reforço asa isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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nillo
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reforço asa isopor

Mensagempor nillo » 01 Abr 2016 11:42

Bom dia Galera. Estou com dúvida para calcular o ponto certo para colar as varetas de fibra de vidro em asas de isopor. Sei que deve ser 1/3 da corda. Mas devo considerar o aileron na conta? ou retiro a medida dele e pego 1/3 do que sobrou?

Alexandre Neto
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Re: reforço asa isopor

Mensagempor Alexandre Neto » 01 Abr 2016 12:03

O aileron faz parte da asa, portanto mede ele junto.

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LaercioLMB
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Re: reforço asa isopor

Mensagempor LaercioLMB » 01 Abr 2016 12:21

Se o aileron é embutido no perfil da asa, conta ele junto. Se é aquelas chapinhas coladas no bordo de fuga da asa, não conta eles junto, pois dessa forma eles não fazem parte da corda da asa e não adianta tentar crer que faça, pois não faz. Pura física isso e a física a gente não muda, por mais que queiramos mudar.
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Re: reforço asa isopor

Mensagempor nillo » 01 Abr 2016 12:28

LaercioLMB escreveu:Se o aileron é embutido no perfil da asa, conta ele junto. Se é aquelas chapinhas coladas no bordo de fuga da asa, não conta eles junto, pois dessa forma eles não fazem parte da corda da asa e não adianta tentar crer que faça, pois não faz. Pura física isso e a física a gente não muda, por mais que queiramos mudar.


Nesse caso, o mesmo raciocínio vale para calcular o CG?

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor Alexandre Neto » 01 Abr 2016 13:01

LaercioLMB escreveu:Se o aileron é embutido no perfil da asa, conta ele junto. Se é aquelas chapinhas coladas no bordo de fuga da asa, não conta eles junto, pois dessa forma eles não fazem parte da corda da asa e não adianta tentar crer que faça, pois não faz. Pura física isso e a física a gente não muda, por mais que queiramos mudar.



Vc quer dizer que ailerons feitos de deprom colocados no bordo de fuga da asa não gera nada de sustentação? Experimenta colocar uma chapinha de deprom no bordo de fuga de uma asa e vai perceber que o planeio do aeromodelo se altera totalmente. E se for um shockflyer que a chapinha como vc diz tem quase metade da largura da asa, tambem não conta?

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor John-Henrique » 01 Abr 2016 14:26

@ LAERCIO
Discordo neste caso, o aileron irá influenciar no planeio e acho que deve ser considerado também no bordo de fuga. Querendo ou não ele existe ali, estando dentro ou fora do asa, poderíamos até olhar para ele com outro ponto de vista...
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Re: reforço asa isopor

Mensagempor snag » 01 Abr 2016 15:03

Dêem uma olhada neste vídeo interessante do youtube:



Esse vídeo costuma ser usado para desmentir o mito de que o fluxo de ar se separa no bordo de ataque e se encontra novamente no bordo de fuga... Muita gente não entende porque o ar se acelera e credita essa aceleração ao "caminho mais longo" que o ar precisa percorrer na superfície superior da asa (perfil com câmber)... Mas isso é outra estória!

Mas imaginem que vocês adicionem uma chapinha no bordo de fuga do perfil mostrado no vídeo. O que vai acontecer?

O ar vai continuar passando mais rápido na parte superior do perfil + chapinha! Conclusão: a chapinha também gera sustentação! Ponto final!!

Realmente, é só uma questão de Física... Só que é preciso entendê-la!!

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor Alexandre Neto » 01 Abr 2016 15:23

snag escreveu:Dêem uma olhada neste vídeo interessante do youtube, especialmente entre 20 e 40s:



Esse vídeo costuma ser usado para desmentir o mito de que o fluxo de ar se separa no bordo de ataque e se encontra novamente no bordo de fuga... Muita gente não entende porque o ar se acelera e credita essa aceleração ao "caminho mais longo" que o ar precisa percorrer na superfície superior da asa (perfil com câmber)... Mas isso é outra estória!

