"Desempenar" Depron

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

"Desempenar" Depron

Mensagem por rnjorge »

Algumas placas (e mesmos partes de kits) de Depron que tenho estão levemente curvas.
Já li sobre os mais variados métodos para corrigir isso, desde sopradores até vapor e não tive grande sucesso com nenhum deles.
Alguém tem experiência com algum método que funcione?
Agradeço.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: "Desempenar" Depron

Mensagem por LaercioLMB »

O caso não é o que funcione e sim pegar o jeito e a prática em fazer isso.
Não existe algo milagroso que fará o depron voltar instantaneamente a ficar plano, é você quem deverá moldar ele com calor para ele ficar como você quer, somente assoprar ar quente nele, ele não irá ficar reto, embora ele tenda a voltar a forma inicial, mas não muito.
Eu uso aquecedor de ambientes pois acho mais eficiente, outros preferem soprador térmico, já uns acreditam no secador de cabelo quente, outros usam ferro de passar roupa protegido com uma camiseta de algodão, existem várias formas e todas usando o calor, mas somente a prática é que fará você obter o resultado que espera, pois como eu já disse, não existe milagre para isso, pois sabe fazer ou não sabe fazer, não tem meio termo.
Todos podem aprender a fazer, basta querer, todos podem adquiri prática, basta acreditar e fazer até acertar e pegar o jeito.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: "Desempenar" Depron

Mensagem por rnjorge »

Laércio:
Minha pergunta tem o seguinte motivo:
Uso o ferrinho de entelar com a proteção de tecido, vou aos poucos esquentando ambos lados da placa e curvando ao contrário do "empenado". Ao ver que está plana, resfrio a placa com ar frio. Até aí tudo bem e parece que ficou ótimo.
Mas em algumas horas ela volta a empenar, mesmo deixada em superfície plana, o que me sugere alguma "memória" do plástico, ou que o calor não está se distribuindo de maneira uniforme até o interior da placa.
A idéia do aquecedor me parece interessante pois permite o aquecimento duma área maior.
Vou tentar.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: "Desempenar" Depron

Mensagem por Wesley_Sniper »

Grande Ricardo,

Você ja tentou esquentar e depois prenssar com algo plano (que não grude) por cima?

Pode ser vidro, mdf...
:D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: "Desempenar" Depron

Mensagem por LaercioLMB »

Por isso é que eu uso o aquecedor de ambientes, aqueles a quartzo.
O calor gerado por ele, aquece muito mais rápido e toda a superfície da chapa de uma só vez (lógico que não uma chapa inteira, falo da peça) e com isso, fica mais fácil de moldar o depron e fazer curvas nele.

O que uso é igual ao do link abaixo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ntisol-_JM
Tive que postar um link qualquer pois a imagem não está abrindo no fórum
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: "Desempenar" Depron

Mensagem por rnjorge »

Boas dicas,
Obrigado Laercio e Wesley
Ricardo Jorge
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Re: "Desempenar" Depron

Mensagem por humbertomelo »

Trabalho com com o depron, faz tempo....e uma coisa que aprendi com o tempo é que não adianta lutar com ele....Desempenar uma placa inteira é praticamente impossível com qualquer técnica... O jeito é cortar em peças menores e ir ajustando e desempenando a medida da construção...O projeto do aero, se for bom, cada peca que vc colar ajuda no travamento e alinhamento. Boa construção, att. Humberto
Humberto Melo
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: "Desempenar" Depron

Mensagem por LaercioLMB »

humbertomelo escreveu:Trabalho com com o depron, faz tempo....e uma coisa que aprendi com o tempo é que não adianta lutar com ele....Desempenar uma placa inteira é praticamente impossível com qualquer técnica... O jeito é cortar em peças menores e ir ajustando e desempenando a medida da construção...O projeto do aero, se for bom, cada peca que vc colar ajuda no travamento e alinhamento. Boa construção, att. Humberto



Isso é verdade, não tem como desempenar uma chapa inteira. Praticamente impossível por mais que se tente.
Eu nunca tentei desempenar uma chapa, somente as peças já cortadas que eu moldo conforme necessito.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: "Desempenar" Depron

Mensagem por rnjorge »

comprei um aquecedor e estou indo conforme instruído: com calma e uma peça por vez.
Ricardo Jorge
Fabiano ME
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Set 11, 2013 12:13 am
Localização: Colombo, Paraná

Re: "Desempenar" Depron

Mensagem por Fabiano ME »

Tem uma forma sim, desempeno chapas de 0,50X1,00m
Eu esquento toda a chapa com um soprador termico, depois de bem aquecida a coloco em cima de um vidro bem plano e por final mais um vidro grosso por cima do depron.
Coloco uns pesos a mais e deixo lá até quanto for usar.
Responder