Arame para linkagem

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:18bc3631bc="marcos kurtrock"]clip tem de todas as espessuras, e eu uso e falo por que eu tenho em um aero pequeno é claro, não to dizendo de aero grande, escala por exemplo, mas de modelos pequenos com servos pequenos, e eu uso a mais de um ano, no stick ao qual já tenho feitos voos onde se exige mais do aero e servos, e nunca precisei troca-lo de linkagem ou tenho sofrido danos por isso... se o cara que esta nos confins dos interiores, e em outro caso, não tem tanta grana pra investir em aeros comprando tudo, ficaria se conhecer e sem aprender e a entrar no hobby, se formos levar a tudo a ferro de fogo ai complica.[/quote:18bc3631bc]

Aeromodelo não precisa ser gigante para ser escala.
Tenho Um Fokker da primeira guerra com 1200 mm de envergadura e é escala, com todos os detalhes, inclusive os cabos de aço dos stays das asas.
Estou desenhando agora um Bristol Scout série D com 938 mm de envergadura e calculando as áreas dos ailerons que são pequenos e nas extremidades das asas, exigirá um torque de 1100 g para movê-los com o aeromodelo a uma velocidade de 20 km/h.
Não subestime tamanho de aeromodelo, pois não é o tamanho e tão pouco o peso dele que define o esforço que uma superfície de comando fará para vencer a resistência do ar e mudar o aeromodelo de curso.
E olha que esses 1100 g são somente para os ailerons das asas inferiores, se somar os das asas superiores, vai para 2200 g de esforço.

Se calcula velocidade, densidade do ar (pois ela existe), a constante para o cálculo, a angulação do comando e a área da superfície de comando para encontrarmos o esforço que essa superfície fará para mudar o aeromodelo de direção.
Então, acreditar que um arame de má qualidade possa suprir o que o aeromodelo exige, não é muito recomendado.
A maior parte de falta de comandos atualmente se deve ao fato dos arames se curvarem quando submetidos a esforços, pois ao empurrar eles cedem para algum lado e isso faz com que o braço do servo se mova, mas a superfície comando não se mova o curso necessário.
Não tentamos criticar ninguém aqui e tão pouco condenar, somente alertar dos problemas que ocorrem e que muitos por desconhecerem tais fatos, jogam a culpa nos servos ou em possíveis interferências.
Faça você os testes com arames usados como pushrods se eles conseguem empurrar 500 g sem se curvarem, mas faça os testes com o arame no tamanho que será usado no aeromodelo.
Se for somente para puxar, até linha de nylon serve, mas para empurrar é outra história.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

uma idéia melhor que usar clips é desenrolar uma mola dura e fazer a ponta do pushrod, tem que ser feito com cuidado para não quebrar o aço, mas deve funcionar. vc consegue dessas molas em qualquer oficina mecânica, talvez com mais facilidade em oficina de motos.
sou adepto ao uso de materiais alternativos, mas clips de papel eu ja acho um exagero, é realmente muito mole.
mas se vc quiser empurrar meio quilo com o arame de aço sem flambar (envergar), vai precisar de um muito grosso, por isso se usa passar o arame dentro de um tubo plastico, fixado a algum lugar firme em intervalos regulares e, de preferencia, bem proximos um do outro. assim da para uusar fibra de vidro de 1.8mm sem problemas.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:213dd21092="mauemmel"]uma ideia melhor que usar clips é desenrolar uma mola dura e fazer a ponta do pushrod, tem que ser feito com cuidado para não quebrar o aço, mas deve funcionar. vc consegue dessas molas em qualquer oficina mecânica, talvez com mais facilidade em oficina de motos.
sou adepto ao uso de materiais alternativos, mas clips de papel eu ja acho um exagero, é realmente muito mole.
[b:213dd21092]mas se vc quiser empurrar meio quilo com o arame de aço sem flambar (envergar), vai precisar de um muito grosso, por isso se usa passar o arame dentro de um tubo plástico, fixado a algum lugar firme em intervalos regulares e, de preferência, bem próximos um do outro[/b:213dd21092]. assim da para usar fibra de vidro de 1.8mm sem problemas.[/quote:213dd21092]

