Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por rnjorge »

Recebi este link hoje. Talvez sirva para seu projeto

http://aerofred.com/details.php?image_id=96130
Ricardo Jorge
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por GabrielBlancos »

Quanto ao funcionamento do projeto, hoje tive uma nova ideia. O projeto até então seria alimentado totalmente pelo sistema gerador (placas fotovoltaicas), e em caso de queda na potência gerada, bateria de backup entraria em ação para suprir os equipamentos mais necessitados. Inicialmente, o aero seria tracionado por 4 motores, (empuxo de aproximadamente 1,6 kg). Este sistema me exigiria uma quantidade consideravelmente alta de placas fotovoltaicas, e consequentemente uma elecada área nas asas do avião (cerca de 60 placas, sendo = 30 * 0,5V =15 V / 8A paralelo com mais 30 placas da mesma configuração). No fim, seriam 15V/16A o previsto para o sistema com envergadura de 4,8 metros).
Pensando em algum método alternativo que pudesse diminuir a exigência da quantidade de placas. Cheguei a esta configuração (valores simbólicos, somente para efeito de cálculo).

Por se tratar de um moto planador, devo levar em consideração sua alta capacidade de planeio (partindo do pré suposto que seja um aero bem construído e de alta eficiência), e também a potência do motor elevar-se em momentos para ganho de altitude. Pensando nisso, realizei alguns cálculos (me corrijam caso esteja errado) para simular esta nova configuração.

Bateria de 2200mAh - 20C
Motor MT3510 600kv - Hélice Carbono 1340 (motor citado por mim em post anterior)
30 Placas Fotovoltaicas - 30 *0,54 = 16,2V (garantia dos 12V a qualquer hora do dia enquanto houver sol) e corrente 8A-9A
Envergadura 2,8 m
Peso (aproximado) 1,6kg RTF (peso embutido para FPV)

Segundo a tabela do fabricante, o motor exigindo 10A, gera um empuxo de 1090g, aproximadamente 2/3 do peso total. Com essa potência constante, TOTALMENTE alimentado pela bateria, o voo duraria cerca de 12-13 min.
Meu sistema gerador não consegue me fornecer uma potência com os 10A exigidos pelo motor. Seguindo os cálculos acima, teria os 12 min de voo somente na bateria, desconsiderando meu sistema de geração. Com o controlador de carga, pretendo monitorar o consumo do sistema, e realizar o chaveamento quando o mesmo ultrapasse 6A. A partir daí, o motor do aero passará a ser alimentado pelo sistema gerador e bateria em paralelo, solicitando 12V/5A em cada um dos sistemas (bateria interna/sistema gerador). Ao pé da letra, dobraria o tempo de duração da minha bateria, que antes ao fornecer os 10A era de 12 min, e agora com 5A, aproximadamente 24min.
Os números são baseados em potência constante. Ou seja, o aero com rpm do motor fixo (6610 RPM). Mas esta ocasião com tal RPM, seria utilizado somente para ganho de altitude. Sendo assim, minha velocidade de cruzeiro, após ganho de altitude, exigiria um empuxo mais baixo para manter o aero em voo. Pensando nisso, um empuxo de 730g ou menos, exigiria cerca de 6A (corrente aceitável para o sistema gerador). Ainda assim sobrariam cerca de 2A para que o meu sistema de baterias fosse recarregado enquanto se encontra em repouso. As principais vantagens em apostar em um sistema de chaveamento, é a diminuição da envergadura, quantidade de placas, e o gasto com os materiais citados.

Essas, são ideias iniciais. Tudo o que temos hoje, foi preciso sofrer alterações para chegar no ponto em que se encontra.

Aguardo comentários.

Novamente peço colaboração dos demais membros. Gosto de considerar todos os comentários. Como disse: cada um visualiza por um lado. Um como piloto, outro como construtor, outro como engenheiro, outro como usuário, e assim por diante. Isso me fornece uma visão totalmente ampla do projeto, que, sozinho não sou capaz de enxergar.

Obrigado.
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
Santos Dumont
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por rnjorge »

Onde está comprando suas células fotovoltaicas?
Ricardo Jorge
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por GabrielBlancos »

Não comprei ainda Jorge, estou averiguando as informações deste vendedor quanto a especificação das células. O mesmo já me enviou o vídeo comprovando seu funcionamento.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 56x156-_JM
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
Santos Dumont
Avatar do usuário
hotpot
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Fev 26, 2014 2:25 pm
Localização: Hannover

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por hotpot »

não sou engenheiro, por isso não vou opinar.
Sigo esse assunto em diversos fórums. Se vc tiver familiariedade com inglês, é só seguir os passos desse povo aqui:
http://flitetest.com/articles/our-solar ... p-surprise
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2519363
Esse cara aqui é um imperativo pra vc e qualquer outro aficcionado por rc assinarem. ele é f**a. a brincadeira dele vai até o episódio 4. Assista antes de comprar qualquer coisa pra não errar a toa: https://www.youtube.com/watch?v=mS2UvS0Jb_8

tem essa galera aqui, de universidades e com budget muito maior, que conseguiram 80 horas sem descer e agora estão testando na amazônia. Leitura muito proveitosa
http://www.atlantiksolar.ethz.ch/
spywork
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Mar 25, 2017 12:02 am
Localização: Goiânia

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por spywork »

Muito me interessa este projeto...
Até estava pensando em montar algo assim... sem dó de tamanho de envergadura...

Como ficou o projeto? Concluiu?
Fã DJI
Tenho Drones: Racer, Cinewhoop, Endurance.
Radio: FrSky Taranis Qx7
Piloto de aeronaves tripuladas.
Responder