Minha Nova Construção!!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Esse motor está ignorante!! Seria melhor um motor mais fraco um pouco, coloque um motor de no máximo uns 250 watts. A bateria você pode comprar uma específica para aero, essa aí é de auto traxxas, vai te poupar trabalho com soldas e e isolamento. Esse ESC você pode manter. Ele com uma corrente elevada te dá uma margem para futuramente comprar um motor mais forte para um outro aero maior. Se não me engano esse ESC é o mesmo fms, se for, ele é muito bom até de programar. Boa sorte no projeto.
Avatar do usuário
crazymousy
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Dez 08, 2014 9:57 pm

Mensagem por crazymousy »

olá Felipe, como você falou o motor tá bem exagerado mesmo, eu to pensando em comprar ele pq futuramente eu queria montar um outro projeto, será que tem problema em manter ele? se tiver algum problema vou comprar como vc falou mesmo 250watts pra baixo, e a bateria eu escolhi ela pq essa eu posso sugar dela 56 amperes tranquilo, e o motor puxando 35a com o stick no máximo eu ficaria tranquilo sem preocupar que a bateria poderia estufar porque ainda tem o consumo dos servos, mais se tiver algum problema com esse motor num aero leve, eu vou comprar um motor mais fraco e mudar pra uma bateria de aero tb.
Avatar do usuário
G.Alex
membro
Mensagens: 141
Registrado em: Qua Mai 21, 2014 11:06 pm
Localização: Campo Largo, Paraná

Mensagem por G.Alex »

Crazymouse, qual são as medidas do aero? Se for o o que me pareceu na foto, até 1,10 de envergadura, realmente é um exagero de motor, fica ruim de controlar, qualquer acelerada que der vai inclinar para esquerda por causa do efeito giroscopico gerado pelo motor. Tambem vai dificultar o ajuste do CG, por que os ugly tem "bico curto" e ainda provavelmente precise reforçar a fuselagem para não rachar com esse empuxo, o vôo vai ficar critico com uma velocidade de stall muito alta devido ao peso do conjunto (carga alar elevada).
E quanto.a bateria, existem outras mais apropriadas que podem te dar a mesma descarga, com um peso menor.
Sugestao de bateria, 2200 mA 30c. Ela vai dar 66A de descarga mas use no maximo 50A para ter uma boa vida útil.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Errado.
Super motor não significa ótimo voo, pois motor maior tem mais peso e consome mais que irá te exigir bateria maior que pesa mais que irá te exigir esc maior que pesa mais e somando tudo, a velocidade de estol do aeromodelo sobe muito e o que parecia ser econômico, acaba gastando mais do que se comprasse o correto.
Jamais pense em comprar algo pensando em usar em outra coisa maior mais adiante, pois motores elétricos não funcionam assim.
Muitas vezes um mesmo motor só por ter um KV diferente, já é a diferença entre um bom voo e uma decepção total.
Faça o que te recomendam e se "um dia" querer fazer um aeromodelo maior, compre outro motor adequado a ele e venda esse, sempre haverá quem compre.
Não cometa o mesmo erro que eu cometi duas vezes, pois errar uma vez é humano, insistir no erro é burrice e eu fui burro o suficiente para insistir no erro, por isso te digo, não cometa o mesmo erro que eu cometi.

PS: Editado para corrigir erro de escrita.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
crazymousy
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Dez 08, 2014 9:57 pm

Mensagem por crazymousy »

obrigado pelas respostas G.Alex e Laercio, vou então trocar o motor por esse aqui:
http://hobbyking.com/hobbyking/store/__6246__hexTronik_DT700_Brushless_Outrunner_700kv.html

vou usar nele uma prop de 11x4.7, que irá consumir no máximo 13a segundo a HK, então to pensando em trocar a bateria por essa,, que vai me dar 39a tranquilo, e é bem levezinha, somente 107g.
http://hobbyking.com/hobbyking/store/__9493__Turnigy_1300mAh_3S_30C_Lipo_Pack.html

e eu tenho um esc sobrando aqui em casa de 25a que é justamente esse esc aqui:
http://hobbyking.com/hobbyking/store/__6460__Hobbyking_SS_Series_25_30A_ESC.html

e os servos vou continuar os mesmos, que são esses aqui:
http://hobbyking.com/hobbyking/store/__9549__Turnigy_TG9e_9g_1_5kg_0_10sec_Eco_Micro_Servo.html

e respondendo ao G.Alex, ele tem 98cm na asa que vou fazer, e de comprimento da fuselagem é 69cm, estou seguindo milimetricamente a planta que encontrei aqui nesse fórum antes de registrar-me.

