Avaliação sobre compra de balsa em site

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Avaliação sobre compra de balsa em site

Mensagem por agflex »

Olá pessoal, fiz uma compra de chapas de balsa e quero compartilhar e também pedir opinião do experientes para me dizer se o "produto" é bom pois no momento esta sendo minha primeira compra de balsa.
Fiz a compra no site http://balsaonline.com.br/ achei ser facil de comprar e pagar, achei um preço muito bom comparando outros onde olhei.

Então quero deixar a compra registrada para que outros compradores tirem suas conclusões e talvez ajude na hora comprar também.

Vou deixar os pontos positivos e os negativos aqui no primeiro post, e vou atualizando com o passar dos dias...

Pontos Positivos:
Preço bom.
Fácil de comprar e pagar.
-Update Enviaram no mesmo dia da confirmação de pagamento.
Com o código de rastreio.

Pontos Negativos
Demoram ou não respondem aos e-mails.
Mesmo pagando com cartão que foi aprovado na hora pelo PagSeguro, levou o mesmo tempo para ser confirmado como se eu tivesse pagado com boleto.


Vou deixar minha lista de compra.
Produto Modelo Quantidade Valor unitário Total
1mm - 3/64" Madeira Balsa chapa largura 2" - Tipo COMUM balsa 2 polegadas 7 R$2,87 R$20,09

1mm - 3/64" Madeira Balsa chapa largura 4" - Tipo COMUM balsa 4 polegadas 3 R$6,23 R$18,69

1,5mm - 1/16" Madeira Balsa chapa largura 4"- Tipo COMUM-balsa 4 polegadas 3 R$6,98 R$20,94

COLA MADEIRA 100G TEKBOND colas 1 R$5,29 R$5,29

4,7mm - 3/16" Madeira Balsa chapa largura 4" - Tipo COMUM balsa 4 polegadas 2 R$8,50 R$17,00


3,2mm - 1/8" Madeira Balsa chapa largura 4" - Tipo COMUM balsa 4 polegadas 3 R$7,98 R$23,94

2,3mm - 3/32" Madeira Balsa chapa largura 4" - Tipo COMUM balsa 4 polegadas 3 R$7,42 R$22,26

Sub-total: R$128,21 Frete:R$23,97
Total: R$152,18

Avisos

15/09/2015 Aguardando Pagamento O produto será enviado após a confirmação do pagamento pelo UOL PagSeguro.

Aguardando a confirmação do pagamento pelo UOL PagSeguro.Aguardando a confirmação do pagamento pelo UOL PagSeguro.
17/09/2015 Processando - Pgto Confirmado Prezado(a) Cliente!

Seu pagamento foi confirmado e o material adquirido será despachado dentro de até 12 horas úteis.
Após a postagem enviaremos para seu email o código para rastreamento de sua compra no site dos correios.


-Update- 17/09/2015 Enviado
Editado pela última vez por agflex em Qui Set 17, 2015 8:09 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: Avaliação sobre compra de balsa em site

Mensagem por FlyHigh »

Após receber, passa aqui e deixa comentário da qualidade dessa comum deles, ok?

Sabe onde estão produzindo?
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Avaliação sobre compra de balsa em site

Mensagem por agflex »

Atualizando agora no primeiro post..... Já enviaram no mesmo dia da confirmação do pagamento, no caso hoje.




FlyHigh escreveu:Após receber, passa aqui e deixa comentário da qualidade dessa comum deles, ok?

Sabe onde estão produzindo?


E vou sim, assim que chegar vou tirar umas fotos e passar o máximo de informações para vcs mesmo me ajudarem a classificar, pois como é minha primeira compra não sei comparar com uma outra pra saber se é bom ou não, a não ser com um kit Guillows Cessna 150 que ganhei e estou montando...

Então quero ajuda de todos pra ajudar classificar quando chegar....

E na verdade não sei não onde é produzido, não achei está informação. Mas vou enviar um e-mail pedindo, e ver se eles respondem....
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: Avaliação sobre compra de balsa em site

Mensagem por FlyHigh »

Nem precisa qualificar, já está dito no site e no pedido que é COMUM.
Isso provavelmente quer dizer que é do tipo do corte "C", que é mais barato.

Da tora de balsa, se remove e classifica em três cortes principais, em diferentes posições da tora, assim:



Esse "C-Grain" geralmente é a comum. A que compramos como AA ou premium (como alguns classificam) estão entre o "A" e o "B-Grain".
Mesmo já sabendo ser a COUM, é bom saber da qualidade, se tem muito nós, furos, veios duros etc.

Aqui tem material interessante sobre esse, que é o melhor compósito já produzido, com característica imbatíveis.

