Helice correta NTM 4238

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
rogerionovaes
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Abr 06, 2012 8:09 pm
Localização: RIO CLARO, SÃO PAULO

Helice correta NTM 4238

Mensagem por rogerionovaes »

Ola amigos.

Tenho um Stick asa alta de 1,20m da Flying Circus, voando com um motor elétrico NTM 4238 de 750Kv, com bateria 4500ma 4S da Zippy compact e uma helice Turnigy 14x6 de madeira, recomendada pelo fabricante do motor.
Voa perfeito, em full o motor tenho 13 minutos de voo e todo o conjunto, motor e bateria, depois do voo fica frio, sem esquentar.

Apos um pouso ruim, quebrou o trem de pouso e a hélice quebrou, recorri a uma reserva Master Airscrew eletrica de plastico de 14x6, mesma medida.

Ja no primeiro voo, que não foi em full o motor, em 8 minutos o bip avisou bateria fraca e apos o pouso pude verificar aquecimento elevado do motor e bateria quente, levemente inchada.

Obviamente a hélice nova não casou com o motor, sobrecarregando.

Peço a opinião de voces, mais experientes para decidir se compro outra Turnigy madeira e espero 3 meses até chegar da HobbyKing ou encaro varias outras até casar, no caso que medidas recomendam?

Grato, Rogerio
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Helice correta NTM 4238

Mensagem por rnjorge »

Compre um wattmeter antes que seja tarde.
Hélices, mesmo com a mesma medida não são iguais. Tem que usar um aparelho destes para ver a corrente consumida ao usar cada hélice.
Não existe "casar". Cada combinação de passo e diâmetro vai dar uma característica diferente ao voo. Cada desenho de hélice também. O que tem nas características do motor na HobbyKing (que não são lá muito confiáveis) é que o limite para este motor é 55A. Não sei o da sua bateria.
O que deve ter acontecido é que, ao usar a Master Airscrew, o consumo foi muito além do que a bateria suporta (o número de "C"s da bateria).
Mas ainda me resta a pergunta: Se este é o Stick 25 (122 cm de asa), por que alguém estaria usando um sistema de 800w num avião projetado para ao redor de 220w?
Ricardo Jorge
rogerionovaes
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Abr 06, 2012 8:09 pm
Localização: RIO CLARO, SÃO PAULO

Re: Helice correta NTM 4238

Mensagem por rogerionovaes »

Agradeço muito Ricardo Jorge, percebi que deu uma grande atenção para os dados que postei. Obrigado mesmo.
Por um lado fui desleixado, tenho o wattmetro, realmente já poderia ter comprovado que a hélice master esta ultrapassando os 55a
Em relação a bateria tem descarga alta 40c, como também já voei com a mesma helice de madeira em 3s 25c e tive aquecimento minimo.
Você tem toda razão em relação ao consumo, muito alem que suporta as baterias com essa hélice master, mas como elas são da mesma medida, comprimento e passo, não imaginei tanta diferença assim.
Sobre tanta potencia no aero, eu uso para 3d e manobras acrobáticas, principalmente subidas verticais. Sobe como um canhão!

Muito obrigado novamente, Ab
rogerionovaes
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Abr 06, 2012 8:09 pm
Localização: RIO CLARO, SÃO PAULO

Re: Helice correta NTM 4238

Mensagem por rogerionovaes »

Ricardo, se eu limitar o acelerador no wattímetro em até 55a em teoria meu problema estará resolvido, concorda?
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Helice correta NTM 4238

Mensagem por rnjorge »

Sim e não. A velocidade é dada por uma somatória de pulsos de corrente de frações de segundo. Isso, transportado para a vida real, vai dar a velocidade de rotação do motor. Então, a priori, estará sempre funcionando com sobrecarga.
Na prática pode ser que não mude muito.
Mas por que não experimentar com algumas hélices, medindo a corrente com cada uma delas?
Comece com uma 12x6 e vá aumentando, preferencialmente do mesmo tipo e marca. Mas atenção aos limites de RPM de cada hélice que experimentar.
Eu, pessoalmente, não gosto de usar meus sistemas além de uns 80% do máximo uso contínuo recomendado. Assim eles duram mais.
Ainda me lembro de quando coloquei um antigo AstroFlight 15 cobalto numa lancha. Sem medir a corrente com a hélice na água...
A bichinha voava baixo até que parou! E eu tinha uns 150 dólares de metais derretidos dentro dela.
Ricardo Jorge
Responder