Construção cesnna 182

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
willenberg
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 28, 2011 2:50 pm

Construção cesnna 182

Mensagem por willenberg »

Bom dia amigos,
Eu já vôo helis, mas agora tô gostando muito de aviões também. Já construí o starcesna do evoo e agora adquiri uma planta no ml do cesnna 182, e as dúvidas são as seguintes:
A planta tem 65 cm de fuselagem, veio com o molde do perfil da asa mas não diz qual deve ser a envergadura, tô pensando em 1 m. O que vocês acham? Tenho a eletrônica desse starcesna e queria saber se posso aproveitar alguma coisa.
Segue:
motor emax 2822
ESC 30a
servos 9g
bateria zerada 1.3a (que não era do starcesna)
hélice 8x4.
Bem, é esse material.
Vou construir a fuselagem em depron 5 mm e a asa usando o 2 mm.
Todas as sugestões são bem vindas, obrigado
Trex 250 e, Trex 500 dfc
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Construção cesnna 182

Mensagem por franciscotargino »

Geralmente a fuzelagem é 75% da envergadura.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Construção cesnna 182

Mensagem por John-Henrique »

Esta eletrônica ai dá mais ou menos uns 500 a 600 gramas de empuxo. Já usei a mesma configuração mas com bateria de 1800 mAh, voava cerca de 30 a 45 minutos, mas pesava um pouco mais de 400 gramas o aero pronto pra voo. 1200 mm de asa, corda de 17 cm.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construção cesnna 182

Mensagem por LaercioLMB »

Aeromodelo de 1 m de envergadura?
Motor demais.
ESC demais e provavelmente bateria demais.
Minhas perguntas; para quê usar um motor de mais de 50g de peso se pode usar um com 25g?
Para quê usar um ESC de 30A se um de 15A daria conta do recado perfeitamente?
Para quê usar uma bateria de 200g ou mais se uma de menos de 100 g daria cota do recado?

Resposta para tudo isso é que o pessoal só pensa em empuxo, só vê empuxo e jura que é o empuxo que faz um avião voar.
Se fala tanto sobre isso, então por que é que continuam a ensinar errado os outros?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
willenberg
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 28, 2011 2:50 pm

Re: Construção cesnna 182

Mensagem por willenberg »

Então pessoal... a fuselagem já tá pronta. Decidi que vou fazer com 100 mm de envergadura mesmo e 18 mm de corda. Quanto a hélice, pelo que consegui entender de explicações em outros tópicos o Laércio, vou poder usar uma de 8 polegadas x ainda não sei quanto. A questão é essa que o Laércio falou... não quero colocar peso desnecessário no aero. Ainda não tenho o peso dele, mas em breve informo. O que não quero é colocar a eletrônica que tenho erradamente, ou comprar outra diferente e continuar errada. Tenho lido bastante, mas sabe como é a insegurança de iniciante no assunto... Amigos, por favor, dêem sugestões de motor, hélice, esc e bateria pró aero.
Agradeço mais uma vez, abraço.
Trex 250 e, Trex 500 dfc
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Construção cesnna 182

Mensagem por John-Henrique »

cm <> mm não vamos confundir...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construção cesnna 182

Mensagem por LaercioLMB »