Mas imaginem que vocês adicionem uma chapinha no bordo de fuga do perfil mostrado no vídeo. O que vai acontecer?

O ar vai continuar passando mais rápido na parte superior do perfil + chapinha! Conclusão: a chapinha também gera sustentação! Ponto final!!

Realmente, é só uma questão de Física... Só que é preciso entendê-la!!


Exatamente, física e também aerodinâmica, qualquer detalhe acrescentado a uma asa altera o seu perfil e nesse caso a sua corda. Questão de física, aerodinâmica e lógica.

Resumo da questão:Sempre inclua o aileron ao medir a corda de uma asa.

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor nillo » 01 Abr 2016 15:36

Então para o cálculo do CG devo levar em consideração o aileron. E esse encontra-se a 1/3 (geralmente) da corda. E é nesse ponto que vai ocorrer o maior esforço por isso devo colocar o reforço na mesma linha do CG? correto?

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor Alexandre Neto » 01 Abr 2016 15:47

Correto, duas varetas na linha do CG uma por cima e uma por baixo.

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor LaercioLMB » 01 Abr 2016 16:11

Vamos tentar explicar melhor se o raciocínio não funciona.
O que faz um perfil gerar sustentação?
É a diferença de pressão em baixo e em cima da asa.
Por que existe essa diferença de pressão?
Por que o desenvolvimento da parte superior do perfil é maior do que a parte inferior.
O que é o desenvolvimento?
É a medida do eixo do bordo de ataque até o eixo do bordo de fuga.
Coloque uma trena medido uma asa por cima e depois medindo por baixo do perfil.
Verão que a medida da parte de cima do perfil é maior do que a parte de baixo.
Entendido até aí? Beleza então.
Se já está entendido até aí, vamos adiante.
O ar quando passa pelo perfil, por cima tem uma área maior para se deslocar do que por baixo e por tanto, o ar que se desloca por cima do perfil, se desloca mais rápido do que por baixo e é aí que começa a diferença de pressão em um perfil, sendo a pressão na parte de cima, inferior a parte de baixo.
Entendido até aí? Beleza então.
Agora coloquem a famosa chapinha de aileron no bordo de fuga da asa e meçam a parte de cima da chapinha e a parte de baixo da chapinha, verão que a medida é a mesma, ou seja, o ar que passa por ela, terá a mesma velocidade tanto em cima quanto em baixo e isso gera diferença de pressão em cima e em baixo dessa chapinha que a maioria jura de pé junto que gera sustentação?
Ahhh, mas em um shockflyer ....
Um shockflyer? que comparação mais absurda.
Todos sabemos que os shockflyers voam com as caudas penduradas, ou seja, a asa chata está gerando uma suposta sustentação por que está inclinada em ascendência em relação ao deslocamento do shockflyer em voo.
Isso é gerar sustentação? Indiretamente sim já que a asa está inclinada e se forma uma turbulência de ar sobre a asa diminuindo a pressão sobre a asa, mas não muito já que se diminuir muito a velocidade ele nem planar consegue, pois não tem perfil na asa para isso.
Agora vão me dizer que aquela chapinha colocada no bordo de fuga de uma asa com perfil, seguindo a linha do eixo do perfil irá gerar sustentação a mais?
Acho que faltaram as aulas de física que explica sobre isso.
Se aquela chapinha colocada no bordo de fuga da asa com perfil, ficar ligeiramente inclinada para baixo, irá ajudar sim na sustentação, pois irá atuar como flap, mas se ficar reta como fazem, estar lá e não estar não vai mudar a sustentação gerada pelo perfil, pois a única função daquela chapinha é desviar o fluxo de ar que passa pelo pefil da asa, fazendo a ponta da asa subir ou descer conforme o comando dado.
Se querem continuar a acreditar que aquela chapinha colocada no bordo de fuga de uma asa com perfil vai aumentar a sustentação da forma como tem sido usada, sinto muito, mas não tenho mais em que ajudar.


