Problema com EMAX 2822

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
dapper00
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Abr 05, 2013 2:26 pm
Localização: Novo Hamburgo - RS

Problema com EMAX 2822

Mensagem por dapper00 »

Pessoal, boa noite!

Estou montando meu primeiro stick e comprei toda a eletrônica.

ESC HK-30A
Bateria Turnigy Nano Tech 2S 1300 mah
Radio JR XG6

Fui testar ela antes de instalar no avião e percebi um problema com o meu motor EMAX 2822:

Ele liga normalmente e parece funcionar, acelera ao máximo e o minimo também, mas dependendo os movimentos que faço com o stick do acelerador ele simplesmente morre e não se move mais.

As vezes, antes de parar, o motor da um rangido no final, quando esta mais devagar, que parece algo "trancando" dentro dele.

Inicialmente achei que poderia ser problema na solda que fiz nos conectores, então eu desfiz a solda e soldei os fios direto um no outro, entrelaçando eles, para evitar qualquer problema de conectividade. Porem depois pude perceber que não é a solda, pois se eu deixar o stick sempre no meio, parado, ele não para de funcionar.

Se eu desconecto e bateria e conecto novamente, ele volta a funcionar....

O que acham que pode ser? Problema no motor mesmo?

Agradeço a ajuda de todos.

Muito Obrigado!

Atenciosamente,

Guilherme Luiz Dapper
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Me parece problema no ESC. Motor não dá este tipo de problema.
dapper00
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Abr 05, 2013 2:26 pm
Localização: Novo Hamburgo - RS

Mensagem por dapper00 »

Fiz um video para demonstrar melhor.

[yt]watch?v=o1_GkcJTip8[/yt]
dapper00
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Abr 05, 2013 2:26 pm
Localização: Novo Hamburgo - RS

Mensagem por dapper00 »

Pessoal, comprei o os produtos da WGS Aeromodelismo e o vendedor me informou que poderia ser pelo fato de eu estar ligando o motor sem a hélice e por isso ele estaria superaquecendo ou forçando o ESC.

Procede essa informação?

Vou testar novamente com hélice instalada.

Muito Obrigado!
Claudinez
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:37 pm
Localização: Pedreiras/MA

Mensagem por Claudinez »

Rapaz sei que não tem nada a ver e sem querer poluir o tópico mas, qual celular vc usa para filmar em 4K? Fiquei curioso...
dapper00
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Abr 05, 2013 2:26 pm
Localização: Novo Hamburgo - RS

Mensagem por dapper00 »

[quote:1c03d25453="Claudinez"]Rapaz sei que não tem nada a ver e sem querer poluir o tópico mas, qual celular vc usa para filmar em 4K? Fiquei curioso...[/quote:1c03d25453]

Tudo bem amigo, é um Galaxy S5, ok? Abraço
Neilton
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Dom Jan 26, 2014 6:22 pm
Localização: Campos dos Goytacazes=RJ

Mensagem por Neilton »

Verifique as soldas e se possivel use um esc diferente pra testar, porque o tempo do video não é suficiente pra esquentar o esc, digo pra fazer esses testes por ter tido problema semelhante, só que em voo e em um deles uma das pernas do motor estava com o fio partido e no outro foi só trocar o esc que havia adquirido de segunda mão em carater emergencial (pessimo negocio que fiz na época).
dapper00
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Abr 05, 2013 2:26 pm
Localização: Novo Hamburgo - RS

Mensagem por dapper00 »

[quote:100bba5c80="Neilton"]Verifique as soldas e se possivel use um esc diferente pra testar, porque o tempo do video não é suficiente pra esquentar o esc, digo pra fazer esses testes por ter tido problema semelhante, só que em voo e em um deles uma das pernas do motor estava com o fio partido e no outro foi só trocar o esc que havia adquirido de segunda mão em carater emergencial (pessimo negocio que fiz na época).[/quote:100bba5c80]

Obrigado pelas dicas, mas a solda, como falei, eu ja refiz para garantir então não é. Infelizmente não tenho outro ESC, mas ja estou pensando em comprar outro para testar. Qual ESC voce me indicaria melhor que os HK? o proprio da EMAX talvez? Obrigado!
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Put's não tem nada a ver com o motor não estar com a hélice. O vendedor achou que era motor a combustão e devia estar cortando giro e superaquecendo :lol: . É realmente problema no ESC. Eu tive um da HK que também embolava e tempos depois ele queimou numa pantaneira e levou o motor junto :shock: . Compre outro ESC e veja se tem garantia onde você comprou. ESCs EMAX são bons, porém caros. Te recomendo também os Mystery que são muito bons.
Em tempo: esse ESC é o HK SS né? Eles dão muito problema.
dapper00
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Abr 05, 2013 2:26 pm
Localização: Novo Hamburgo - RS

Mensagem por dapper00 »

[quote:d69e66999d="Felipe Thurler"]Put's não tem nada a ver com o motor não estar com a hélice. O vendedor achou que era motor a combustão e devia estar cortando giro e superaquecendo :lol: . É realmente problema no ESC. Eu tive um da HK que também embolava e tempos depois ele queimou numa pantaneira e levou o motor junto :shock: . Compre outro ESC e veja se tem garantia onde você comprou. ESCs EMAX são bons, porém caros. Te recomendo também os Mystery que são muito bons.
Em tempo: esse ESC é o HK SS né? Eles dão muito problema.[/quote:d69e66999d]

O ESC é esse: http://www.wgsaeromodelos.com.br/produto/ESC%252d-Speed-Control-Brushles-25%7B47%7D30A%252dHK-.html
Andei lendo outros topicos relacionados a esse motor e muitos relataram ser problema no ESC mesmo, vi tambem que não é aconselhavel comprar ESCs com duas potencias, tipo esse que é 25/30, deve se escolher uma só, ou 25 ou 30.

Vou falar com o vendedor para ver se tem alguma garantia, mas se não, já vou comprar outro ESC de melhor qualidade para ter certeza... de qualquer forma pretendo ter mais aviões, então não sera desperdício se no final não for problema no ESC.

Se mais alguem tiver conhecimento da causa, por favor me ajude.

Obrigado.
Responder