Veja: https://www.amaglider.com/?p=view&a=bas ... lympia-blg


Acompanhando o tópico... boa sorte!
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Avaliação sobre compra de balsa em site

Mensagem por agflex »

FlyHigh escreveu:Nem precisa qualificar, já está dito no site e no pedido que é COMUM.
Isso provavelmente quer dizer que é do tipo do corte "C", que é mais barato.

Da tora de balsa, se remove e classifica em três cortes principais, em diferentes posições da tora, assim:



Esse "C-Grain" geralmente é a comum. A que compramos como AA ou premium (como alguns classificam) estão entre o "A" e o "B-Grain".
Mesmo já sabendo ser a COUM, é bom saber da qualidade, se tem muito nós, furos, veios duros etc.

Aqui tem material interessante sobre esse, que é o melhor compósito já produzido, com característica imbatíveis.

Veja: https://www.amaglider.com/?p=view&a=bas ... lympia-blg


Acompanhando o tópico... boa sorte!



Muito explicativo, li também todo o link que me passou. Não sabia destas informações...e na verdade achei que havia comprado uma chapa especial, mas acabei tirando do carrinho eheheh..... tomara que essas ai sejam boas
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Avaliação sobre compra de balsa em site

Mensagem por snag »

FlyHigh escreveu:Nem precisa qualificar, já está dito no site e no pedido que é COMUM.
Isso provavelmente quer dizer que é do tipo do corte "C", que é mais barato.

Da tora de balsa, se remove e classifica em três cortes principais, em diferentes posições da tora, assim:



Esse "C-Grain" geralmente é a comum. A que compramos como AA ou premium (como alguns classificam) estão entre o "A" e o "B-Grain".
Mesmo já sabendo ser a COMUM, é bom saber da qualidade, se tem muito nós, furos, veios duros etc.

Aqui tem material interessante sobre esse, que é o melhor compósito já produzido, com característica imbatíveis.

Veja: https://www.amaglider.com/?p=view&a=bas ... lympia-blg


Acompanhando o tópico... boa sorte!



Colega, você está confundindo as coisas.

Uma coisa é o tipo de corte (A, B, ou C) em relação aos anéis de crescimento da madeira. Geralmente, a madeira é cortada visando apenas o aproveitamento máximo da tora, o que resulta em chapas que seriam classificadas como "A/B". O corte C-grain é mais caro que o corte A/B. Basta dar uma olhada em sites gringos que vendem balsa "selecionada"...


Já essa classificação A, AA, AAA, ou AAAA, só é usada no Brasil. Nunca vi em sites estrangeiros aplicada para a madeira balsa. E também não tem nada a ver com a densidade da madeira como algumas pessoas acreditam. Trata-se de uma classificação do aspecto visual da madeira, isto é, se as fibras estão paralelas e no sentido do comprimento, se a madeira apresenta nós ou outros defeitos. É aplicada em diversas tipos madeiras para fins específicos e pode levar em consideração a cor e o desenho formado pelas fibras da madeira. Ex: do link http://tonewooddatasource.weebly.com/te ... -data.html :

"Visual Inspection
The common grading scale for tonewoods is A, AA, AAA, and AAAA or master grade. This grading scale is used by most retail sellers of tonewoods and is very subjective. There is no industry standard for these grades. Although many of the visual attributes of a piece of tonewood are indicators of structural strength and good tap tone."
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Avaliação sobre compra de balsa em site

Mensagem por LaercioLMB »

Tem diferença sim não somente no visual da madeira.
Já comprei madeiras boas e madeiras ruins e não é o visual delas que conta e sim a densidade.
Além do 4A, tem a especial que poucos tem e a Midwest trabalha com ela.
Tenho aqui em casa balsa comum pesando 75g uma chapa e a mesma medida de chapa da Midwest, pesando 26g.
Olha só a diferença de densidade da madeira.
A madeira 1A é a pior de todas, só serve para maquetes mesmo ou para aeromodelos de grande porte, pois ela não é pesada como as madeiras comuns e é mais resistente que as madeiras balsa especial que são muito macias.
Dessas balsa de baixa qualidade, a diferença de densidade em uma mesma medida, chega a ser de 30g, pois costumo comprar chapas para fazer varetas e não comprar as varetas já prontas que acabam saindo muito caro.
Estou construindo um aeromodelo que comecei a construir com balsa comum, pensando que não iria dar tanta diferença de peso e precisei de uma medida de chapa que faltou, na pressa, comprei aqui na cidade da Midwest e me arrependi de não ter feito todo o modelo com a Midwest, pois a diferença de peso é muito grande.
Outro detalhe nas especificações da madeira, é que além da densidade, tem a maciez dela, pois quanto melhor a qualidade da madeira, mais fácil é de cortar com estilete.
Balsa comum do tipo A, se for mais de 2mm de espessura já se torna um sacrifício cortar com estilete, mas balsa de boa qualidade, chapa de 5 mm de espessura se corta com estilete como se fosse manteiga.
Não se iluda achando que a classificação da madeira é somente para o visual dela, pois não é.
Esse site eu vi que não tem a especial que é a extra, além da 4A.
Eles tem a 1A, 2A, 3A, 4A e extra
http://chapabalsa.com.br/