é realmente um aero bem pequeno, acho que com essa eletronica agora, vai ficar bem leve e bacana de pilotar. o que acham?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Você está escolhendo motor pelo empuxo?
Se está, é mais um erro.
Quais as dimensões do seu aeromodelo?
Deve ter aproximadamente 120 cm de envergadura correto?
Esse motor que você escolheu é de baixo KV e isso significa usar hélices grandes e se o seu aeromodelo é de 120 cm de envergadura, uma hélice 9X6 está mais do que ótima e para tocar uma hélice 9X6 com bom desempenho, o KV do motor tem que ser entre 1000 e 1200.
Nesse caso, o motor e-max bl2215/20 é ótimo, o CF 2822 1200 é bom.
Não pode só olhar empuxo de motor, tens que olhar atentamente os comentários de quem comprou os motores e em que eles usaram, ver se o KV é compatível com a hélice que pretende usar e se a bateria exigida não é muito grande, pois nem sempre bateria maior significa mais tempo de voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
crazymousy
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Dez 08, 2014 9:57 pm

Mensagem por crazymousy »

não ele tem 98cm na asa que vou fazer, e 69cm de fuselagem, estou seguindo a planta que achei aqui no fórum antes de me registrar
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Outro detalhe que tens que aprender é sobre hélices.
Hélice SF, significa para voos lentos e voos lentos não significa deixar o aeromodelo com voo lento, pois isso quem determina é a construção do aeromodelo e não a hélice que ele usa.
Hélices com passos quebrados, como essa de 4,7, vai te consumir muito mais do que uma 11X5.
Por que isso?
Para te dar uma ideia melhor, só compare a largura das pás de uma 11X4,7 e uma 11X5 e só aí já verá que a 4,7 oferece maior resistência ao vento e isso faz com que o motor faça mais força a mover a hélice que por sua vez, irá consumir mais corrente do motor.
O seu aeromodelo não é de voo lento e por isso, hélices SF nele não serão uma boa.
Ahhh, mas tem gente que diz que usa uma e é ótima!!!
Pode ser ótima na aceleração inicial, mas dependendo do kv do motor, em alta ela perderá o desempenho e não será mais a mesma coisa.
Outro fator é que uma hélice de 11 polegadas para o seu aeromodelo é muito grande, não necessita tudo isso, ainda mais de que ele não é escala e não tem nariz grande.
Só para você ter uma ideia, uma hélice SF de 11 polegadas suporta no máximo 5900 rpm, acima disso ela consome mais e perde desempenho e um motor de 700 KV com bateria 3S com carga total a 75% de desempenho, te dará 6300 RPM, ou seja, com motor no máximo terá muito consumo com pouco desempenho e geralmente na decolagem o pessoal dá todo o motor e isso por si só já não renderá o que deveria e irá consumir bem mais logo na arrancada.
Não vá muito atrás de tabelinhas prontas de lojas, pois ele te mostram bons resultados, mas não te falam os contras de terem alcançado aqueles resultados.
Use o software Drive Calculator que você consegue nesse site http://www.drivecalc.de que irá te ajudar muito na escolha de motor, ESC, hélice e bateria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Se tem 98 cm de asa, terá que usar o HXT2730 1300 com uma hélice 8X4 ou 7X5 com bateria 3S de 1300 mA 20C e o consumo dele ficará na ordem dos 10A.
Você está querendo ainda super motorizar o seu aeromodelo que pelas dimensões, pesará algo em torno de 400 g pronto para o voo se escolhida a eletrônica correta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
crazymousy
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Dez 08, 2014 9:57 pm

Mensagem por crazymousy »

hum... to começando a entender, antes eu colocava o que a hk fornecia lá na tabelinha deles, agora vou dar uma olhada mais nesse drive calculator,

mas laercio como vc é bem experiente, qual é a configuração que vc me recomenda? esse aero é bem pequeno com só 98cm na asa, qual seria a configuração ideal pra ele?
Responder