É isso que me refiro, a maioria faz a linkagem direta sem nada no caminho para firmar o arame, nenhum guia, nada.
Muitos só colocam canudinhos de refrigerante como se o canudinho fosse firmar alguma coisa.
Tem que ancorar e o pushrod por ser "rígido" (pelo menos é o que a maioria pensa dos arames), não pode fazer curvas, por menores que elas sejam, pois isso faz os servos forçarem desnecessariamente e dificultar que centrem novamente.
Por hipótese alguma se pode deixar arames curvados dentro da fuselagem para ligar os servos ao leme e profundores, isso também prejudica os comandos e facilita ainda mais que o arame ceda em esforços.
Agora acho que dá para notar que se o arame não consegue empurrar 500 g sem se curvar, quem dirá 1600 g que é o torque que o servo pode dar e que geralmente é o esforço que ele faz para mover leme, ailerons e profundores.
São uma série de fatores que podem e vão exigir mais força do servo para mover o mesmo comando que se bem feito, não necessitaria boa parte do esforço do servo.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Kvra
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 10:02 pm
Localização: Realengo - RJ

Mensagem por Kvra »

O clips ele falou só pra dramatizar, porque eu falei sobre o guarda chuvas, mas talvez ele não tenha prestado atenção que eu falei que era bom para fazer os Ls ou Zs e não para fazer todo o link. Uma outra coisa, se só o que funcionava a 50 anos é que é bom, então pra que as coisas evoluem? bom deixa pra lá, eu continuarei voando meus aviões em lugares seguros e caso cai e quebre porque usei um material alternativo, alias, todo o avião que voo é de material alternativo em relação aos de 50 anos atras, pois é de isopor, paciência, compro outro. Já o que o Papalegua falou sobre o metal dar interferência, isso sim me ensinou algo de bom, vou prestar mais atenção a isso.
Kvra
voar ...
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:74f6e0aa85="Kvra"]O clips ele falou só pra dramatizar, porque eu falei sobre o guarda chuvas, mas talvez ele não tenha prestado atenção que eu falei que era bom para fazer os Ls ou Zs e não para fazer todo o link. Uma outra coisa, se só o que funcionava a 50 anos é que é bom, então pra que as coisas evoluem? bom deixa pra lá, eu continuarei voando meus aviões em lugares seguros e caso cai e quebre porque usei um material alternativo, alias, todo o avião que voo é de material alternativo em relação aos de 50 anos atras, pois é de isopor, paciência, compro outro. Já o que o Papalegua falou sobre o metal dar interferência, isso sim me ensinou algo de bom, vou prestar mais atenção a isso.[/quote:74f6e0aa85]


Concordo com você, tudo evolui, mas para melhor e não para pior.
Os rádios evoluíram, receptores evoluíram, baterias evoluíram e até os aviões evoluíram.
Agora, notou que em todos esses anos a forma de ligar o servo aos comandos continua a mesma?
Por que será?
Podemos usar materiais alternativos?
Podemos, tanto é que temos varetas de carbono agora, coisa que a 50 anos não tínhamos, mas não podemos é fazer o que funcionava bem, usar de materiais duvidosos para fazer o trabalho, isso não é evoluir adiante e sim regredir na evolução.
A 50 anos atrás os rádios eram AM e tudo valvulado, hoje são micro transistorizados e com infinitos recursos, mas os métodos de servo, pushrod, horn, continuam os mesmos.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

