Biplano sem aileron e sem diedro ? (video do voo )

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:9d7f94aa8e="man1aco"]...
O povo se preocupa de mais com carga alar quando deveria se preocupar mais com o perfil , diedro e washout corretos para ter um bom modelo.[/quote:9d7f94aa8e]

Olha, você disse tudo.
Acredita que outro dia na pista eu vi alguém explicando sobre sustentação de uma asa e definiu que o que faz a asa gerar sustentação é o vórtice de ar na ponta da asa que faz aquele turbilhão de ar, vai para baixo da asa pela ponta e joga o aeromodelo para cima?
Quando eu ouvi aquilo, me deu vontade de rir na cara dele, mas preferi não me meter naquela hora, pois ia dar a maior caca, só fiquei com pena do iniciante que estava acreditando em toda aquela baboseira.
Deixei pois sabia que eu iria encontrar aquele iniciante em outra ocasião e ter a chance de explicar realmente o que é a sustentação de uma asa.
Se fosse assim, os aviões não teriam os winglets que servem justamente para eliminar o vórtice que não é de cima para baixo, é de baixo para cima e que faz as pontas das asas perderem sustentação.
O motivo do pessoal se apegar tanto em uma carga alar baixa é poder economizar na compra do motor e da bateria, mas esquecem que por mais que se diminua o peso de um aeromodelo, o arrasto gerado por ele continua o mesmo e não será diminuindo o peso que se diminui o arrasto, isso se faz melhorando a construção aerodinamicamente e não deixando mais leve,
Tem sim o peso ideal, pois um aeromodelo também não pode ser muito pesado se não, a velocidade de estol se torna muito alta ou inviável para o modelo.
Aereomodelo com peso final muito próximo do arrasto, não plana pois depende praticamente 100% do motor para voar.
A maioria dos aeromodelos se tirar motor, não tem tempo para fazer uma aproximação e pousar suavemente, é obrigado a descer o mais rápido possível e pousar onde der com o menor dano possível.
Estou curioso para ver esse seu projeto dando certo e voando bem, pois tens noção dos princípios de voo de um aeromodelo e sabe bem a diferença entre voar e controlar uma pipa rc.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:6e426d80f0="Marco Antonio"][quote:6e426d80f0="Papalegua"]Man1aco, isso é fato, aeromodelo leve demais se torna suscetível ao vento e não importa o que digam, voar é uma coisa, voar bem e sob total controle é outra beeeeeeem diferente.
Você mesmo disse que quem está acostumado a voar aeromodelos com carga alar alta, quando pega uma pipa rc nota a diferença de controlar e não importa a aerodinâmica que se use, leve ao vento, é igual a montar em um touro em rodeio.
Só não esqueça de comparar um motor elétrico com bateria a um motor glow, pois o glow além do motor, tem o peso da tanque cheio.[/quote:6e426d80f0]

RE tem modelo elétrico que até sem a bateria pesa mais que qualquer glow.... se colocar a bateria vai precisar de um quadrimotor Glow pra chegar perto.

Essa relação entre ser elétrico e ser leve não condiz a realidade!!![/quote:6e426d80f0]

[size=18:6e426d80f0][b:6e426d80f0]Sim estou errado[/b:6e426d80f0] [/size:6e426d80f0]porque eu não defini corretamente que tipo de avião eletrico eu estava falando.

Se tratando de parkflyers de depron de baixa envergadura, dificilmente uma motorização eletrica vai ser mais pesada que a glow.

Por questões obvias de não se adicionar super hiper motorização sem necessidade porque isso só acarreta em consumo excessivo de bateria por conta do peso desnecessario.

Um absurdo assim seria como por uma bateria de 3S 5000mha e um motor 3542 em um scout cessna de 1m de envergadura de depron, é desproporcional.

Um aero desse com um simples 2836 e bateria 2200 já voa absurdos e sobe como um foguete.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

[quote:df2b13d50c]Acredita que outro dia na pista eu vi alguém explicando sobre sustentação de uma asa e definiu que o que faz a asa gerar sustentação é o vórtice de ar na ponta da asa que faz aquele turbilhão de ar, vai para baixo da asa pela ponta e joga o aeromodelo para cima? [/quote:df2b13d50c]

Absurdo! Todo mundo sabe que o que faz um avião voar é mágica!
Daqui a pouco vão dizer que a Terra não é plana...

