Ineficiencia dos Ailerons ?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Ineficiencia dos Ailerons ?

Mensagem por man1aco »

Construi um Beaver com 1,70m de envergadura e 1400g de peso, carga alar 45g/dm²

Quando uso ailerons alem da rolagem ser lentissima ele ergue o nariz muito e quase não rola nada.

As curvas de leme são normais.

O grande problema é que sempre quero usar os ailerons para corrigir ele depois da curva mas não tão tendo utilidade que por mais lento que o beaver seja ele ja cruzou meia perna da caixa de voo e ainda não terminou de nivelar a asa com os ailerons.

Onde foi que Eu/Planta erramos ?
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Sem fotos, planta, detalhes da eletrônica só Jesus sabe...
Humberto Melo
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tem diedro?
...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[img:4436114ef1]https://farm8.staticflickr.com/7556/15263027283_33b7a8b309_c_d.jpg[/img:4436114ef1]

Planta Big Pink Beaver do RCGROUPS http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1206714

Como não tenho experiencia com baionetas cortei a asa de isopor e fiz com longarina de compensado, esta forte.

E tem diedro sim as pontas da asa estão 5cm acima do centro, exagerei ?
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:351ffbf2d7="LaercioLMB"]Você usou uma planta ou uma imagem de 3 vistas?
Planta é uma coisa e imagem de 3 vistas é outra coisa bem diferente.

Preciso dessa resposta para poder te ajudar.[/quote:351ffbf2d7]

Usei esta planta http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1206714

Porem a ASA cortei no isopor então não ficou o perfil 100% igual da planta que é asa de chapa de depron, se eu fosse chutar diria que ficou na forma de uma USA-35B o perfil dela.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O perfil que você usou é o Clark Y? Pois a planta pede um perfil NACA.
Qual é a área dos ailerons?
Quantos graus de inclinação estão os ailerons?
Curso demais não adianta, gera muito arrasto e o aeromodelo não faz a manobra na qual deveria fazer.
Quanto de incidência deixou nas asas?

Tire uma foto do perfil da asa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:e72c39c0a4="LaercioLMB"]O perfil que você usou é o Clark Y? Pois a planta pede um perfil NACA.
Qual é a área dos ailerons?
Quantos graus de inclinação estão os ailerons?
Curso demais não adianta, gera muito arrasto e o aeromodelo não faz a manobra na qual deveria fazer.
Quanto de incidência deixou nas asas?[/quote:e72c39c0a4]

Não usei clark Y , eu procurei no profili o que seria mais parecido com planta e imprimi.

Use incidencia de 2 graus como pede a planta. foi facil pois o profili vem a linha no meio do perfil pra poder acertar a incidencia correta.

Area dos ailerons 1,43 dm²
Area da asa 32 dm²
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

O cuso dos ailerons eu comecei com pouco 15 graus de curso e cheguei até uns 45 graus pra testar, tentei usar diferencial mesmo assim não melhorou muito.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, área dos ailerons está com aproximadamente 14% da área das asas e isso é bom, descartada a hipótese de pouca área nos ailerons.
Tire uma foto do perfil da asa para que vejamos que perfil tem e meça o curso dos ailerons.
Exemplo, coloque as asas em cima da mesa e meça a altura do aileron até a mesa, dê comando de aileron para que ele suba e meça a altura novamente, essa diferença é o curso dele e me passe qual é a corda do aileron para que ewu possa calcular a inclinação dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:cc7c3cc889="LaercioLMB"]Bom, área dos ailerons está com aproximadamente 14% da área das asas e isso é bom, descartada a hipótese de pouca área nos ailerons.
Tire uma foto do perfil da asa para que vejamos que perfil tem e meça o curso dos ailerons.
Exemplo, coloque as asas em cima da mesa e meça a altura do aileron até a mesa, dê comando de aileron para que ele suba e meça a altura novamente, essa diferença é o curso dele e me passe qual é a corda do aileron para que ewu possa calcular a inclinação dele.[/quote:cc7c3cc889]


Cometi um erro de calculo a area do aileron não estava correta.

A area é 1,43 dm² ( 3,5cm x 41 cm )

Acho que você ja matou a charada , pouca area nos ailerons.
Responder