Dúvida na escolha do Motor/bateria/ESC/Hélice

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gustavo2m
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 09, 2015 1:14 pm
Localização: Recife

Dúvida na escolha do Motor/bateria/ESC/Hélice

Mensagem por Gustavo2m »

Bom dia Pessoal,

Sou novo tanto aqui quanto no Aeromodelismo e estou com dúvida na escolha do conjunto: Motor/bateria/ESC/Hélice.

Estou construindo um Tucano T-27 em balsa com envergadura de 1200mm e gostaria que esse aero tivesse um bom desempenho. Não precisa ser acrobático, mas que conseguisse fazer uma manobras simples(básicas).

A principio estava pensando na seguinte configuração:
Motor: NTM 35-30 1100kv 380W
Bateria: 4000mha 3s 20c
ESC: 40A
Hélice: Hélice 3 Blade 9x7 Master Airscrew

O que vocês acham?

Grato,
Gustavo.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Re: Dúvida na escolha do Motor/bateria/ESC/Hélice

Mensagem por offsyde »

Gustavo2m escreveu:Bom dia Pessoal,

Sou novo tanto aqui quanto no Aeromodelismo e estou com dúvida na escolha do conjunto: Motor/bateria/ESC/Hélice.

Estou construindo um Tucano T-27 em balsa com envergadura de 1200mm e gostaria que esse aero tivesse um bom desempenho. Não precisa ser acrobático, mas que conseguisse fazer uma manobras simples(básicas).

A principio estava pensando na seguinte configuração:
Motor: NTM 35-30 1100kv 380W
Bateria: 4000mha 3s 20c
ESC: 40A
Hélice: Hélice 3 Blade 9x7 Master Airscrew

O que vocês acham?

Grato,
Gustavo.


Amigo, não é querendo ser chato, mais já sendo você não acha que o tucano não é aero para iniciantes ?

Por que não constrói um aero asa alta como todos nós fazemos, e aprende a voar primeiro ?

Eu te indico um aero com até 120cm de asa, e motor 2822 que é barato e vai dar conta do teu recado.

A bateria você iria usar uma 2200 mAh que é o basico, com um esc de 30A e helice 9x6.

Apesar de ser um bom aero o tucano pode gerar algumas frustrações a quem não tem experiencia de voo.
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Gustavo2m
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 09, 2015 1:14 pm
Localização: Recife

Re: Dúvida na escolha do Motor/bateria/ESC/Hélice

Mensagem por Gustavo2m »

Opa Amigo sem problemas...

Mas tenho um Cessna 182 Em Depron E Isopor e estou treinando com ele. Mas pra construir sempre tive vontade de começar com um Tucano :D

Só vou colocar esse Tucano no ar quando me sentir seguro... enquanto isso vou construindo.

ai cheguei nessa dúvida do Motor/bateria/ESC/Hélice.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida na escolha do Motor/bateria/ESC/Hélice

Mensagem por LaercioLMB »

Gustavo2m escreveu:Opa Amigo sem problemas...

Mas tenho um Cessna 182 Em Depron E Isopor e estou treinando com ele. Mas pra construir sempre tive vontade de começar com um Tucano :D

Só vou colocar esse Tucano no ar quando me sentir seguro... enquanto isso vou construindo.

ai cheguei nessa dúvida do Motor/bateria/ESC/Hélice.



Esse é o problema, todos se acham seguros com apenas 10 voos de um suposto treinador.
Sempre temos vontade de chegar ao topo, mas só se consegue chegar ao topo, escalando parte por parte.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gustavo2m
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 09, 2015 1:14 pm
Localização: Recife

Re: Dúvida na escolha do Motor/bateria/ESC/Hélice

Mensagem por Gustavo2m »

Pessoal acho que vocês estão fazendo tempestade em copo d`agua. Qual o problema de eu querer construir um aeromodelo que eu gostaria de ter, que eu acho legal? Como falei não iria colocar ele no ar agora, até mesmo pq o trabalho está sendo grande. Só me escrevi aqui pq acharia que vocês poderia me ajudar com a minha dúvida, mas estava enganado. De qualquer forma valeu...

Abraço todos.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dúvida na escolha do Motor/bateria/ESC/Hélice

Mensagem por Douglas Lenz »

Gustavo2m

Antes de mais nada, seja bem vindo ao fórum e ao hobby.

