Aeromodelo p/ voar vom vento forte

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Edileno_Xavier
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 4:06 pm

Aeromodelo p/ voar vom vento forte

Mensagem por Edileno_Xavier »

Bom dia camaradas do e-voo. Em minha primeira participação aqui no fórum queria expressar minha gratidão por estar em meio a grandes construtores e pilotos.
A questão que venho colocar.
Me mudei a pouco para uma cidade litorânea do estado do Pará, logo aqui tem ventos constantes e fortes. Queria idéias ou dicas ou o que for possível para saber qual aero voar com vento forte. Sou construtor de aeros em depron é isopor. Em media de 1.20 de envergadura. E vi que meus aeros não se dão nada vem com ventos fortes.
Tenho disponível um setup de motor 2836/1100kv. O que me recomendariam?
Decolar e opcional!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Edileno

Todo o aero principalmente de depron será suscetível ao vento forte devido ao baixo peso.

O que tu podes pensar em fazer é um asa média ou baixa com fuselagem bem esguia sem diedro, algo parecido com um aero de F3A.

Ou ainda um aero com as mesmas linhas de um planador hotliner.
Avatar do usuário
Edileno_Xavier
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 4:06 pm

Mensagem por Edileno_Xavier »

Obrigado pela resposta camarada Douglas. Pensando em peso pensei em fazer algo em compensado vazado. Ou aeros com envergaduras maiores consequentemente com mais peso.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Edileno

O simples fato de não fazeres em depron já terá uma diferença significativa e uma performance de voo melhor em vento mais forte.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.
Por que construir modelos pesados para voar com vento ?

Não seria melhor construir um modelo com aerodinâmica apropriada, modelo pesado não podemos retirar peso para voar em dias de ventos fracos, ou até sem vento, não seria melhor um modelo leve para dias sem vento e lastreado em dias com vento ?

Ou usar a velha e atual 3ª lei do Sr. Newton, como usam os velejadores, no aeromodelismo seria modificar o centro de pressão ao voar, como ? aprendendo a deixar o medo de lado e picar o modelo nos momentos corretos, se atrasar o centro de pressão vamos assistir um modelo sendo carregado pelo vento, é o que mais acontece com quem ainda não esta bem proporcional nos comandos, pode ser falta de treinamento básico, ocorre geralmente por uma instrução deficiente no início do aprendizado. Tem como corrigir, treinar para melhorar a habilidade de pilotar. Um modelo mesmo leve é obrigado a voar contra o vento, mesmo com o motor não tracionando.
[], motta
Avatar do usuário
Edileno_Xavier
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 4:06 pm

Mensagem por Edileno_Xavier »

Ao camarada motta os meus mais sinceros agradecimento. Como mencionado acima tive um aprendizado deficiente no inicio da pratica, e como em minha atual cidade não existe se quer um cristão praticante do hobby, ate onde sei, fica complicado para mim melhorar meu aprendizado, somente como o camarada acima mencionou, com pratica.
Como modificar o centro de pressão do aero.
Sempre que tento fazer voos o aero tem uma facilidade enorme para decolar por conta do vento, mas quando precisso executar uma curva para o retorno da aeronave ao circuito o vento que atinge as asas do modelo acabam empurrando ele dificultando ao retorno do mesmo.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Olá Edileno, rapaz...O único modelo que gostava de voar com ventos fortes era a asa Zagi, fiz vários modelos, mas nenhum chegou aos pés da Zagi para enfrentar os ventos.
Não é um modelo que muitos gostem, mas no meu caso que só gostava dos elétricos de depron e isopor, serviu muito bem para os ventos fortes lá de Macapá.
Outra dica é pegar os ventos leve das 6 da manhã (acredito que ai seja assim também), e voar seus modelos preferidos.

Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
MarcialAMF
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 11:09 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por MarcialAMF »

Bixler, da HK
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

[quote:b66f29152c="MarcialAMF"]Bixler, da HK[/quote:b66f29152c]

Bixler para enfrentar vento forte, serio? afff Colega, tem vários tipos de avioes e configurações para entrentar vento forte, o aero estará sujeito a forças extremas e o bom senso tem que prevalecer. Nunca enfrentaria um verto forte um Bixler ele não foi feito para isto, tem várias outras opções, inclusive eu gosto da zagi para este tipo de situação.
Humberto Melo
Avatar do usuário
Edileno_Xavier
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 4:06 pm

Mensagem por Edileno_Xavier »

Nunca pensei em zagi, mas seria uma boa opção camarada Warne, quanto aos ventos eles começam por volta das 6 e 30 da manha, moro em salinopolis-Pará, estou seriamente pensando em algo maior com um pouco mais de peso, pensei em algum asa baixa tipo calmato com 1.4 a 1.6 de asa enquanto nao monto meu F4U, ate la, vou bolando algo para voar nesse vento, nem que eu tenha que amarrar asas a uma pedra e voar. kkk
Obrigado pela ajuda de todos.
Responder