Verificação do CG

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Verificação do CG

Mensagem por Bivo »

Ok
andreluizcostaferreira
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 11:54 pm
Localização: Belo Horizonte/ MG

Re: Verificação do CG

Mensagem por andreluizcostaferreira »

Olá,
Seguindo as explicações, etão o CG de asas trapezoidais faz-se como nas zagys. Correto? Ou supoen-se um local e "tenta voar" o tijolo.
Outra coisa:
Aeromodelos acrobaticos,o ideal são motores de KV em que faixa? (ex.: extra 300/ 1,40 de envergadura já com a fuselagem).
Bombeiro de Aerodromo pilotando RC´s.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Verificação do CG

Mensagem por FernandoArt »

Bivo escreveu:Recentemente montei um MXS-R. O vendedor do kit (isopor) me informa que o CG é a 8,4cm do bordo de ataque. Quando faço a verificação do CG apoiando o avião na marcação de 8,4cm próximo da fuselagem, percebo que ele está com tendencia de baixar o nariz, mas quando faço a verificação pela ponta da asa ele está com peso cauda!

Enfim, qual é o procedimento mais adequado para verificar o CG de um modelo como esse?


Asa baixa

Envegadura: 1,35


Amigão eu uso este programinha.. http://fwcg.3dzone.dk/ nunca me deixou na mão, pense só, à um ano e pouco resolvi começar fazer alguns "Mirage" de depron com EDF 6s, aeros pesadinhos na casa dos 2Kg, nunca tinha feito jato, agora o mais interessante de tudo, joguei as medidas nesse programinha aí e saca só CG na tampa... Claro que joguei o primeiro jato pra cima me borrando de medo, mas voou e os demais também voaram... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Olha o teste aí... heheeheh

https://www.youtube.com/watch?v=72MWN5rQnuA
Editado pela última vez por FernandoArt em Qua Dez 30, 2015 8:41 am, em um total de 1 vez.
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Que programinha?
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re:

Mensagem por FernandoArt »

Farleytufao escreveu:Que programinha?

Flying Wing CG Calculator
http://fwcg.3dzone.dk/
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Re: Verificação do CG

Mensagem por Farleytufao »

Obrigado
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Verificação do CG

Mensagem por Bivo »

Obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Verificação do CG

Mensagem por LaercioLMB »

rnjorge escreveu:
Vou me explicar melhor: Na maioria das plantas, o CG que está marcado é medido na raiz da asa.
Com certeza já viu isso dito em inúmeros lugares.
Não estou falando do "cálculo" do CG. Isso já está dito.
Como ele disse que o fabricante sugeria "tantos centímetros do bordo de ataque", isso normalmente significa na raiz da asa.
Em nenhum momento eu falei de 1/3 da corda, nem de asas elípticas ou trapezoidais ou retangulares.


Só para complementar, em uma planta onde é mostrado o CG, é na vista lateral do desenho e como mostrar a corda média na vista lateral?
Por tanto, a leitura da medida que se faz da corda da raiz até o símbolo do CG, não significa que o CG seja medido a partir da raiz da asa, o desenho mostra ali pois já calcularam a posição dele a partir da corda média da asa e nesse caso, depois de ter essa medida, podemos ver em um desenho a medida em qualquer lugar do modelo até o ponto do CG.
Quando não temos a planta demarcada a localização do CG, este deve ser calculado pela corda média da asa e verificado a partir da corda média da asa e não na raiz da asa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Verificação do CG

Mensagem por Bivo »

Já utilizei a determinação do CG a partir da corda média em dois dos meus aeromodelos. Funcionou perfeitamente.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Verificação do CG

Mensagem por Indiana Junior »

Discordo quanto a cg meio caidinho, ou nariz meio caidinho, pelamordedeus, imagina o pessoal da NASA construindo o Columbia e os engenheiros discutindo, e ai jhon deixa o bico da columbia mais caído ou ta bom? Num da ne, o cg sempre deixa o aero reto, zerado o que tem sim é, cg a 33%, ou a 30% ou a 25%, cada modelo e em cada situaçao de voo tem um cg mais adequado indo de 50% ate 10 ou 15%, segundo os modelos q eu já vi.
Responder