Hélice ideal para meu starlite

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
willenberg
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 28, 2011 2:50 pm

Hélice ideal para meu starlite

Mensagem por willenberg »

Boa tarde amigos,
Sou helimodelista, e agora decidi me aventurar e partir para os aviões também.
Tô com o seguinte problema: construí um starlite em deprom com a planta disponível no Evoo, mas não sei qual hélice usar. Poderiam me ajudar? A seguir a ficha técnica do avião:

Comprimento: 56 cm
envergadura: 92 cm
Corda: 15.7 cm
Diedro: 4 graus
Peso final faltando apenas a hélice: 366 g
Motor: emax 2822
Bateria: do meu trex 250 (850mah 30C - marca "Align" ) - Vocês acham que ela dá conta?
Servos: dois emax ES08A II
Receptor: Spektrum AR6210 (do meu trex 500)
Esc: Hobbiking 30A

Acho que é isso...

Me desculpem pelo texto tão grande, mas preciso da ajuda dos amigos do Evoo.
Caso tenha esquecido de mencionar alguma informação fundamental para a resposta, me avisem por favor.
Abraço e bons voos para todos.
Trex 250 e, Trex 500 dfc
Paulo P
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Dez 05, 2014 4:57 pm
Localização: são paulo

Mensagem por Paulo P »

Ola willenberg
Com este Motor 2822 é muito comum utilizar hélices 9x5 ou 8x6 com baterias
3s 1300mA ou ate 3s 2200mAh em aeromodelos de 500 a 700 gramas. Como o seu esta bem levinho provavelmente fique bom com hélice 8x4 se sua bateria for 3s 850 mAh.
Para um voo estilo tranquilo de 10 minutos , sem abusar acelerador pois esta bateria
850 mAh é meio fraca na minha opinião para este motor. O esc 30A esta de bom tamanho.
willenberg
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 28, 2011 2:50 pm

Mensagem por willenberg »

OK Paulo, obrigado amigo.
Sim, essa minha bateria é 3s, eu esqueci de mencionar.
Vou ver se providencio uma um pouco mais potente.
Abraço.
willenberg
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 28, 2011 2:50 pm

Mensagem por willenberg »

E então amigos... alguma outra opinião sobre a hélice e a bateria?
Avatar do usuário
G.Alex
membro
Mensagens: 141
Registrado em: Qua Mai 21, 2014 11:06 pm
Localização: Campo Largo, Paraná

Mensagem por G.Alex »

Opa bem fácil, treinadores e vôo mais lento vai de 9x5, se quiser um pouco mais de velocidade 8x6 APC. No.se setup eu usaria a 8x6. Abraço
willenberg
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 28, 2011 2:50 pm

Mensagem por willenberg »

Ok amigos, muito obrigado.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Só uma coisa me chama a atenção: Este é um modelo projetado para pesar 120g! O seu está com o triplo do peso provavelmente por causa da eletrônica, que está superdimensionada.
Qual o peso do seu SEM eletrônica?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:6b84b60903="rnjorge"]Só uma coisa me chama a atenção: Este é um modelo projetado para pesar 120g! O seu está com o triplo do peso provavelmente por causa da eletrônica, que está superdimensionada.
Qual o peso do seu SEM eletrônica?[/quote:6b84b60903]

Verdade.
Super motorização não ajuda em nada, só atrapalha.
Não se pode querer comprar um motor com a intenção de usar ele em aeromodelos maiores depois, pois isso não funciona e bateria de 850 mA em um 2822, é pedir para detonar a bateria em pouco tempo, pois ela irá trabalhar no limite, isso sem falar do pouco tempo de voo.
Um receptor para esse tipo de aeromodelo não pode passar de 5g, o mesmo vale para os servos, motor também não pode passar de 25g, o ideal é menos de 20g.
Esse aeromodelo com esse peso, irá necessitar de uma velocidade muito alta para ele poder voar em segurança e no pouso poderá danificar facilmente o trem de pouso devido ao peso do aeromodelo e a estrutura dele.
Já cometi esse erro de fazer aeromodelo pequeno pesando muito e sei bem o problema que isso se torna.
4° de diedro se não tiver ailerons, será problema, sem ailerons tem que ser pelo menos 8° se não, ele não estabiliza em voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
willenberg
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 28, 2011 2:50 pm

Mensagem por willenberg »

Olá amigos, obrigado pelos comentários.
Infelizmente não pesei ele sem a eletrônica, por isso não sei dizer quanto tem sem ela. Quanto a eletrônica em geral, eu comprei para um amigo de MG fazer um modelo (que não seria esse) pra mim quando eu fosse lá, porém vendo no Evoo, criei corragem e parti pra dentro desse starlite e construi (mesmo não entendendo nada de aviões, como vocês puderam observar pelos erros). A bateria, como disse é do meu trex 250, mas vou comprar uma de 1300 ou 1500mah (qual a mais indicada???). Estou usando ela porque não aguentei de anciedade... Os 4º de angulo do diedro foram no "achismo", pensei que seria o suficiente, mas realmente, como o Laercio disse, a primeira vez que tentei voar, ele não teve estabilidade e caiu a primeira vez (não quebrou), e então tentei a segunda, e mais uma vez não estabilizou. Fui para casa, e mesmo sem saber que o problema era falta de aileron, coloquei um, e pra minha surpresa, ontem consegui fazer o primeiro voo, foi muuuuuiiiiiito shooooooowwwww. Valeu a pena!!!!!
Vou deixar para o segundo modelo que construir, para corrigir esses erros.
(AH!!, estou usando a hélice 8x4 que o amigo Paulo indicou.

Obrigado amigos, pelas dicas.

Feliz ano novo para todos.
Responder