Usem como base o vídeo postado acima, embora não consigam perceber a diferença de velocidade que o ar passa por cima e por baixo do perfil.
Notem que quando inclina o perfil de forma ascendente, a medida que essa inclinação aumenta, a turbulência sobre o perfil também aumenta e com isso, o arrasto também aumenta e chega em um ponto onde a sustentação é prejudicada já que o ar descola do perfil e se transforma somente em turbulência sobre o perfil.
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Re: reforço asa isopor

Mensagempor sego » 01 Abr 2016 17:30

É isso snag.Valeu.

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor crique » 02 Abr 2016 16:25

Não quero criar polêmica mas apenas expor a experiência prática que tive.
Construí um stick com ailerons "abinha" e eles não contavam no cálculo do cg. O comportamento do aero era de avião com peso de nariz. Eu cortava o motor e ele mergulhava de imediato.
Passei a contar com os ailerons no cálculo do cg e o voo mudou. Cortando o motor ele perdia altitude aos poucos.
Resumindo, na teoria esse tipo de aileron pode até não gerar sustentação mas na prática sim.
Claro que outro fator pode ter causado esse novo comportamento do aero, no entanto, pelo empirismo, parece que o aileron abinha faz parte da corda.
Friso que não quero polemizar, apenas contar o que me aconteceu. Nem da área de exatas eu sou kkkkk.

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor LaercioLMB » 02 Abr 2016 19:20

crique escreveu:Não quero criar polêmica mas apenas expor a experiência prática que tive.
Construí um stick com ailerons "abinha" e eles não contavam no cálculo do cg. O comportamento do aero era de avião com peso de nariz. Eu cortava o motor e ele mergulhava de imediato.
Passei a contar com os ailerons no cálculo do cg e o voo mudou. Cortando o motor ele perdia altitude aos poucos.
Resumindo, na teoria esse tipo de aileron pode até não gerar sustentação mas na prática sim.
Claro que outro fator pode ter causado esse novo comportamento do aero, no entanto, pelo empirismo, parece que o aileron abinha faz parte da corda.
Friso que não quero polemizar, apenas contar o que me aconteceu. Nem da área de exatas eu sou kkkkk.



Só que tem um detalhe, CG a 1/3 da corda nem sempre é válido, ainda mais em um stick.
Se o princípio de Berboulli tem falhas? Quem sabe, pois teorias são teorias mesmo, ainda mais de quem não sabe explicar.
Então vamos para o efeito Coanda e as leis de Newton.
Se é para usar links, vamos usar links então.
http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 1000400009
Volto a frisar, pois parece que alguns só pegam o que querem.
Se deixar os ailerons chapinha um pouco inclinados para baixo, eles atuarão na sustentação sim, mas se deixarem retos com o eixo do aeromodelo como na maioria das vezes, eles não irão influenciar em nada na sustentação.

Aqui tem um link em que fala na teoria de Bernoulli X Isaac Newton e que prova que uma chapinha com incidência 0, produz 0 de sustentação.
http://www2.uesb.br/matematicajq/images/projeto.pdf
Inclinando ela gera alguma sustentação? Foi isso que eu falei se deixarem os ailerons de chapinha inclinados para baixo, mas alguns não veem isso, preferem acreditar que a chapinha no bordo de fuga de um perfil vai gerar sustentação e contar como corda da asa. Volto a dizer, vai se estiver ligeiramente inclinado para baixo, pois do contrário, ter e não ter é a mesma coisa na sustentação.
Pergunto.
Se uma asa com chapa gera sustentação, por que então perdem tempo fazendo perfis nas asas?
Um perfil precisa de incidência positiva para gerar sustentação? Não precisa.
Existem perfis simétricos com medidas exatamente iguais tanto em cima quanto em baixo?
Sim, existe, mas por que não são muito usados ou raramente são usados?
Até bem pouco tempo algumas teorias de Einstein eram contestadas e discordadas e foram comprovadas estarem corretas.
Ou seja, se é preciso usar da teoria de outra pessoa para dizer algo que não sabe com próprias palavras, que não diga nada.
Podemos discordar? Podemos, por isso temos liberdade de termos nossas ideias e de discuti-las feito gente.
Tenho aeromodelo em que o CG é a 28% e os ailerons fazem parte do perfil da asa. Então quer dizer que pelo aileron estar no perfil e a corda da asa ser contada com o aileron o CG mudou para 28% ?


