duvida aileron e corda media

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
sidney30
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Ago 03, 2014 2:43 pm
Localização: Araucária-Pr

duvida aileron e corda media

Mensagem por sidney30 »

Beleza gente estou com mais uma duvida :oops: estou construindo outro tucaninho, a minha duvida é a respeito do aileron, quero fazer ele saindo da borda de fuga da asa será que terei que refaser a calculo da corda media começando do aileron, ou posso calcular do bordo de ataque ate a bordo de fuga vou usar asa trapezoidal :? desde ja agradeço a todos que puderen me ajudar
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Se for do modo que estás dizendo, terminou o perfil, entrou o aileron e ficou paralelo à linha de voo, ele não conta, mas se ele fiZZZZer parte do perfil, aí sim ele conta como corda :wink:
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Se é para fazer um Tucano, que seja mais escala, ou seja, o aileron deve fazer parte do perfil.
Fazendo parte ou não do perfil, o aileron conta para fim de medida da corda, senão os shock flyiers não terão corda nenhuma, pois não tem perfil.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Se a asa não tem incidência positiva e o aileron é de chapa na extremidade da asa seguindo a linha do eixo da corda, esse não é contado como corda pois não gera sustentação.
Se a asa tem incidência positiva e o aileron em chapa na extremidade da asa continua seguindo o eixo do perfil da asa, ele passa a contar como corda pois nesse ponto ele está atuando como flap e por tanto, gerando sustentação e faz parte da corda da asa.
Shockflyer não gera sustentação a não ser que voe com a cauda pendurada (coisa comum em shockflyer), pois perfil plano a velocidade do ar é igual tanto em cima quanto em baixo e por isso ele não gera sustentação.
Se a asa perfilada está com incidência positiva (somente quando o shockflyer está voando com a cauda pendurada), essa sim estará gerando um pouco de sustentação.
De perfis perfilados, somente os KMF é que geram sustentação com a asa totalmente nivelada.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
sidney30
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Ago 03, 2014 2:43 pm
Localização: Araucária-Pr

Mensagem por sidney30 »

Agradeço a todos aqui pelas dicas, cada dia aprendo mais no forum, é dificil aprender sozinho um hobby deste, tem 2 anos que tento aprender tecnicas do hobby e agora esta mais facil.
Vou seguir a dica do Amigo Gilberto, farei o aileron no perfil da asa, acho que fica ate mis bonito assim.
Agradeço a paciencia de todos
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:b12573a50f="sidney30"]Agradeço a todos aqui pelas dicas, cada dia aprendo mais no forum, é dificil aprender sozinho um hobby deste, tem 2 anos que tento aprender tecnicas do hobby e agora esta mais facil.
Vou seguir a dica do Amigo Gilberto, farei o aileron no perfil da asa, acho que fica ate mis bonito assim.
Agradeço a paciencia de todos[/quote:b12573a50f]

Boa decisão.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
sidney30
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Ago 03, 2014 2:43 pm
Localização: Araucária-Pr

Mensagem por sidney30 »

vou seguir as dicas de quem sabe oque fala :lol:
Responder