cessna Kemp sem saída de ar

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

dandim2001
membro

cessna Kemp sem saída de ar

Mensagempor dandim2001 » 04 Jan 2016 10:12

Bom dia pessoal!
Estou "construindo" meu primeiro aero. Um kit cessna 182 da Kemp aeros.
Só agora com o avião todo montado e entelado, percebi que não tem saída e ar.
No manual não fala nada sobre isso.
Será que não tem problema?!
Uso um motor 2836/8 1100kv
ESC 30
Bateria 3s 2200

FernandoArt
membro

Re: cessna Kemp sem saída de ar

Mensagempor FernandoArt » 04 Jan 2016 10:16

dandim2001 escreveu:Bom dia pessoal!
Estou "construindo" meu primeiro aero. Um kit cessna 182 da Kemp aeros.
Só agora com o avião todo montado e entelado, percebi que não tem saída e ar.
No manual não fala nada sobre isso.
Será que não tem problema?!
Uso um motor 2836/8 1100kv
ESC 30
Bateria 3s 2200

Brother, eu nunca liguei pra esses detalhes em meus aeros...
:P :P :P :P :P :P :P :P

crique
membro

Mensagempor crique » 04 Jan 2016 11:04

Eu me preocupo com a circulação de ar. Um monte de coisa esquentando dentro de uma caixa de isopor tende a elevar bastante a temperatura. Se o esc esquentar demais ele corta o motor, aí já sabe... chão. Já aconteceu comigo, então, coloquei o esc dom lado de fora.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 04 Jan 2016 12:29

crique escreveu:Eu me preocupo com a circulação de ar. Um monte de coisa esquentando dentro de uma caixa de isopor tende a elevar bastante a temperatura. Se o esc esquentar demais ele corta o motor, aí já sabe... chão. Já aconteceu comigo, então, coloquei o esc dom lado de fora.

Pelo menos um pensa, parabéns.

Sim, precisa ter saída de ar e pode ser feita no assoalho da cauda uma saída para que o ar quente possa sair.
Isopor como todos sabem é isolante térmico e boa parte de ESC esquentando é por que não tem ventilação dentro do modelo e a medida que o ar dentro dele vai esquentando, o ESC vai esquentando cada vez mais.
Ter entrada e não ter saída, de nada adianta fazer entrada de ar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

crique
membro

Mensagempor crique » 04 Jan 2016 14:56

Kkk

Pena eu ter aprendido isso com meus próprios erros e não com os alheios... teria me poupado algum trabalho.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 04 Jan 2016 19:46

É, e não esqueça que a bateria também esquenta dentro do aeromodelo e como você faz? Coloca a bateria do lado de fora também ? KKKKKKKKKKKKKKK
Não podemos esquecer isso, pois a bateria quando incha, ela esquentou e sem ventilação, esquenta mais rápido ainda.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

zocra
membro

Mensagempor zocra » 04 Jan 2016 22:30

A saida sempre maior q a entrada, pq o ar qdo esquenta expande

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 05 Jan 2016 08:36

zocra escreveu:A saida sempre maior q a entrada, pq o ar qdo esquenta expande

Verdade

dandim2001
membro

Mensagempor dandim2001 » 06 Jan 2016 09:13

E se eu colocar um cooler bem pequeno (4,5cm de 0.06A) na janela traseira. Será que funciona?
Ou um de 7,5cm com 0.14A

olha o avião.
https://m.youtube.com/#/watch?v=rcih3aAMg_8

Jacimar
membro

Mensagempor Jacimar » 06 Jan 2016 09:43

dandim2001 escreveu:E se eu colocar um cooler bem pequeno (4,5cm de 0.06A) na janela traseira. Será que funciona?
Ou um de 7,5cm com 0.14A

olha o avião.

Bom dia prezados ! acho que não precisa tanto, a maior geração de calor é durante o voo e o próprio movimento do avião promoverá a refrigeração, desde que haja entrada e saída de ar dentro da fuselagem . . . abraço.

FernandoArt
membro

Mensagempor FernandoArt » 06 Jan 2016 10:42

Jacimar escreveu:
dandim2001 escreveu:E se eu colocar um cooler bem pequeno (4,5cm de 0.06A) na janela traseira. Será que funciona?
Ou um de 7,5cm com 0.14A

olha o avião.

Bom dia prezados ! acho que não precisa tanto, a maior geração de calor é durante o voo e o próprio movimento do avião promoverá a refrigeração, desde que haja entrada e saída de ar dentro da fuselagem . . . abraço.

Concordo plenamente Jacimar, pois o ar entra pelas frestas do capô, no encaixe da asa geralmente fica um fresta, nas lincagens geralmente abrem-se frestas para passar o arame ou vareta de fibra, no final da fuselagem geralmente é aberto, ou seja, pela lógica no próprio arrasto o ar de dentro é puxado para fora... mas nunca é demais abrir uma entrada de ar... eu particularmente nunca o fiz...
:P :P :P :P :P :P :P :P

dandim2001
membro

Mensagempor dandim2001 » 06 Jan 2016 12:03

FernandoArt escreveu:
Jacimar escreveu:
Ou um de 7,5cm com 0.14A

olha o avião.

Concordo plenamente Jacimar, pois o ar entra pelas frestas do capô, no encaixe da asa geralmente fica um fresta, nas lincagens geralmente abrem-se frestas para passar o arame ou vareta de fibra, no final da fuselagem geralmente é aberto, ou seja, pela lógica no próprio arrasto o ar de dentro é puxado para fora... mas nunca é demais abrir uma entrada de ar... eu particularmente nunca o fiz...

No Cessna não fica aberto no final da fuselagem, porque a cauda dele é redonda e termina todas as partes se encontrando no final da cauda.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 06 Jan 2016 12:41

Se ficar frestas no encaixe das asas, significa que a asa está mal apoiada na fuselagem e pode afetar no voo e nem se dar conta que a tendência do aeromodelo é por asa mal encaixada.
Sempre se usou uma fita de feltro fininho para garantir 100% o assentamento da asa na fuselagem.
Sempre se usou isso, mas de uns tempos para cá, a qualidade das construções tem caído vertiginosamente.
Um bom exemplo, deixe pequenas frestas nos vidros do carro quando estiver viajando e veja se realmente ventila alguma coisa dentro do carro.
Mas não use o ventilador do carro e nem o ar condicionado.
O carro vai estar se deslocando e quero ver se há circulação de ar dentro do carro dessa forma.

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”