Querem crer que ailerons de chapinha no bordo de fuga da asa conta como corda? Tudo bem, se tentou dizer algo e se não acreditam, muita gente também ria de Isaac Newton, de Albert Einstein, de Jorge Alberto Santos Dumont, e nem por isso eles desistiram.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor snag » 03 Abr 2016 00:12

croque escreveu:...Resumindo, na teoria esse tipo de aileron pode até não gerar sustentação mas na prática sim...


Ué, quem disse que na teoria esse tipo de aileron não gera sustentação?

Dá uma olhada no vídeo que postei acima (se ainda não viu) e repare que, quando as "trilhas de fumaça" são "pulsadas", em câmera lenta é perfeitamente possível verificar que o fluxo de ar sobre o perfil é muito mais veloz que o fluxo sob o perfil.
Agora, imagina uma plaquinha adicionada ao bordo de fuga do perfil. E imagina que a plaquinha esteja alinhada com o perfil (não precisa estar inclinada para baixo como um flap). Essa plaquinha com certeza vai provocar algum arrasto adicional (arrasto friccional ou “skin drag”) mas vai continuar separando o fluxo de cima da perfil (mais veloz) do fluxo abaixo do perfil (menos veloz). Então se você tem uma diferença na velocidade do ar entre a superfície superior e a superfície inferior da plaquinha, você tem diferença de pressão. E, portanto, sustentação!!! Bom, isso é a teoria. E você confirmou na prática!

Por falar em “plaquinha”, quando procurava o vídeo postado acima, achei um vídeo sobre testes do perfil KFM num túnel de vento:

Mesmo considerando o equipamento primitivo (homemade) do rapaz, os resultados são bem interessantes. E, o mais importante, parecem confirmar o que os usuários adeptos desses perfis costumam falar.



Sobre o post acima:
- Alguém realmente acredita que ele leu ou entendeu o que está escrito nos links que postou?
- Vejamos, logo no começo do link http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 1000400009 , há um trecho que fala que a tal da teoria da sustentação baseada na diferença do comprimento (ou “desenvolvimento”) percorrido pelo ar citado por ele mesmo no post anterior está ERRADA! Algum comentário dele sobre o assunto? Nenhum!!!
- E ao postar o segundo link http://www2.uesb.br/matematicajq/images/projeto.pdf , o sujeito volta a escancarar a própria ignorância. Mais ou menos como no caso do tópico viewtopic.php?f=6&t=181029 : da mesma forma que não dá para comparar um aileron com uma placa separada inclinada, não dá para comparar um aileron com um perfil plano isolado.


Noutro dia, um colega se perguntou se o problema do cara seria alguma coisa que Freud pudesse explicar...
E agora o sujeito está se comparando ao Newton e ao Eistein...
Eu, hein?!!!

isac 182/cub
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Re: reforço asa isopor

Mensagempor isac 182/cub » 03 Abr 2016 00:56

Galera, faz muuito tempo que nao entro aqui no forum, estou querendo postar um artigo sobre fpv e esclarecer algumas duvidas, alem de compartilhar a construção de uma zagi fpv mas ta tudo mudado, nao sei mais como postar. Alguem me auxilia?

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor Jacimar » 03 Abr 2016 08:46

isac 182/cub escreveu:Galera, faz muuito tempo que nao entro aqui no forum, estou querendo postar um artigo sobre fpv e esclarecer algumas duvidas, alem de compartilhar a construção de uma zagi fpv mas ta tudo mudado, nao sei mais como postar. Alguem me auxilia?