[quote:6ac6b34f4a="mauemmel"]uma idéia melhor que usar clips é desenrolar uma mola dura e fazer a ponta do pushrod, tem que ser feito com cuidado para não quebrar o aço, mas deve funcionar. vc consegue dessas molas em qualquer oficina mecânica, talvez com mais facilidade em oficina de motos.
sou adepto ao uso de materiais alternativos, mas clips de papel eu ja acho um exagero, é realmente muito mole.
mas se vc quiser empurrar meio quilo com o arame de aço sem flambar (envergar), vai precisar de um muito grosso, por isso se usa passar o arame dentro de um tubo plastico, fixado a algum lugar firme em intervalos regulares e, de preferencia, bem proximos um do outro. assim da para uusar fibra de vidro de 1.8mm sem problemas.[/quote:6ac6b34f4a]

Pode ate desenrolar a mola, mas que vai dar trabalho vai, hehehehe

Tem pequenas fábricas de molas por todo lugar, e o aço de mola também é vendido em algumas ferragistas. Compro este aço em várias medidas (1mm, 1,5mm, 2mm,3mm,4mm e acima).

Humberto
Humberto Melo
Avatar do usuário
Kvra
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 10:02 pm
Localização: Realengo - RJ

Mensagem por Kvra »

[quote:02cf1d9d20]
Concordo com você, tudo evolui, mas para melhor e não para pior.
Os rádios evoluíram, receptores evoluíram, baterias evoluíram e até os aviões evoluíram.
Agora, notou que em todos esses anos a forma de ligar o servo aos comandos continua a mesma?
Por que será?
Podemos usar materiais alternativos?
Podemos, tanto é que temos varetas de carbono agora, coisa que a 50 anos não tínhamos, mas não podemos é fazer o que funcionava bem, usar de materiais duvidosos para fazer o trabalho, isso não é evoluir adiante e sim regredir na evolução.
A 50 anos atrás os rádios eram AM e tudo valvulado, hoje são micro transistorizados e com infinitos recursos, mas os métodos de servo, pushrod, horn, continuam os mesmos.[/quote:02cf1d9d20]

Como assim não evoluiu, hoje os horns são feitos em vários tipos de materiais, a maneira como se liga o servo aos comandos também há varias maneiras, tudo evoluiu, e foi muito bom, mas uma coisa é certa, todo o cuidado deve ser tomado na medida do possível, não vale a pena ariscar machucar alguém por uns trocados a menos.

Só acho meio forçado demais achar que todo material alternativo é uma porcaria, com certeza, a primeira pessoa que fez um avião de isopor foi taxado de louco pelos modelistas da época, uma heresia fazer isso, afinal, todo mundo só usa balsa.

Sorte que alguém, no minimo sem dinheiro ou mesmo local para comprar, pensou nisso.
Kvra
voar ...
Avatar do usuário
Kola
membro
Mensagens: 209
Registrado em: Qua Jul 30, 2008 10:15 pm

Mensagem por Kola »

Pessoal eu uso arames de sombrinhas(dessas do paraguai mesmo),aqui na minha cidade custa 12,90, a mais ou menos uns dez anos, nunca tive problemas, da ate pra escolher na cor preta ou cromada, nao troco isso por invenção nenhuma.....
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Mensagem por mineirodf »

[quote:7cd49404a8="John-Henrique"]Eu uso aquele arame comum (prateado) mas antes de utiliza-lo torço ele até ficar firme, dai aqueçoai ele fica bem rígido, ai sim utilizou ele pra lincar. Não sei precisar a expessura quando fui comprar levei o bracinho do servo e medi nos arames que tinham la na loja de ferragem. Alguns vendem por quilo outros por metro mas acabei comprando um rolo menor por R$ 19 não vou usar tudo mas eraaid barato que comprar 10 metros. No YouTube tem video explicando isso que falei.[/quote:7cd49404a8]

Amigo, sabe me dizer no youtube isso que você falou? valew
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Bambú tem em qualquer lugar e até com um canivete dá para fazer bons push-rods. Depois do que vi o Marco fazer no Gafanhoto, fiquei fã do bambú.
Responder