Construção Calmato (Preciso dos Decalques)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Construção Calmato (Preciso dos Decalques)

Mensagem por AIRJOE10 »

Pessoal,

Recebi uma planta de um Calmato Treinador e estou com dúvida se a incidência da asa está correta. Segue imagem abaixo para os mais experientes avaliar.



[img=http://s8.postimg.org/jyu9jt5zl/Calm.jpg]

Abraços
Editado pela última vez por AIRJOE10 em Qui Mar 05, 2015 5:19 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvidas na planta do Calmato

Mensagem por LaercioLMB »

Esse desenho é de um Telemaster e o estabilizador está com incidência negativa, está errado é o estabilizador e não a asa.
Nenhum aeromodelo tem o eixo da fuselagem inclinado desse jeito.
A asa por ser um perfil aparentemente Clark Y, pode estar aparentemente sem incidência nenhuma, mas quando colocamos a parte supostamente plana da asa em paralelo com o eixo da fuselagem, estamos deixando o perfil em torno de 2.5 ° de incidência positiva, o que é mais do que ótimo, já o estabilizador deverá ficar paralelo a linha inferior da asa do desenho e não inclinado para baixo como está.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Re: Dúvidas na planta do Calmato

Mensagem por AIRJOE10 »

LaercioLMB escreveu:Esse desenho é de um Telemaster e o estabilizador está com incidência negativa, está errado é o estabilizador e não a asa.
Nenhum aeromodelo tem o eixo da fuselagem inclinado desse jeito.
A asa por ser um perfil aparentemente Clark Y, pode estar aparentemente sem incidência nenhuma, mas quando colocamos a parte supostamente plana da asa em paralelo com o eixo da fuselagem, estamos deixando o perfil em torno de 2.5 ° de incidência positiva, o que é mais do que ótimo, já o estabilizador deverá ficar paralelo a linha inferior da asa do desenho e não inclinado para baixo como está.


Encontrei uma outra planta, agora sim do Calmato..rsrsrs..vou deixar o tópico em aberto e postar a construção, vai ser lenta mais uma hora sai...

Abraços
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Re: Dúvidas na planta do Calmato

Mensagem por AIRJOE10 »

Agora sim, eu acho..rsrsrs

A planta de um Calmato e devidamente alinhado, eu acho também...rsrsrs..Vou redimensionar a planta para 1,4m ou 1,5m com a entelagem do Calmato da Kiosho

Segue a imagem do alinhamento, por favor avaliem

[img=http://s7.postimg.org/x8nm8hod3/Figura.jpg]

Abraços
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvidas na planta do Calmato

Mensagem por LaercioLMB »

Agora sim está alinhado com o eixo da fuselagem, mas poderia colocar uma incidência positiva de uns 2° pelo menos, pois dessa forma irá precisar de maior velocidade para decolar e com os 2° de incidência positiva, a velocidade de estol baixará.
Só se deixa a asa com 0° de incidência em aeromodelos asa média para acrobacias, como o Extra 300 por exemplo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Re: Dúvidas na planta do Calmato

Mensagem por AIRJOE10 »

LaercioLMB escreveu:Agora sim está alinhado com o eixo da fuselagem, mas poderia colocar uma incidência positiva de uns 2° pelo menos, pois dessa forma irá precisar de maior velocidade para decolar e com os 2° de incidência positiva, a velocidade de estol baixará.
Só se deixa a asa com 0° de incidência em aeromodelos asa média para acrobacias, como o Extra 300 por exemplo.


Laércio...esse perfil é o clark Y? Amanha vou terminar de redimensionar a planta e gostaria desse utilizar esse perfil.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvidas na planta do Calmato

Mensagem por LaercioLMB »

Esse perfil do último desenho que você postou, é um NACA que pode ser o 2414 ou 2415.

Para não ser chato, mas já sendo, olhe o primeiro desenho que você postou que eu falei que é o perfil Clark Y e olhe esse e compare os perfis.
Falo isso, pois estou notando que você está olhando os desenhos, mas não está enxergando muita coisa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Re: Dúvidas na planta do Calmato

Mensagem por AIRJOE10 »

LaercioLMB escreveu:Esse perfil do último desenho que você postou, é um NACA que pode ser o 2414 ou 2415.

Para não ser chato, mas já sendo, olhe o primeiro desenho que você postou que eu falei que é o perfil Clark Y e olhe esse e compare os perfis.
Falo isso, pois estou notando que você está olhando os desenhos, mas não está enxergando muita coisa.


Na verdade você tem total razão, não me atentei ao perfil anterior. Estou iniciando este projeto, mas estou sem tempo devido ao meu trabalho e por isso faço as coisas nos intervalos durante o dia e de madrugada, na correria deixo passar os detalhes. Hoje que tirei o dia para terminar a vetorização da planta vou me ater a todos os detalhes.

Mais uma vez agradeço..vou tentar colocar o resultado no final do dia.
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Re: Dúvidas na planta do Calmato

Mensagem por AIRJOE10 »

Bom...acho que consegui terminar...

Modelo: Calmato
Envergadura: 1400 mm
Corda: 25 cm
Peso: ?
Motor: A definir

Segue imagem da planta dimensionada para a envergadura com a possível entelagem.

Laércio, por favor verifique se o ângulo da asa está de acordo. Agradeço a ajuda até agora.

[img=http://s11.postimg.org/88b01u233/Fus.jpg]
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Re: Planta do Calmato

Mensagem por Farleytufao »

Acredito que com este perfil tenha conseguido os 2ª aproximado que ele mencionou! para mim está correto.
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Responder