Se entendi bem você quer abrir um novo tópico, certo ? se for, é só ir na página inicial do fórum e rolar a tela até o item técnicas -> FPV e no canto superior esquerdo, se não me falha a memória, tem o botão novo tópico . . . abraço.

isac 182/cub
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Re: reforço asa isopor

Mensagempor isac 182/cub » 05 Abr 2016 15:38

Todo lugar que eu clico da essa mensagem "The requested page “faq” is not available." oq fizeram com o site? Eu quero postar um projeto que estou iniciando sobre uma Zagi Fpv mas não consegui abrir um topico seguindo oq vc me disse amigo. Teria como me ajudar falando como fez o seu topico? quero criar um sobre uma construção minha mas nao lembro

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor John-Henrique » 05 Abr 2016 16:26

Mano, vai até a sessão FPV e clica no botão Criar tópico... :roll:
viewforum.php?f=9

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor mmoreto » 05 Abr 2016 16:46

Eu tinha um extra 120 o da radar, alguns devem conhecer!
O aileron se soltou completamente em voo!
Inicialmente fiquei feliz, pois como ele não ficou pendurado, logo imgainei, não vai gerar arrasto, logo vou pousar sem problemas com o que sobrou e um pouco de leme!
So que não....
segundos depois, percebi que a falta do aileron não gerava sustentação na asa, e mesmo tentando aumentar a velocidade, ele tendia a cair, tentei um pouso chutado, mesmo assim na curva não deu!

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor John-Henrique » 05 Abr 2016 16:56

Ele ficou com "asas" diferentes, penso que só de ter a diferença na asa ele já deveria apresentar uma tendencia de curva e descida.

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor mmoreto » 05 Abr 2016 17:00

John-Henrique escreveu:Ele ficou com "asas" diferentes, penso que só de ter a diferença na asa ele já deveria apresentar uma tendencia de curva e descida.


a ponta da asa tinha quase que o tamanho do aileron, penso q vc tem razão, mas ele dava aquelas caídas bruscas, como falta de sustentação mesmo! não somente a tendencia de ficar descendo a asa com aileron faltante!

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor kmargos » 11 Abr 2016 11:28

Pelo que eu sei um avião com asa SEM perfil gera sustentação dependendo da inclinação e seu CG fica no meio da asa ( com aileron).
Resumindo, não importa o perfil da asa, o negocio é pegar o centro de gravidade natural da asa. Um asa perfilada terá seu CG perto do bordo de ataque (aproximadamente 1/3) pois ali tem mais massa que no bordo de fuga.

Mais ou menos isso que quero dizer.... https://www.youtube.com/watch?v=17Wnnq7GhdM

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Re: reforço asa isopor

Mensagempor Farleytufao » 09 Ago 2016 03:58

snag escreveu:
Dá uma olhada no vídeo que postei acima (se ainda não viu) e repare que, quando as "trilhas de fumaça" são "pulsadas", em câmera lenta é perfeitamente possível verificar que o fluxo de ar sobre o perfil é muito mais veloz que o fluxo sob o perfil.
Agora, imagina uma plaquinha adicionada ao bordo de fuga do perfil. E imagina que a plaquinha esteja alinhada com o perfil (não precisa estar inclinada para baixo como um flap). Essa plaquinha com certeza vai provocar algum arrasto adicional (arrasto friccional ou “skin drag”) mas vai continuar separando o fluxo de cima da perfil (mais veloz) do fluxo abaixo do perfil (menos veloz). Então se você tem uma diferença na velocidade do ar entre a superfície superior e a superfície inferior da plaquinha, você tem diferença de pressão. E, portanto, sustentação!!! Bom, isso é a teoria. E você confirmou na prática!

mas no caso, quem gerou a sustentação foi o perfil e não a plaquinha do aileron, Não? ela só mantém o fluxo que recebeu do perfil. se não houvesse, provavelmente ela não iria gerar sustentação não acha? um abraço!
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