do profundor? Mixar somente 1 servo tem jeito? Se for utilizar 1 servo para fazer o movimento do aileron e 1 para o profundor, é mais produtivo então usar 2 servos de uma vez, cada um em uma asa e fazer a mixagem igual uma zagi. Tenho um mig 29 deste mesmo projeto e voa muito bem desta forma...
[quote:e455cb90d3="John-Henrique"]@ Thuuh
Na verdade na teoria tudo certo, mas você realmente precisará testar na prática, vai depender da velocidade do aeromodelo, tamanho do aileron, rigidez dos link e principalmente do servo.
Na minha opinião colocaria 1 servo para cada aileron simplesmente pelo fato de que cada um vai fazer menos esforço movendo apenas um aileron, consumindo menos carga e principalmente garantindo um melhor rendimento dos comandos.
Porém, se quiser testar recomendaria que colocasse o horn no meio do aileron, porque isso vai melhorar o desempenho do movimento (menor esforço no meio) pra mover o aileron inteiro.
OBS.: Por experiência, é mais interessante ter 2 servos do que ter que refazer o aeromodelo.[/quote:e455cb90d3]
Entendi, vou testar mesmo, ja fiz a montagem em terra está virando bem os aleirons e ficou com bastante comando agora vou ter que testar no vôo, ter que esperar parar de chover, valeu as dicas !
Na verdade na teoria tudo certo, mas você realmente precisará testar na prática, vai depender da velocidade do aeromodelo, tamanho do aileron, rigidez dos link e principalmente do servo.
Na minha opinião colocaria 1 servo para cada aileron simplesmente pelo fato de que cada um vai fazer menos esforço movendo apenas um aileron, consumindo menos carga e principalmente garantindo um melhor rendimento dos comandos.
Porém, se quiser testar recomendaria que colocasse o horn no meio do aileron, porque isso vai melhorar o desempenho do movimento (menor esforço no meio) pra mover o aileron inteiro.
OBS.: Por experiência, é mais interessante ter 2 servos do que ter que refazer o aeromodelo.[/quote:e455cb90d3]
Entendi, vou testar mesmo, ja fiz a montagem em terra está virando bem os aleirons e ficou com bastante comando agora vou ter que testar no vôo, ter que esperar parar de chover, valeu as dicas !
[quote:39438a3f4f="Hugaozao"]Se for feito desta forma como você vai fazer o movimento do profundor? Mixar somente 1 servo tem jeito? Se for utilizar 1 servo para fazer o movimento do aileron e 1 para o profundor, é mais produtivo então usar 2 servos de uma vez, cada um em uma asa e fazer a mixagem igual uma zagi. Tenho um mig 29 deste mesmo projeto e voa muito bem desta forma...[/quote:39438a3f4f] entendi amigo, ja montei esta virando bem no chão ainda não sei voando, tem como você me mandar o link desse topico ? Obrigado.