Avião para esta Asa

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
zaappedro
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 11:12 pm
Localização: Uberlandia - MG

Avião para esta Asa

Mensagem por zaappedro »

Boa noite, hoje revirando as profundezas de meu armario encontrei uma asa em balsa , geometria retangular de 116cm com 17cm de corda, sem diedro e enflexamento com perfil ''ClarkY" aquele com o intradorso todo reto.

gostaria de saber se alguem teria sugestões de avioes nos quais eu pudesse aproveitar essa asa, O projeto Original dela era um que peguei aqui do evoo chamado Flyboy, mas estou curioso para ver oq mais poderia ser montado com essa asa.


Att. Pedro
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Como é que vc sabe que é ClarkY? Porque o ClarkY não é reto em baixo...
Humberto Melo
zaappedro
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 11:12 pm
Localização: Uberlandia - MG

Mensagem por zaappedro »

[quote:84885cafc3="humbertomelo"]Como é que vc sabe que é ClarkY? Porque o ClarkY não é reto em baixo...[/quote:84885cafc3]

Boa noite Humberto, Obrigado pela atenção.
Sei que é o clarkY pois tenho os perfis referencia dessa asa salvos em Dxf e os mesmo deram compatibilidade de quase 100% com o ClarkY do banco de dados do Profiliv2, e em todas as polares geradas ambos se comportam da mesma maneira.

Sobre o intradorso ser reto, pode-se verificar essa característica de duas formas:
1- Traçar uma linha vertical em 25% da corda, já que antes desse ponto é considerado bordo de ataque. Desta linha vertical em diante, pode medir no ponto que quiser que a angulação entre a curva do intradorso e da linha da corda ira apresentar a mesma angulação de aproximadamente 2 graus independente do ponto de medida.

2-Iniciando pelo mesmo método anterior, pegue o ponto de encontro entre a linha vertical e a linha de corda do perfil, corte o intradorso a partir da linha vertical e coloque uma reta ligando o ponto onde iniciou-se o corte com o ponto final do perfil. rode uma analise e terá os mesmos valores que antes.

Acredito que eu possa ter deixado a entender "reto" como sendo horizontal, gerando tal erro.
Att.Pedro
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Perfil plano em baixo é o Aquila.
Muitos acham que Clark Y é plano em baixo e não é, parece ser, mas não é.
Tenho visto muitos aeromodelos em que o pessoal corta o perfil curvo em cima e totalmente reto em baixo, arredondando somente o bordo de ataque e chamando de Clark Y, quando na verdade é um Aquila que estão fazendo sem se darem conta.
O perfil Aquila é mais fino do que o Clark Y, gera menos sustentação que o Clark Y.
Se pegarem na internet um perfil Clark Y e tentarem traçar uma linha reta do bordo de fuga em direção ao bordo de ataque, verão que pouco mais da metade da corda, essa linha não acompanha mais a curvatura do perfil e por isso, o perfil Clark Y não é reto em baixo.
Anexos
Aquila Airfoil.jpg
Aquila Airfoil.jpg (23.9 KiB) Exibido 8363 vezes
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

,


Esta um pouco confuso, tanto o perfil clark y como o aquila são plano convexo e nenhum dos dois é reto embaixo, apenas o clark y é mais acentuado o intradorso, a confusão é natural, visualmente o aquila é mais plano, não mais reto, de reto os dois não tem nada.
[], motta
Avatar do usuário
Kvra
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 10:02 pm
Localização: Realengo - RJ

Mensagem por Kvra »

Obrigado pela aula Motta, apesar de não ser um construtor, vou aprendendo.
zaappedro
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 11:12 pm
Localização: Uberlandia - MG

Mensagem por zaappedro »

aushaushuhasuh Ja fugimos totalmente do objetivo do tópico mas a conversa esta boa, então vamos continuar

[quote:cd97c0a010="motta"],

Esta um pouco confuso, tanto o perfil clark y como o aquila são plano convexo e nenhum dos dois é reto embaixo, apenas o clark y é mais acentuado o intradorso, a confusão é natural, visualmente o aquila é mais plano, não mais reto, de reto os dois não tem nada.[/quote:cd97c0a010]

creio que agora ta mais confuso ainda....
Ambos os perfis possuem intradorso reto em grande parte sim, o aquila a partir de 10 ou 15% nao lembro o numero de cabeça agora, e o calrkY em 20% da corda.... A partir desses pontos formam uma linha reta mesmo, tanto que foi possível com 1 ponto de corte e um ponto no final do perfil traçar novamente o intradorso.

Tenho um programa que parametriza as curvas do perfil em equações, vou buscar aqui no meu HD e assim q possível vou rodar pra podermos tirar de fato de onde a onde existem retas ou se nao existem
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Use o AutoCAD e divida em coordenadas o perfil, verá que as coordenadas dadas lhe mostrarão como é o intra dorso desses dois perfis e o Aquila não tem nem 5% da corda onde faz a curva no bordo de ataque, quem dirá 10 ou 15%.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

zaappedro,

Mostra graficamente as retas ai, fiquei curioso...heheheh

[img:df90cf8829]http://./photos_videos/ClarkY_170mm.jpg[/img:df90cf8829]
Humberto Melo
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:e03be02613="zaappedro"]aushaushuhasuh Ja fugimos totalmente do objetivo do tópico mas a conversa esta boa, então vamos continuar

[quote:e03be02613="motta"],

Esta um pouco confuso, tanto o perfil clark y como o aquila são plano convexo e nenhum dos dois é reto embaixo, apenas o clark y é mais acentuado o intradorso, a confusão é natural, visualmente o aquila é mais plano, não mais reto, de reto os dois não tem nada.[/quote:e03be02613]

creio que agora ta mais confuso ainda....
Ambos os perfis possuem intradorso reto em grande parte sim, o aquila a partir de 10 ou 15% nao lembro o numero de cabeça agora, e o calrkY em 20% da corda.... A partir desses pontos formam uma linha reta mesmo, tanto que foi possível com 1 ponto de corte e um ponto no final do perfil traçar novamente o intradorso.

Tenho um programa que parametriza as curvas do perfil em equações, vou buscar aqui no meu HD e assim q possível vou rodar pra podermos tirar de fato de onde a onde existem retas ou se nao existem[/quote:e03be02613]


Creio que para um bom conhecedor do assunto, não se trata de retas e sim da afirmação de que o aquila é um perfil reto e não é, nem o clark y. Ambos no seu intradorso tem retas, todos os perfis tens retas até um circulo com 100 retas do ponto de vista da acuidade visual é um circulo.

Não se trata de retas, e sim de perfis retos no intradorso, totalmente retos, nem um nem o outro aqui discutidos, são.

Não existe mulher meio grávida, assim como nos perfis ou é reto ou não é, meio reto não é reto.

Só pergunto, o perfil aquila é reto no seu intradorso ? se o for o clark y também tem retas e deveria ser considerado um perfil reto, ou não. :roll: :roll: :roll: :P :evil:
[], motta
Responder