Moldes em madeira para corte de fuselagens e asas?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Moldes em madeira para corte de fuselagens e asas?

Mensagem por Victor Stevan »

Pessoal, boa tarde a todos.

Estou a um tempo fora do hobby. Como estava voando pouco e precisando de dinheiro na época para tirar CNH, vendi o que tinha. Hoje me arrependo de não ter deixado pelo menos um radinho básico e uma eletrônica para 'emergências", pois, comprar fora do país não está mais tãããão convidativo. :shock:
Mas isso é outro assunto... Pois bem...

Estou com a ideia de começar a montar alguns modelinhos para me aperfeiçoar nessa parte. Enquanto não compro os equipamentos e acho um local para voar, vou me distraindo e montando com paciência e atenção aos detalhes. Lí algumas vezes os tutoriais de como montar os cortadores de isopor. Tanto cortador de asas, como o cortador vertical para fuselagens. Lí também o tutorial de como projetar e cortar asas em isopor. Muito útil e agradável a leitura! Nessa parte não estou com dúvidas até o momento. Assim que tiver um tempinho vou colocar a mão na massa e montar.

Minha dúvida está na maneira de confeccionar os moldes... Molde de fuselagem, perfis de asa, etc. Pelo que tenho visto, o correto é utilizar chapa de alumínio. Porém, imagino que vou ter uma baita dificuldade para confeccionar um molde com todas as medidas corretas, sem imperfeições e rebarbas. Me surgiu a idéia de confeccionar o molde em madeira. Meu tio é marceneiro e imagino que se eu desenhar a planta em uma chapa de madeira, ele consiga cortar com perfeição.

Agora vêm as dúvidas: Terei problemas com o fio do cortador encostando na madeira? Caso não, que tipo de madeira seria a mais recomendada para esse fim? O cortador de isopor também corta com perfeição o depron ou, é mais seguro fazer do modo convencional utilizando o estilete?
Para chegar ao melhor resultado possível, tenho a intenção de copiar a planta do modelo para a madeira utilizando papel carbono e, mandar cortar os moldes.

Agradeço quem puder me auxiliar.

Atenciosamente.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Moldes em madeira para corte de fuselagens e asas?

Mensagem por rnjorge »

Faça os moldes com formica. Mais fácil de se trabalhar que com alumínio.
Ricardo Jorge
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Moldes em madeira para corte de fuselagens e asas?

Mensagem por Victor Stevan »

rnjorge escreveu:Faça os moldes com formica. Mais fácil de se trabalhar que com alumínio.


Entendi.
Obrigado pela ajuda amigo!
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Moldes em madeira para corte de fuselagens e asas?

Mensagem por Victor Stevan »

E em relação a utilizar o cortador de isopor no depron?
Imagino que o procedimento é o mesmo. Procede?
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
Corazza
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 7:13 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Re: Moldes em madeira para corte de fuselagens e asas?

Mensagem por Corazza »

Victor Stevan escreveu:E em relação a utilizar o cortador de isopor no depron?
Imagino que o procedimento é o mesmo. Procede?


pode usar como molde chapa de off set

quanto ao cortador de isopor, pode usar uma fonte de cpu. Não tem problemas de encostar na madeira não. Depron tb é cortado com facilidade
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Moldes em madeira para corte de fuselagens e asas?

Mensagem por Victor Stevan »

Corazza escreveu:
Victor Stevan escreveu:E em relação a utilizar o cortador de isopor no depron?
Imagino que o procedimento é o mesmo. Procede?


pode usar como molde chapa de off set

quanto ao cortador de isopor, pode usar uma fonte de cpu. Não tem problemas de encostar na madeira não. Depron tb é cortado com facilidade


Hummm...
Vou procurar a respeito dessas chapas de off set.
Obrigado pela dica amigo.
Comprei a fonte de PC pelo mercado livre. Amanhã, creio que estarei com ela em mãos e irei modificar seguindo alguns videos que vi pelo youtube.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Responder