Novato no pedaço

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Flavio_Machado
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 10:41 am
Localização: São Paulo
Contato:

Novato no pedaço

Mensagem por Flavio_Machado »

Amigos dos ares, meu passatempo era construir relógios de madeira, quem quiser dar uma olhada nas minhas obras e só acessar www.relogiosdiferentes.com.br. Mas faz tempo que quero me embrenhar no mundo do aeromodelismo pois gosto muito de aviões e como não pude realizar meu sonho de ser piloto, pelo menos posso fazer alguma coisa voar por minhas mãos. Conversando com amigos que já são aeromodelistas eles me aconselharam a começar por um modelo de treinamento tipo Calmato asa alta. Mas minha dúvida é o seguinte, todos falam em madeira balsa na construção, isso é uma obrigatoriedade? Eu poderia substituir por caxeta? Tenho muita caxeta em meu estúdio e se puder evitar gastar com mais madeira... Ou será que estou pensando bobagem? Agradeceria a opinião dos amigos.
Grande abraço

Flávio Machado.
não faça da sua vida um rascunho, se o fizer, precisará de outras vidas para passar a limpo.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Novato no pedaço

Mensagem por Abib »

Densidade da Caixeta: 370Kg/m³

Densidade da Balsa: 140Kg/m³
Dados da Internet.

Substituir uma ou outra coisa, pode até ser que dê certo, mas é preciso experiência e conhecimento para saber onde e com o que substituir, ou vais ter um modelo pesado, desbalanceado e com mínimas chances de voar decentemente.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Re: Novato no pedaço

Mensagem por Gilberto »

Não é hora de pensar em inovar, comece pelo padrão e depois que dominar o assunto poderá experimentar outras opções.
Primeiro aprenda as coisas básicas.
Inclusive, se é para não começar com balsa, comece com um modelo treinador elétrico menor, pois além de ser mais barato pode usar isopor e depron, que são materiais baratos também.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Novato no pedaço

Mensagem por Douglas Lenz »

Prezado Flávio

Seja bem vido.

Vou colaborar um pouco mais com os conselhos e respostas dos amigos que já opinaram antes.

Tem que ser de balsa? Existem alguns aeromodelos que SIM tem que ser feitos em balsa, balsa de boa qualidade, leve e com todo o cuidado e capricho.
Posso fazer de caxeta? Sim pode sem dúvida, ainda mais se tratando de um treinador. Vai ficar bom? NÃO! Por que? Por que tu ainda não tem a experiência necessária em aeromodelismo para discernir entre as diversas formas de construção e de acabamentos.

A experiência que tens com os relógios será de grande valia no aeromodelismo considerando a tua familiaridade com motricidade fina, acabamentos esmerados e cuidado com detalhes. Terás facilidade em montar aeromodelos pelo fato de já ter gosto em trabalhar com madeira.

Estudando um pouco, verás como prezamos pelo peso final dos aeromodelos, tendo em vista que apesar de parecer, os motores não serem assim tão potentes, além do mais, tens que pensar que avião não voa só por intermédio do seu motor, quando este apaga ou fica na lenta, o peso é fator determinante para estabilidade de voo do aero.

Via de regra aeromodelos muito pesados, tem voo crítico (instável) e rápido, não sendo indicado para iniciantes, muito menos para aeromodelos com o propósito de treinamento.

Seria muito bom pra ti comprar um kit de balsa dos vendidos por vários lojistas inclusive aqui do fórum, que já virão cortados (atualmente a laser) e com este kit terás o prazer de monta-lo e com isso ir aprendendo macetes e técnicas para o teu próximo, este sim, podes cortar tudo a partir de uma planta e aproveitar pelo menos em parte a madeira que tens ai.

Vamos conversando...
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Novato no pedaço

Mensagem por CONDOR 2 »

Nuss véi.

Você é um artista, aqueles relógios com nomes femininos são obras de arte.

Seja bem vindo.

Se você transferir para o hobby esse conhecimento e capricho teremos mais um artista no fórun.

