Entelagem isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
hotpot
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Fev 26, 2014 2:25 pm
Localização: Hannover

Entelagem isopor

Mensagem por hotpot »

Boa tarde a todos!

Gostaria de saber qual método de entelagem vocês usam para isopor.

Sei que muitos usam vinil mas ele é mais pesadinho, mais caro e eu não tenho experiência com este material.
Minhas entelagens com fita colorida ficam perfeitinhas no depron mas a cola não pega no isopor direito. Tem algum jeito de contornar isso? Algum método de entelagem mais fácil como, por exemplo, o do experimental airlines para depron?

Muito obrigado!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Entelagem isopor

Mensagem por LaercioLMB »

Está cheio de vídeos no youtube ensinando a entelar.
Não importa se é balsa ou isopor, a forma de entelar é a mesma.

(yt)F_D2zqXzcfw(/yt)
Editado pela última vez por LaercioLMB em Sáb Ago 15, 2015 8:01 am, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Entelagem isopor

Mensagem por LaercioLMB »

Está cheio de vídeos no youtube ensinando a entelar.
Não importa se é balsa ou isopor, a forma de entelar é a mesma.



http://www.youtube.com/watch?v=F_D2zqXzcfw
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
stie
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 11:49 pm
Localização: Magé - RJ

Re: Entelagem isopor

Mensagem por stie »

Estava lendo a pouco e vi um video no youtube que a Sherwin Williams lançou tintas automotivas a base de agua e me veio uma duvida. TODA TINTA A BASE DE AGUA PODE SER APLICADA SOBRE ISOPOR?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por John-Henrique »

@ STIE
Pode sim, aliás, tinta PVA e qualquer outra tinta a base de água pode ser utilizada no isopor. Veja este exemplo aqui que pintei... viewtopic.php?f=1&t=179154&p=1547915
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: Entelagem isopor

Mensagem por hermesed »

Que o vinil é mais pesado, não se discute, mas o metro dele vaia entre R$3 e R$5 reais e não acho que isso seja caro.
Num aero vc usa aproximadamente uns 2 metros e pouco.
Além do acabamento ser infinitamente superior a fita.
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
stie
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 11:49 pm
Localização: Magé - RJ

Re: Entelagem isopor

Mensagem por stie »

Jonh, é legal acompanhar as varias tentativas de melhorar os processos de construção de cada um modelista, eu hoje fiz três corpos de prova com pintura esmalte base agua, pintei uma peça de isopor não lixada com a tinta não diluída, outra peça não lixada com tinta diluída e outra lixada com tinta não diluída. Amanhã com a tinta seca vou lixa-las e avaliar o melhor acabamento.
Reconheço que a entelagem reforça a estrutura do modelo mas eu não gostei de entelar , não gostei do acabamento talvez ate por falta de pratica eu quero tropeçar bastante até acertar.
Eu sou novato já construí dois aviões mas nunca voei, este final de semana é dia dos pais vou ficar em casa mas no próximo devo iniciar meu aprendizado na pilotagem, vou tentar voar ou quebrar os dois acho que faz parte do aprendizado não é?

Um grande abraço obrigado pela atenção e a dica, papel e cola faz uma estrutura bem forte vou usar.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por John-Henrique »

@ STIE
Fica forte sim, mas bem mais fraco do que a estrutura entelada com vinil... Dai recomendo adicionar varetas internamente na estrutura da fuselagem, porque numa queda não haverá a resistência oferecida pela entelagem e o modelo pode quebrar em 3 partes, sempre nos mesmos locais, inicio da asa (logo abaixo do bordo de ataque) e na cauda, quase no meio.

Um camarada me deu a sugestão de passar fita transparente nestes locais, mas dai fica o feião da fita que eu não queria, acho melhor adicionar varetas.

Pra mim o melhor resultado com tinta foi aplicar tinta diluída, porque ela entra no isopor, já a tinta não diluída apenas gruda, mas dependendo do que forçar ela sai inteira como se fosse uma camada. No modelo que mostrei antes, não adicionei tinta diretamente no isopor porque ele é grande e eu queria entelar pra fazer um reforço.
stie
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 11:49 pm
Localização: Magé - RJ

Re: Entelagem isopor

Mensagem por stie »

Voce tem razão, com a pintura terei um avião mais leve, ai vou embutir reforços na estrutura mesmo assim estará mis leve que os entelados e espero que fique mais bonito e mais aerodinâmico.
Olha quem esta falando é um principiante não tenho certeza de nada que estou falando so quero experimentar, falando em experimentar hoje verifiquei meus corpos de prova eu fiquei muito satisfeito com o teste que lixei o isopor pintei com tinta não diluída após secar lixei a tinta apliquei a segunda mão após secar lixei de novo, o resultado foi muito bom e acho que ainda cabe um verniz.
Ainda vai demora um pouco para fazer meu avião com esse conceito, estou montado uma bancada para cortar e montar modelos.

Meu amigo se me ver no abismo avisa, por favor. Grande Abraço
luuisgomes
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 10:23 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Entelagem isopor

Mensagem por luuisgomes »

Vi no YouTube , o cara mistura cola branca com tinta a base de água , o resultado pareceu bom pois a cola além de fixar a tinta cria uma camada mais resistente no isopor !
SYMAS107G/v911/V912
Responder