Flaperon aeromodelo Basic - "sustentação^-1"

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fokker102
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Flaperon aeromodelo Basic - "sustentação^-1"

Mensagem por fokker102 »

Buenas.

Uso Flaperon no meu Wingtiger e sempre pousei perfeitamente, mixando os flaps com uns 10% de profundor down.

Sábado inaugurei meu Basic (1m de enverg.) e usei o Flaperon mixado com 10% de profundor down.
Quando fui pousar pela primeira vez, notei que o avião tendia para baixo. Então, eliminei a mixagem com o profundor. Tentei novamente e o avião continuou tendendo para baixo, quase deu uma bela lenha mas consegui arremeter em cima do laço.

Imagino eu que isso se deva à asa ser bem larga e ao centro de gravidade estar um pouco à frente, funcionando o Flaperon como funciona o profundor.

Aliás, tirando isso, o aero voou super bem e também pousou bem direitinho.

Os mais experientes teriam alguma outra explicação ?
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Marco Antonio
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Re: Flaperon aeromodelo Basic - "sustentação^-1"

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:4a6a18e2da="fokker102"]

Imagino eu que isso se deva à asa ser bem larga e ao centro de gravidade estar um pouco à frente, funcionando o Flaperon como funciona o profundor.
[/quote:4a6a18e2da]

Sua imaginação é bem fértil, não?

Nem sempre tem que compensar o profundor picando, as vezes é neutro e as vezes cabrando. Ao acionar o flap você mudou o angulo de ataque da asa! Sempre deve-se testar flap a uma boa altura simulando a rampa de descida e sem mixar o profundor que deve ser feito "no dedo" e depois uma vez notado qual o comportamento mixar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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fokker102
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Re: Flaperon aeromodelo Basic - "sustentação^-1"

Mensagem por fokker102 »

[quote:78755198d3="Marco Antonio"][quote:78755198d3="fokker102"]

Imagino eu que isso se deva à asa ser bem larga e ao centro de gravidade estar um pouco à frente, funcionando o Flaperon como funciona o profundor.
[/quote:78755198d3]

Sua imaginação é bem fértil, não?

Nem sempre tem que compensar o profundor picando, as vezes é neutro e as vezes cabrando. Ao acionar o flap você mudou o angulo de ataque da asa! Sempre deve-se testar flap a uma boa altura simulando a rampa de descida e sem mixar o profundor que deve ser feito "no dedo" e depois uma vez notado qual o comportamento mixar.[/quote:78755198d3]


E isso não tem nada a ver com o centro de gravidade e largura (ou profundidade, ou geometria) da asa ?
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Gilberto
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Re: Flaperon aeromodelo Basic - "sustentação^-1"

Mensagem por Gilberto »

[quote:63020eac1b="fokker102"][quote:63020eac1b="Marco Antonio"][quote:63020eac1b="fokker102"]

Imagino eu que isso se deva à asa ser bem larga e ao centro de gravidade estar um pouco à frente, funcionando o Flaperon como funciona o profundor.
[/quote:63020eac1b]

Sua imaginação é bem fértil, não?

Nem sempre tem que compensar o profundor picando, as vezes é neutro e as vezes cabrando. Ao acionar o flap você mudou o angulo de ataque da asa! Sempre deve-se testar flap a uma boa altura simulando a rampa de descida e sem mixar o profundor que deve ser feito "no dedo" e depois uma vez notado qual o comportamento mixar.[/quote:63020eac1b]


E isso não tem nada a ver com o centro de gravidade e largura (ou profundidade, ou geometria) da asa ?[/quote:63020eac1b]

Não, tem a ver com o fluxo de ar que passa pela asa (ele sofre um desvio para baixo) e a posição do profundor. Se o profundor receber o fluxo do ar sobre ele, ele tende a cabrar. Se o fluxo de ar não atinge o profundor, há uma tendência de deslocar o centro de pressão para trás (não o centro de gravidade), o que provoca uma tendência de picar (como se fosse o comando de uma zagui).
Isso também ocorre em um avião real, e é compensado usando o comando dos compensadores, mas em um aeromodelo o ideal é compensar no dedo mesmo, como o Marco disse acima.
Em um aeromodelo de 1m a 1,5m de envergadura o uso de flap faz pouca diferença, já que são lentos e usam pouca pista.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
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Douglas Lenz
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Mensagem por Douglas Lenz »

Existe uma teoria que nem sempre se aplica na prática.

Cada aeromodelo apresentará um comportamento diferente.
man1aco
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Mensagem por man1aco »

Cada caso é um caso, flaperon no meu uglystick fazia ele afundar nariz com vontade.

No meu jato T-38 faz o nariz subir.
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Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

uma coisa é usar o "flap" alterando o angulo de ataque do perfil a outra é usar como um "profundor" nas asas como uma zagi.

mas como ja foi dito, cada caso é um caso! é testar e trimar de acordo com a necessidade!
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

Farleytufao, aerodinamicamente é a mesma coisa.
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Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

sim, mas o que quis esclarecer é que tem gente que usa o flap como se fosse um freio aerodinâmico de tanto angulo que coloca, sendo que a idéia é alterar o angulo para gerar mais sustentação, assim como o washout nas pontas das asas.
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Kola
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Mensagem por Kola »

Com 1m de envergadura voce nao precisa usar isso, meus aeros tem em media 1,20m de envergadura, nunca usei, na minha visao é que com essa envergadura nao há necessidade, ja voei com vento forte, construi para um amigo um Telemaster com 1,70m de envergadura, sem flaps, sem mixar comando nenhum, voa pra caramba e ainda pousa lento, acho que vai da visao de cada um...
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