Vai seguindo as dicas do pessoal.

Sua batata começa a assar....
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
eliasrobr
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 3:28 pm
Localização: Santo André,São Paulo

Re: Novato no pedaço

Mensagem por eliasrobr »

Flávio Machado, parabéns amigo,seja bem vindo !

Com todo esse conhecimento, técnica, e seguindo as dicas do pessoal, você vai longe,ou melhor, vai subir muito...
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
Avatar do usuário
Flavio_Machado
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 10:41 am
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Novato no pedaço

Mensagem por Flavio_Machado »

Agradeço muito a opinião e dicas dos amigos, mas como não tenho compromisso nenhum com isso, não tenho de agradar ninguém a não ser a mim mesmo, pois é apenas um passatempo, então acho que posso abusar da irreverência e inventar a vontade. Estou acompanhando a montagem do Giuliano e fora isso tenho vários amigos, foras os daqui que estão me apoiando bastante. Já imprimi a planta. Essa semana faço o compensado e vamos que vamos ver no que vai dar essa encrenca.

grande abraço a todos.
não faça da sua vida um rascunho, se o fizer, precisará de outras vidas para passar a limpo.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Novato no pedaço

Mensagem por alissongc2000 »

Flavio, acredito que o ideal seria começar com o que está consagrado, ou seja, balsa, pois sabemos que dará um ótimo resultado, você também irá gostar bastante de trabalhar com a balsa é uma madeira legal de trabalhar.. depois disto eu iria de compensado e somente por último a caixeta, etc... já fiz algumas coisas com caixeita e não gostei.. Boa sorte.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Novato no pedaço

Mensagem por Douglas Lenz »

"mas como não tenho compromisso nenhum com isso, não tenho de agradar ninguém a não ser a mim mesmo..."

Flávio, tenho absoluta certeza, pela qualidade do teu trabalho, que não usaste este tipo de pensamento na dedicação e capricho que tiveste nos teus relógios.

Em breve, descobrirá que aeromodelismo não é assim uma "coisa sem compromisso", bem sabes que tudo na vida que é feito sem capricho e de forma descompromissada ou sem técnica não vai adiante. Fabricação de aeromodelos tem detalhes técnicos que não podem e não devem ser ignorados, um aeromodelo mal projetado ou feito com irreverência e "inventando" pode machucar gravemente tu mesmo ou pessoas inocentes que nada tem a ver com teu espirito descompromissado e inventivo. Diferente de qualquer tipo de artesanato estático, um aeromodelo movimenta-se a velocidades consideráveis.

Pra quem quer praticar aeromodelismo descompromissado, sem atenção à técnicas, à segurança e principalmente sem preocupação a terceiros, a internet está cheia de dicas e tutoriais.

Boa Sorte.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Novato no pedaço

Mensagem por CONDOR 2 »

Douglas Lenz escreveu:"mas como não tenho compromisso nenhum com isso, não tenho de agradar ninguém a não ser a mim mesmo..."

Flávio, tenho absoluta certeza, pela qualidade do teu trabalho, que não usaste este tipo de pensamento na dedicação e capricho que tiveste nos teus relógios.

Em breve, descobrirá que aeromodelismo não é assim uma "coisa sem compromisso", bem sabes que tudo na vida que é feito sem capricho e de forma descompromissada ou sem técnica não vai adiante. Fabricação de aeromodelos tem detalhes técnicos que não podem e não devem ser ignorados, um aeromodelo mal projetado ou feito com irreverência e "inventando" pode machucar gravemente tu mesmo ou pessoas inocentes que nada tem a ver com teu espirito descompromissado e inventivo. Diferente de qualquer tipo de artesanato estático, um aeromodelo movimenta-se a velocidades consideráveis.

Pra quem quer praticar aeromodelismo descompromissado, sem atenção à técnicas, à segurança e principalmente sem preocupação a terceiros, a internet está cheia de dicas e tutoriais.

Boa Sorte.


Falo tudo Douglas.

Espero que esse minino talentoso esteja consciente ou...
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder