reforço asa isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
mmoreto
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:44 am
Localização: Brasília - DF

Re: reforço asa isopor

Mensagem por mmoreto »

Eu tinha um extra 120 o da radar, alguns devem conhecer!
O aileron se soltou completamente em voo!
Inicialmente fiquei feliz, pois como ele não ficou pendurado, logo imgainei, não vai gerar arrasto, logo vou pousar sem problemas com o que sobrou e um pouco de leme!
So que não....
segundos depois, percebi que a falta do aileron não gerava sustentação na asa, e mesmo tentando aumentar a velocidade, ele tendia a cair, tentei um pouso chutado, mesmo assim na curva não deu!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: reforço asa isopor

Mensagem por John-Henrique »

Ele ficou com "asas" diferentes, penso que só de ter a diferença na asa ele já deveria apresentar uma tendencia de curva e descida.
Avatar do usuário
mmoreto
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:44 am
Localização: Brasília - DF

Re: reforço asa isopor

Mensagem por mmoreto »

John-Henrique escreveu:Ele ficou com "asas" diferentes, penso que só de ter a diferença na asa ele já deveria apresentar uma tendencia de curva e descida.


a ponta da asa tinha quase que o tamanho do aileron, penso q vc tem razão, mas ele dava aquelas caídas bruscas, como falta de sustentação mesmo! não somente a tendencia de ficar descendo a asa com aileron faltante!
kmargos
membro
Mensagens: 441
Registrado em: Dom Set 23, 2012 4:20 pm
Localização: Belo Horizonte

Re: reforço asa isopor

Mensagem por kmargos »

Pelo que eu sei um avião com asa SEM perfil gera sustentação dependendo da inclinação e seu CG fica no meio da asa ( com aileron).
Resumindo, não importa o perfil da asa, o negocio é pegar o centro de gravidade natural da asa. Um asa perfilada terá seu CG perto do bordo de ataque (aproximadamente 1/3) pois ali tem mais massa que no bordo de fuga.

Mais ou menos isso que quero dizer.... https://www.youtube.com/watch?v=17Wnnq7GhdM
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Re: reforço asa isopor

Mensagem por Farleytufao »

snag escreveu:
Dá uma olhada no vídeo que postei acima (se ainda não viu) e repare que, quando as "trilhas de fumaça" são "pulsadas", em câmera lenta é perfeitamente possível verificar que o fluxo de ar sobre o perfil é muito mais veloz que o fluxo sob o perfil.
Agora, imagina uma plaquinha adicionada ao bordo de fuga do perfil. E imagina que a plaquinha esteja alinhada com o perfil (não precisa estar inclinada para baixo como um flap). Essa plaquinha com certeza vai provocar algum arrasto adicional (arrasto friccional ou “skin drag”) mas vai continuar separando o fluxo de cima da perfil (mais veloz) do fluxo abaixo do perfil (menos veloz). Então se você tem uma diferença na velocidade do ar entre a superfície superior e a superfície inferior da plaquinha, você tem diferença de pressão. E, portanto, sustentação!!! Bom, isso é a teoria. E você confirmou na prática!

mas no caso, quem gerou a sustentação foi o perfil e não a plaquinha do aileron, Não? ela só mantém o fluxo que recebeu do perfil. se não houvesse, provavelmente ela não iria gerar sustentação não acha? um abraço!
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Responder