Vai por mim, tem muita diferença de desindade da madeira sim e não é só o visual da madeira ou acabamento dela.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Avaliação sobre compra de balsa em site

Mensagem por agflex »

Daqui alguns dias chega e vou passar tudo o que for possível pra vcs que são os bons, pois se vcs mesmos tem suas contradições, imagina eu novato kkkk
Mas o que eu acho é que todos estão certos, somente agregando o ponto de vista de cada um, e formando uma opinião mais complexa e exata!
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Avaliação sobre compra de balsa em site

Mensagem por snag »

LaercioLMB escreveu:Tem diferença sim não somente no visual da madeira...


Então, me diz, de maneira objetiva (números, tabelas, ou qualquer padrão estabelecido), qual é a diferença entre uma chapa A para uma AA, para uma AAA, para uma AAAA, para uma Super Prime Extra Especial. Fico aguardando...


Como disse antes, essa classificação da balsa parece ser uma invenção tupiniquim. Não é usada em outros lugares importantes do mundo. Por quê? Porque é um sistema de classificação muito subjetivo. E isso se levar apenas o aspecto visual para fazer a seleção. Se for considerar também a densidade, simplesmente não funciona... O empregado precisaria ter treinamento igual ao dos selecionadores (degustadores?) de café, vinho, etc...E mesmo assim pode ficar aquela estória: fulano diz que a balsa é ótima, o colega compra e recebe uma porcaria... vai ver, o selecionador de balsa faltou ou estava de ressaca...

É muito difícil encontrar um bom empregado. Encontrar alguém que faça este tipo de trabalho é bem mais difícil ainda. Se o sistema de classificação for pouco objetivo, fica impossível.

E mesmo num sistema baseado apenas na densidade e tipo de corte (como o utilizado por empresas nos EUA), pode se ter muita dor de cabeça. Existe uma empresa chamada A2Z Corp que atualmente só trabalho com produtos de CNC. Antes eles vendiam produtos de modelismo, a maior parte dedicada ao VL , inclusive balsa selecionada. Aqui, o dono da empresa explica porque ele decidiu encerrar a parte de modelismo:

http://www.hippocketaeronautics.com/hpa ... ic=16416.0 :
" Over time it became clear that we were experiencing issues due to personnel that didn't understand models or why things are done certain ways. We tried training, different employees, different managers, documentation, etc. After a few years of this Karen and I have decided it is time to simplify the business so skills and training issues are greatly reduced as well as allowing us to concentrate our efforts on A2Z CNC and the successful brand we have built in that division."

"...Had an employee do the density calculation and stamping. Got confused on width and marked them all wrong, did it again, remarked and still had them wrong. Never put it up for sale due to the erroneous stampings on it..."

Mas mesmo assim, ainda é possível comprar balsa selecionada: http://www.specializedbalsa.com/product ... sheets.php
Balsa C-grain ( http://www.sigmfg.com/cgi-bin/dpsmart.e ... _20Wood_01 )
Balsa "contest grade", de densidade até 6lbs/pé cúbico ( http://www.sigmfg.com/cgi-bin/dpsmart.e ... _20Wood_01 ).

Finalizando, balsa da Midwest só tem uma única qualidade indiscutível, o tal de "Micro-Cut Quality", que eles tanto anunciam e que resulta em chapas, varetas e perfis com ótima consistência dimensional e ótimo acabamento. Quanto a densidade, já recebi uma chapa de 36" x 4" x 1/8" pesando 78g.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Avaliação sobre compra de balsa em site

Mensagem por agflex »

Pessoal, chegou a poucos dias, então vão ficar ai pra quem puder ajudar avaliar pelas fotos e pelos pesos.
A minha avaliação amadora parece ser de grande qualidade estas balsas, poucos nós, bem leves, resistentes, moles para cortar, acho que na próxima vou comprar ai de novo.....

1mm x 50mm x 90mm" Tipo SUPER BALSA - 6 g
1mm x 100mm x 900mm Tipo Comum - 20 g
1.5mm x 100mm x 900mm Tipo Comum - 35 g
2.3mm x 100mm x 900mm Tipo Comum - 28 g
3.2mm x 100mm x 900mm Tipo Comum - 56 g
4mm x 100mm x 900mm Tipo Comum - 92 g





















Responder