gyro em aero

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
sidney30
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Ago 03, 2014 2:43 pm
Localização: Araucária-Pr

gyro em aero

Mensagem por sidney30 »

beleza gente, vi em um topico, que da para usar gyro nos aero e fiquei curioso,
Como é , serve para estabilizar o aero em voo com vento certo?
Estou desanimado aqui so vento quase o tempo todo, e nao tenho pratica em pilotar com vento.
Entao vi esse gyro HK 401b sera que é mais ou menos,
Eu vi que ligaçao é simples, mais tem um fio amarelo sozinho tem liga-lo no "potenciometo" de ganho do radio é isso??? e se for um radio de 4 canais sem isso dá para usar o gyro sem ligar este fio? ou nao, é porque meu é um hkt4a sem este botao de ganho.
Agradeço a quem puder me responder :wink:
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Boa noite prezados ! Sidney30, eu uso um estabilizador de vôo da Orange, é muito

útil para FPV mas para aprendizado é melhor não usar, você acabaria

ficando "viciado", não conheço os que citou, o Orange é colocado entre o receptor e

os servos, cada um dos 3 canais tem um ajuste de ganho e serve para dosar a

atuação do estabilizador em cada eixo . . . espero ter ajudado um pouco, abraço !
Avatar do usuário
sidney30
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Ago 03, 2014 2:43 pm
Localização: Araucária-Pr

Mensagem por sidney30 »

muito obrigado Jacimar, FPV nao é para drones?
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Sydnei, giros em aeromodelos até podem ajudar aeromodelos com câmeras de FPV e aeromodelos de voos escala, mas não são uma boa para quem está aprendendo a pilotar um aeromodelo, ele irá te limitar o aprendizado e você dificilmente conseguirá pilotar um por conta própria.
Não sou contra quem usa e tão pouco critico, mas certamente você acabará dependente de um giroscópio em seu aeromodelo e nunca irá aprender a pilotar realmente um aeromodelo.
Outro detalhe, um giro em um aeromodelo não traz de volta o aeromodelo para a posição correta de nivelamento, exceto é claro que seja um giro completo, daqueles de trocentos e tantos dólares, fora isso, o giro só irá atuar enquanto você não der comando, pois no momento em que acionar o stick do rádio, o giro deixa de atuar e ao soltar o stick, o giro passa a atuar daquele momento em diante e se o aeromodelo estiver em mergulho, em mergulho continuará.
Esse fio amarelo é sim para ligar no canal 5 do rádio em modo heli, pois ele controla o ganho do giroscópio e sem esse controle, pode sim acionar o giro, mas não será tão eficaz.
Tem giros próprios para aeromodelos e esses trava caudas de helimodelos não são muito recomendados para aeromodelos.
Quer usar? Use, mas eu não te recomendo.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
sidney30
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Ago 03, 2014 2:43 pm
Localização: Araucária-Pr

Mensagem por sidney30 »

Como vai Papalegua, eu piloto até bem o aero, mais a questao é que o vento aqui na cidade nao da uma trégua, por isso pensei no gyro, mais para estabilizar em voo de "cruzeiro" , a respeito do gyro proprio para aero agora mesmo estava na HK dando uma olhada em um, será este do link?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9098__GWS_PC_03_Pass_con_Unit_for_piezo_Gyro_JR.html
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por luisfhobby »

voce precisa de um bom radio que tenha as configurações para ajustar o gyro , sem isso não adianta nada usar o gyro em um aeromodelo com radio de 4 canais que nao tem como configura-lo...
Avatar do usuário
sidney30
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Ago 03, 2014 2:43 pm
Localização: Araucária-Pr

Mensagem por sidney30 »

entendi, será q o hk 6 canais é o sulficiente? ou precisa de um melhor?

Luis vc é mecanico automotivo ou industrial morra onde em curitiba?


Eu sou mecanico automotivo!!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

[quote:26a7b90f19="sidney30"]muito obrigado Jacimar, FPV nao é para drones?[/quote:26a7b90f19]


Para drones, aeromodelos e motoplanadores também . . . já vi até automodelo

dirigido em primeira pessoa, se já pilota e seu problema é o vento, o estabilizador vai

te ajudar muito, mas se quiser algo mais sofisticado comece a pensar em um sistema

de FPV que tenha estabilizador, RTH etc, abraço !
Avatar do usuário
sidney30
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Ago 03, 2014 2:43 pm
Localização: Araucária-Pr

Mensagem por sidney30 »

Valeu Jacimar, muto boa sua dica
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por luisfhobby »

Sou mecanico automotivo , moro em santa felicidade , acho que o 6 canais tbm não vai te ajudar pq vc não vai conseguir ajustar o gyro , vai precisar de mais ganho para corrigir o aeromodelo em voo , voce vai precisar aumentar esse ganho , não sei quanto vem de fabrica mas o ajuste vai de 1% a 100% , caso o gyro nao funcione perfeitamente voce tem que ir aumentando o ganho e ver quando ele vai estabilizar , por isso precisa de um radio mais "sofisticado"
Responder