Como melhorar a aderência do isopor. Já tentei cola com água

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Como melhorar a aderência do isopor. Já tentei cola com água

Mensagem por ricardovasc »

Pessoal,

Eu havia dado um tempo no aeromodelismo, porém voltei a praticar faz pouco mais de um mês.

Eu tinha um aeromodelo estilo scout e uma zagi já prontos e estava voando com eles até fazer um pouso mal executado com o aero e ficar só com a zagi.

Como construir uma zagi é mais fácil e rápido, comprei placa de isopor para fazer 2 asinhas. Não tinha P3 e acabei comprando P5.
Nas duas zagis que cortei com este isopor estou tendo dificuldade em colar a fita transparente. Já passei a mistura de 50% cola mais 50% água, já pincelei só cola nas bordas e nada da fita colar.

Cheguei a terminar a entelagem de uma delas, porém ficou toda frouxa e acabei removendo.

Alguém tem ideia do que posso fazer para resolver este problema?
Avatar do usuário
roger_fci
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Seg Fev 01, 2010 11:02 am
Localização: São Paulo

Mensagem por roger_fci »

Eu uso 50% cola isopor e 50% álcool,passo uma camada bem fina, deixo secar bem (em média 24 horas) depois entelo com vinil, para dar u bom acabamento uso um soprador d calor pra ativar a cola do vinil, depois d seco fica bem lisinho. Existe um adesivo em spray da 3m chamado d 77 q dizem q é mto bom tb, porém nunca tentei.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu não uso nada antes de colar o vinil, somente lavo bem tudo o que for entelado, pois isopor não tem problema de molhar, lavo com detergente e esponja de lavar louças com o lado verde atuando como lixa fina.
Por que isso?
Simples, a nossa pele tem uma oleosidade natural para proteger a pele e essa oleosidade, alguns tem mais e outro menos e os que tem mais oleosidade, de manusear as peças, deixam tudo oleoso com os resíduos de óleo da pele e a lavagem faz é tirar tudo isso e enquanto estamos lavando, estamos retirando a oleosidade superficial de nossa pele também e a superfície do isopor fica limpa.
Basta depois deixar secar e poder entelar de forma mais rápida e eficiente da cola do vinil.
É como fazer uma pintura automotiva, se tiver oleosidade onde será pintado, fica tudo uma porcaria.
A cola não é diferente da tinta nesse ponto, pois ambas necessitam ancorar em algo e a oleosidade não deixa nada ancorar em lugar nenhum.
Antes de entelar, lavar bem as mãos para retirar essa oleosidade natural da pele e não prejudicar tudo de novo.
Como vocês acham que fica a marca da digital de nossos dedos quando tocamos o vidro da janela?
Como vocês acham que o pó usado pela perícia policial gruda em nossas digitais?
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

O isopor, quando cortado com fio quente, deixa a superfície muito lisa e isso dificulta a aderência dos filmes adesivos.
Lixe toda superfície com lixa fina e tente colar.
Eu uso aplicar duas demãos de verniz Sparlack a base de água para melhorar ainda mais a aderência.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

Obrigado pelas dicas.

O spray da 3M um colega aqui do Recife já usou e realmente cola bem, mad também tem o preço elevado.

Como já dei praticamente duas demãos de cola, para estas zagis vou tentar lixar com uma lixa mais fina do que a que lixei um pouco para tirar umas pequenas falhas do corte. Depois ainda lavarei com detergente e bucha (eu havia levado só com água pra retirar os pós dr isopor).
Se eu adicionar a cola da 3M ou alguma outra o peso vai aumentar e não quero isso já que esta asa carregará bastante eletrônica por ser FPV.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

cola pesa e quanto mais cola, mais peso.
Uma camada bem fininha pode não pesar muito, mas tudo que se coloca agrega peso.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

Qual número da lixa devo usar?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu uso lixa d'água 280, pois lixar com água evita aquela sujeirada toda de pó de isopor e não corre o risco de inalar o pó que é cancerígeno nas vias aéreas.
O pó do isopor é inalado e não é dissolvido tão facilmente, levando muitos anos para se decompor e geralmente antes disso, provoca alguma doença das vias aéreas ou até mesmo um câncer.
viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Fev 05, 2014 7:43 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por viziadoq »

pinta com tinta latex,pode ser branca,se for decorar com fita ou pode ser da co da propria fita exemplo um piper inteiro amarelo pinta antes com latex amarelo e depois entela com fita amarela ou pinta com latex da cor que quizer ,faixas logotipos ,letras ,nomes ai voce entela com fita transparente.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

Eu tinha uma pedaço de lixa 360 e usei ela.

Testei com um pedaço de vinil e colou bem, dai troquei a fita pelo vinil e o resultado foi satisfatório.

Lixei usando máscara comprada em casa de construção. Conforme já havia lindo por aqui, molhei a máscara.
Espero não ter inalado nada.
Responder