Primeiro, você quer construir um Cessna 182 ou alguma coisa que se pareça com um Cessna 182?
Note que não estou te criticando com isso e sim tentando te ajudar.
Tem muito modelo que o pessoal coloca o grafismo de um Cessna 182 e já acha que pode chamar de Cessna 182 quando na verdade, nem de longe é um Cessna 182.
Não é a cor que define o nome de um modelo e sim a construção dele.
Tem muito "Cessna 182" que nada mais é do que um simples Scout, que outros sem noção chamam de Scout Cessna só por que tem as cores de um Cessna 182.
Se for construir um Cessna 182, terá um tipo de eletrônica e se for construir um Scout com o grafismo do Cessna, terá outra eletrônica.
Por que isso?
Por que cada um deles tem tipo de voo, velocidade de voo e manobrabilidade diferente.
Um exige mais habilidade e o outro nem tanto.
Esse é um mal que tem aumentado cada dia mais no fórum, pessoas generalizando tudo e ensinando errado.
Não estou falando de você Willenberg, pois você está começando e sendo mais uma vítima dos generalistas e gambiarristas que não fazem a menor ideia do por que funciona, só sabem dizer usa isso que está bom.
Então, seja mais específico no modelo que deseja fazer, para que todos possam te ajudar de uma forma correta e sensata.
Um detalhe, ao construir um aeromodelo, temos que inicialmente pré escolher um conjunto de motor, hélice e bateria que seja o mais próximo do indicado, para com isso já ter noção de peso desse conjunto para então limitar o peso da construção e só então, tendo o limite de peso da construção, ver o conjunto ideal para o tipo de voo do modelo.
Um exemplo.
Um monte de gente só enxerga o 2822 1200 para te indicar, não sei por que essa visão curta, mas vá lá.
Peso desse motor, vamos sugerir 50g.
ESC de 25A para ele, vamos sugerir 28g
Bateria ideal para esse motor, vamos sugerir 190g.
190+28+50=268g
Três servos de 9g que pesam em torno de 12g com fiação, 12x3=36+268=304g e vamos supor que o receptor mini para parkflyer pese 10g, pois um aeromodelo pequeno nem pensar usar receptores de longo alcance, pois terão peso inútil dentro dele.
Nesse caso já teremos algo em torno de 324g só em eletrônica.
Um aeromodelo de 1 metro de envergadura, não é recomendado que passe de 450 g de peso final, o que deixa a construção com um peso máximo de 450-324=126g.
Então, escolha muito bem o material a ser usado, tipo de cola e esqueça os reforços para deixar o aeromodelo indestrutível, pois ele está sendo feito para voar e não para cair, pois se for para cair, nem gaste seu dinheiro com eletrônica nenhuma, só o construa, jogue para cima e veja ele cair.
Editado pela última vez por LaercioLMB em Qui Set 17, 2015 11:40 am, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
willenberg
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 28, 2011 2:50 pm

Re: Construção cesnna 182

Mensagem por willenberg »

Boa tarde amigos, andei sumido mas voltei...
Laércio, agradeço as críticas, e saiba que sempre as vejo como construtivas. Não sei quase nada de aviões, então, todas as informações são bem vindas. Bem, o avião que tô construindo é similar aquele do cara do Hobbie Brasil, só que a minha planta tem 1m e o dele tem 1,20m se não me engano. Agora, se esse "Cessna 182" é um scout, aí você me pegou, porque eu não sabia. Gostaria de saber qual é esse motor de 25 g que você citou antes. Realmente acho que usando a minha eletrônica, não vou conseguir as 450g que você falou de peso final. Outra coisa... encomendei vinil pra entelar, isso aumenta muuuuito o peso? Poderia usar a bateria do trex 250 nele (3s 850mah 30c 75 gramas)? Bem mais leve que a 1300 que pesa 112g. Outra coisa é que tô com um emax 2812 também, isso ajuda?
Me desculpem o texto...
Abraço.
Trex 250 e, Trex 500 dfc
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Construção cesnna 182

Mensagem por John-Henrique »

Vinil aumenta o peso sim, alias tudo que vc colocar vai aumentar o peso, ate ar... Vinil tem a vantagem de deixar mais resistente a quebras (não indestrutível).

A bateria vai funcionar sim, mas atente-se a utilizar um medidor de carga com alarme.

A planta la da hobbie Brasil e na verdade de outra pessoa que não lembro agora. É um modelo chamado de Cessna mas não tem detalhes que se pareçam com as características de um modelo específico de Cessna ou scout. Pra mim o cara pegou uma planta fez umas modificações para as necessidades dele e publicou.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construção cesnna 182

Mensagem por LaercioLMB »

Bom Willenberg, perguntar da forma como você faz não é nunca um transtorno, pois demonstra em suas perguntas que tem interesse em aprender realmente.
Sobre o motor que me refiro, éw um Hextronik 2730 1300, comumente conhecido como pratinha, mas tem uma versão em azul também e é um motor de baixíssimo consumo, em torno de 10A e que gera um empuxo em torno de 450g, já que muitos só dão atenção quando se fala em empuxo e o seu aeromodelo com o peso final de 450g que é o ideal para um aeromodelo de 1 metro de envergadura, terá empuxo de 1:1, mais do que suficiente para fazer o aeromodelo voar contra o vento e com uma hélice GWS 7X4, podendo usar até uma 8X4 GWS, mas não APC 8X4, embora ambas sejam nas mesmas medidas, são diferentes em rendimento e uma APC 8X4 irá forçar muito esse motor.


Esse é o motor HTX 2730 1300.

A marca é Hextronik, mas o modelo é HXT

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder