Compensado - Como cortar?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Compensado - Como cortar?

Mensagem por Victor Stevan »

Pessoal,

Preciso da ajuda de vocês, hehehehe.

Existe uma planta do stick 40 "rodando por ai"...
Em um site (que não lembro qual), na descrição foi dito que pode ser feito em compensado de 4mm. Ótimo...
A questão é: Consigo cortar compensado no estilete? Caso não, como devo cortar para ficar com o corte perfeito? (sem usar laser :lol: )
A minha idéia seria construir a fuselagem em compensado e aliviar as partes que exigem menos esforço. Para confeccionar a asa, pensei em usar uma técnica que a Prince usava em seus modelos... Corto a asa em isopor, faço as longarinas para reforço e por fim, faço o chapeamento em balsa. O que acham?

Antes que digam para fazer todo em balsa, adianto que não tenho experiência em construção e, não quero arriscar gastar mais dinheiro e correr o risco de dar errado. Caso eu finalize a fuselagem com sucesso, partiria para o investimento em balsa para chapear a asa.

Minha intenção é construir e ir aprendendo cada vez mais, portanto, a compra de um kit "pronto" é fora de cogitação.

Como devo proceder? Alguma dica "coringa"?
Dei uma pesquisada a respeito de construções em compensado e não achei muita coisa...

Agradeço quem puder auxiliar!
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Compensado - Como cortar?

Mensagem por rnjorge »

A asa chapeada não chega a precisar de longarinas. Eu usava isopor P2, Bordo de ataque e fuga a ailerons em balsa e chapeava com balsa 1/16.
Corte as asas, chapeie usando o molde para pressionar bem e ficar bem colado e depois coloque bordo de ataque e fuga, lixando para dar o contorno. Junte as duas metades e faça um reforço com fibra e epóxi.
Agora, cortar o compensado no estilete vai dar muito, mas muito trabalho. Veja se nenhum conhecido tem uma serra tico-tico de bancada.
Ricardo Jorge
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Compensado - Como cortar?

Mensagem por Victor Stevan »

rnjorge escreveu:A asa chapeada não chega a precisar de longarinas. Eu usava isopor P2, Bordo de ataque e fuga a ailerons em balsa e chapeava com balsa 1/16.
Corte as asas, chapeie usando o molde para pressionar bem e ficar bem colado e depois coloque bordo de ataque e fuga, lixando para dar o contorno. Junte as duas metades e faça um reforço com fibra e epóxi.
Agora, cortar o compensado no estilete vai dar muito, mas muito trabalho. Veja se nenhum conhecido tem uma serra tico-tico de bancada.


Entendi amigo.
Bom, a serra tico tico não é tão cara pelo que pud ever e imagino que realmente seja bem útil numa oficina. Com ela consigo cortar com precisão, sem rebarbas, etc?
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Compensado - Como cortar?

Mensagem por Douglas Lenz »

Victor

Quanto à asa como já citou nosso amigo, não precisa de longarina, esta técnica de chapear o isopor com lâmina de madeira e unir os painéis com reforço em fibra é consagrado, pode fazer sem medo.

Quanto ao corte, terás que comprar para a tua tico-tico serrinhas (lâminas) sem travamento no dente, estas proporcionam um corte com acabamento ótimo e não deixa rebarbas nem descola as camadas do compensado.

Vale lembrar que esta técnica (fuselagem em compensado e asa chapeada) é mais antigo que nós, se tu procurar achara com facilidade demonstrações e detalhes no youtube e google.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Compensado - Como cortar?

Mensagem por Victor Stevan »

Douglas Lenz escreveu:Victor

Quanto à asa como já citou nosso amigo, não precisa de longarina, esta técnica de chapear o isopor com lâmina de madeira e unir os painéis com reforço em fibra é consagrado, pode fazer sem medo.

Quanto ao corte, terás que comprar para a tua tico-tico serrinhas (lâminas) sem travamento no dente, estas proporcionam um corte com acabamento ótimo e não deixa rebarbas nem descola as camadas do compensado.

Vale lembrar que esta técnica (fuselagem em compensado e asa chapeada) é mais antigo que nós, se tu procurar achara com facilidade demonstrações e detalhes no youtube e google.


Douglas,

Obrigado pela ajuda.
Quando chegar em casa irei procurar a respeito no youtube.
Achei bacana essa técnica na asa chapeada e fuselagem em compensado, pois, imagino que o custo de construção diminui e muito. Correto?
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Compensado - Como cortar?

Mensagem por rnjorge »

Não necessariamente. Uma asa construída em balsa pode sair até mais barata que o chapeamento. Mas é uma boa alternativa para perfis mais complexos e para asas de perfil mais fino, pois entre o isopor e a balsa podem ser colocados reforços, como fibra de carbono, kevlar ou fibra de vidro. Mas para asas normais, só o isopor e a balsa já fazem uma boa asa, muito resistente e sem torções. Lambre-se que tudo isso depende de um bom corte e bons contramoldes.
Mas SEMPRE terá um aspecto melhor que o isopor com fitas ou com vinil.
Ricardo Jorge
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Compensado - Como cortar?

Mensagem por Victor Stevan »

rnjorge escreveu:Não necessariamente. Uma asa construída em balsa pode sair até mais barata que o chapeamento. Mas é uma boa alternativa para perfis mais complexos e para asas de perfil mais fino, pois entre o isopor e a balsa podem ser colocados reforços, como fibra de carbono, kevlar ou fibra de vidro. Mas para asas normais, só o isopor e a balsa já fazem uma boa asa, muito resistente e sem torções. Lambre-se que tudo isso depende de um bom corte e bons contramoldes.
Mas SEMPRE terá um aspecto melhor que o isopor com fitas ou com vinil.


Entendi.

Bom... Estou aos poucos mexendo em algumas coisas aqui... Querendo montar arco de corte, minha fonte para modificação chegou, etc. Vamos ver se tudo vai dar certo. Caso positivo, queria colocar em prática essa idéia. Faz tempo que estou com isso na cabeça, pois, me parece simples e bem funcional.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
caribeiro
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Out 08, 2012 5:41 pm
Localização: João Pessoa, Paraíba

Re: Compensado - Como cortar?

Mensagem por caribeiro »

O correto seria usar os materiais nobres, se vai usar chapas de balsa na asa devia usa-las tambem na fuselagem. Mas se a ideia é usar compensado o mais correto é cortar com serra tico-tico. as pontas dos dedos agradecem, estilete da para fazear esses cortes sim, mas combinando com força... não é uma boa mistura mas . ja que vai usar isopor nas assas há outras opções no lugar do chapeamento no lugar da balsa. Fibra com epox ou ate polieste sem bem mais barato e claro ha outras opçoes de laminas de madeira.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Compensado - Como cortar?

Mensagem por rnjorge »

Usar fibra de vidro e epóxi é uma boa alternativa, mas, a menos que esteja fazendo a vácuo (vacum bagging) é bem trabalhoso o bom acabamento. Várias demãos de resina diluída até cobrir toda a trama, daí lixa d'água fina, primer, mais lixa e pintura. Fica bom, mas é bem trabalhoso.
Se o peso não for uma das preocupações principais, finas lãminas de outras madeiras no lugar da balsa são também um boa opção, como disse o Caribeiro, seguindo a mesma técnica.
Ricardo Jorge
Responder