Mas estou de pleno acordo com construções de incrível arrasto e hiper motorização.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Pensei que o planeta terra fosse redondo.....ptz que fiasco que fui eu.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:82e7d3d6ae="rnjorge"][quote:82e7d3d6ae]Acredita que outro dia na pista eu vi alguém explicando sobre sustentação de uma asa e definiu que o que faz a asa gerar sustentação é o vórtice de ar na ponta da asa que faz aquele turbilhão de ar, vai para baixo da asa pela ponta e joga o aeromodelo para cima? [/quote:82e7d3d6ae]

Absurdo! Todo mundo sabe que o que faz um avião voar é mágica!
Daqui a pouco vão dizer que a Terra não é plana...

Mas estou de pleno acordo com construções de incrível arrasto e hiper motorização.[/quote:82e7d3d6ae]

E olha que o cara que disse isso, jura que sabe tudo de aviões.
Eu deixei de acreditar nele depois que ouvi tamanha bobagem, não acredito em mais nada vindo dele.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:be5ab58c5d="rnjorge"][quote:be5ab58c5d]Acredita que outro dia na pista eu vi alguém explicando sobre sustentação de uma asa e definiu que o que faz a asa gerar sustentação é o vórtice de ar na ponta da asa que faz aquele turbilhão de ar, vai para baixo da asa pela ponta e joga o aeromodelo para cima? [/quote:be5ab58c5d]

Absurdo! Todo mundo sabe que o que faz um avião voar é mágica!
Daqui a pouco vão dizer que a Terra não é plana...

Mas estou de pleno acordo com construções de incrível arrasto e hiper motorização.[/quote:be5ab58c5d]

Hehehe! Acho que que temos que voltar a queimar gente na fogueira...hahaha

Será que um modelo com asa casquinha vai bem mesmo com motor glow...Quero ver o fim desta história.

Só de botuca...
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Asa casquinha nada mais é do que um perfil undercamber.
Veja o perfil do Demoiselle e tire suas conclusões.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:dd3ecdeaf2="Papalegua"]Asa casquinha nada mais é do que um perfil undercamber.
Veja o perfil do Demoiselle e tire suas conclusões.[/quote:dd3ecdeaf2]

Beleza! Mas eu sei o que é asa casquinha. Agora o que quero saber mesmo é se este modelo vai ficar bom para usar um motor glow.
Por isso que sempre gostei de construir...para ver se dava certo.
Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Se vai ficar bom mesmo, só saberemos depois dele voar com o aeromodelo.
Espero que fique bom, pois nesse caso, não tenho como prever nada.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:d07a44c808="warne"][quote:d07a44c808="Papalegua"]Asa casquinha nada mais é do que um perfil undercamber.
Veja o perfil do Demoiselle e tire suas conclusões.[/quote:d07a44c808]

Beleza! Mas eu sei o que é asa casquinha. Agora o que quero saber mesmo é se este modelo vai ficar bom para usar um motor glow.
Por isso que sempre gostei de construir...para ver se dava certo.
Abs
Emerson[/quote:d07a44c808]

Estou fazendo esse aero adaptado para depron pela planta original.

A asa dele não é casquinha, é um perfil deveras grosso quase 4cm , com poliedro criado pelo corte na parte de baixo nas pontas das asas e com decalagem.

Diferente dos biplanos convencionais onde geralmente a asa de cima estola primeiro neste o projeto fez com que a asa de baixo entre em stol primeiro.

Vou estrear ele com motor eletrico, se ele se mostrar tão estavel quanto dizem que é vou por o meu glowzinho nele.

Com chapeado de lamina de madeira e parede de fogo de 1cm de compensado não tem erro ele não vai se desmanchar com a vibração de um motorzinho 0.36

Hoje eu ja vou unir a fuselagem nas cavernas e montar a empenagem, logo eu abro um topico de construção para ele.
Responder