Quanto a eletrônica que escolheste, acho que está compatível com o Tucano que estás montando.

No que diz respeito aos comentários anteriores, deixa eu te dar um breve relato do que acontece aqui no fórum a muito tempo. Dezenas de usuários chegam ao fórum todo o ano buscando ajuda, mas na verdade eles querem chancela, querem apoio a alguma coisa que já tem convicção que irão fazer, seja esta certa (10%) das vezes ou errada (90%) das vezes.

Entendo a colocação do Offsyde e do Laércio, quanto a tua dúvida, eu penso da mesma forma que ele. Quando alguém chega aqui dizendo que está só montando um EXTRA 300 mas que não vai voar com ele até aprender bem e tal... não condiz com a verdade. Sabe por que? Porque o aeromodelismo é um hobby viciantes e desafiador e nas mãos de quem está iniciando faz um "estrago" maior ainda.

Disseste que tens um Cessna e está aprendendo com ele, pois bem, desculpa a sinceridade, ou tu te enganou sozinho ou foste levado a cometer este erro por algum vendedor oportunista, o Cessna seja ele qual for não é um aeromodelo iniciante, nem para instrução. Avião treinador tem o nome de treinador por um motivo básico, e Cessna seja ele qual for, se for escala pior ainda, não é treinador é aero escala.

Pois bem. se estás conseguindo aprender bem com teu cessna, melhor, só que o Tucano será muiiito diferente em voo e te trará surpresas se inventares de voa-lo antes de estar MUITO seguro no teu voo.

O que muitas vezes acontece é que alguém dá o aero na mão de alguem mais experiente para voar e este faz um voo bonito e seguro, quando vem pra mão do dono o aero mostra que de seguro e estável ele não tem nada. Daí a primeira frase que a gente houve depois do barulho de tudo quebrando é PERDI SINAL DO RÁDIO.

Gustavo, não tome como pessoal ou depreciativas as opiniões e comentários, como já te falei, estamos "calejados" e certamente menos pacienciosos com quem passa por aqui com histórias parecidas.

Não desiste do hobby, não desiste do fórum e não toma nada como pessoal. Tu entrou aqui para aprender com a gente e vai ! Pode ter certeza, talvez só tu estranhe a "pedagogia" que é utilizada por aqui. Mas conhecimento se é isso que buscas, aqui terás muito.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Dúvida na escolha do Motor/bateria/ESC/Hélice

Mensagem por CONDOR 2 »

Baixe esse programa e tire suas dúvidas.

http://www.drivecalc.de/


E já que você é novato e fez colégio de freiras (eu também).

Assimile todas as dicas desse pessoal e seja feliz.

Se não a sua batata começa á assar aqui.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Dúvida na escolha do Motor/bateria/ESC/Hélice

Mensagem por CONDOR 2 »

Tenho um tucano com um motor 2822 hélice 9x5 a me dá bons voos, mais lentos.

O outro é um 3830 com hélice 10x6.

Esse é mais ligeirinho e faz todas as manobras.

Dança do cisne negro.

Do patati patatá.

Do cachorro louco.

Do lepo lepo.

E a dança do crodilo doido.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Gustavo2m
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 09, 2015 1:14 pm
Localização: Recife

Re: Dúvida na escolha do Motor/bateria/ESC/Hélice

Mensagem por Gustavo2m »

Douglas bom dia,

Não vou desistir do hobby e vou continuar vendo o site, foi aqui que tirei todas as dicas para construir o T-27. Com o cessna estou conseguindo apenas voar, pousar ainda não me sinto seguro, tenho ciência que vai mto tempo de voo para isso.

O Tucano realmente não irei voar nem tão cedo pois estou tendo um gasto mto alto e um trabalho mto grande com ele para botar tudo a perder no primeiro voo.

Mas quando vi o pessoal aqui construindo seus aviões, me incentivou a encarar esse desafio e construir o meu... gosto muito do Tucano e foi logo nele que pensei e vi que tinha vários tópicos sobre tucano aqui no site e foi o que me ajudou, porém esbarrei na eletrônica, por isso criei o post. Independente de qualquer coisa vou concluir esse projeto.

Segue abaixo algumas fotos de como ele está:

http://i.imgur.com/MCLfWNH.jpg
http://i.imgur.com/VWkfaii.jpg
http://i.imgur.com/I0URciZ.jpg
Responder