Linkagem de Profundor com empenagem tipo "T" - Dúvidas

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gustavo Carvalho
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 9:58 pm
Localização: Curitiba

Linkagem de Profundor com empenagem tipo "T" - Dúvidas

Mensagem por Gustavo Carvalho »

Fala Rapaziada!
Tudo certo?


Há muito tempo tenho visto aeros com empenagem tipo "T". Acho linda essa configuração! Mas não tenho ideia de como linkar uma. Estou querendo construir o meu aero com esta empenagem. Agora só preciso descobrir como fazer ela (rs).
Pelo tamanho e peso do meu projeto, acredito que um servo na cauda só vai pesar e atrapalhar. Gostaria de saber dos amigos se tem como linkar o pronfundor lá do topo passando pelo estabilizador vertical e cruzar praticamente toda a extensão do aero (quero deixa o servo em baixo da asa).


Grande abraço a todos!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Linkagem de Profundor com empenagem tipo "T" - Dúvidas

Mensagem por Douglas Lenz »

Gustavo

Antes da popularização dos mini e micro servos, sempre se construiu aeromodelos com cauda em T e nunca se teve maiores problemas para fazer a lincagem do profundor.

Apesar de achar que tu poderia colocar um servo de 5g ou mesmo de 9g na deriva e pronto teu problema está resolvido, podes fazer a lincagem com tubo plástico e arame aço (1.2mm) dentro. Este é o melhor tipo de material para lincagem tendo em vista que em determinado momento este tubo e arame terão que subir até o profundor.

Não inventa de fazer com vareta de fibra que quando tu fizer a dobra do tubo para levar até o profundor, ao colocar a vareta de fibra esta curva travará a vareta e o comando vai ficar muito pesado "preso" e teu servo vai queimar.

No fim, com este sistema acho que ficará mais pesado do que um servo na deriva, mas...
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Gustavo Carvalho
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 9:58 pm
Localização: Curitiba

Re: Linkagem de Profundor com empenagem tipo "T" - Dúvidas

Mensagem por Gustavo Carvalho »

Douglas,

Muito obrigado pelas dicas! As ideias aqui já começaram a rolar (rs)!
Mas eu confesso que acreditava se tratar de algum tipo de sistema que fizesse a quebra de ângulo.

Abraço!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Linkagem de Profundor com empenagem tipo "T" - Dúvidas

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! tenho um aero convencional que resolvi montar os servos na empenagem para aproveitar o espaço da mesa de servos para outra coisa, ficou ótimo, a única questão é que como a empenagem fica muito mais distante do CG tive que planejar bem a montagem para não ficar com peso de cauda pois o efeito alavanca é muito grande, nada que uma revisão em um livro de física não resolva, a bateria teve que ficar atrás do motor, mas valeu essa trabalheira toda . . . abraço.
Gustavo Carvalho
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 9:58 pm
Localização: Curitiba

Re: Linkagem de Profundor com empenagem tipo "T" - Dúvidas

Mensagem por Gustavo Carvalho »

Jacimar,

Está é a minha preocupação! A minha insistência p/não deixar o servo próximo aos estabilizadores é exatamente o efeito alavanca. Mas estou pesando (literalmente) para ver o que é mais vantajoso. Conforme o Douglas destacou, um servo de 5g pode ser a solução no meu projeto.

Grande Abraço!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Linkagem de Profundor com empenagem tipo "T" - Dúvidas

Mensagem por LaercioLMB »

Que bom ler dados sobre física, o que demonstra que tem gente que ainda pensa.
Bom, em diversas vezes eu usei braços de servos para fazer alavanca para comandar ailerons nas asas e nunca tive problemas com isso.

S6300698.JPG
S6300698.JPG (17.53 KiB) Exibido 5585 vezes


Veja que usei daqueles braços em X e corte dois lados para não ter nada atravancando.

S6300698.JPG
S6300698.JPG (17.53 KiB) Exibido 5585 vezes


O mesmo pode ser feito na cauda, colocando um braço desses até mesmo dentro da fuselagem para a linkagem ficar escondida.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Re: Linkagem de Profundor com empenagem tipo "T" - Dúvidas

Mensagem por Farleytufao »

pode fazer pull pull, usa os conduites apenas para guiar em pontos estratégicos. fica leve e muito funcional.
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Linkagem de Profundor com empenagem tipo "T" - Dúvidas

Mensagem por Douglas Lenz »

Gustavo

Não sei qual o aero que estás fazendo com cauda em T. Entretanto, posso te garantir que 90% das alternativas que existem e que tu optar para fazer a lincagem do profundor, terá mais de 5g que o servo tem. Desta forma aumentando não somente o peso total como o peso de cauda do aero.

Se estiveres fazendo um planador, este servo não trará prejuízo algum ao projeto, tendo em vista que tu terás que colocar peso no nariz mesmo.

Se for um aero de cauda curta a alavanca é menor, não trazendo prejuízo também.

Nos conta ai o que tu está fazendo. Quem sabe a solução já existe e tu está quebrando a cabeça.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Gustavo Carvalho
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 9:58 pm
Localização: Curitiba

Re: Linkagem de Profundor com empenagem tipo "T" - Dúvidas

Mensagem por Gustavo Carvalho »

Boa tarde, rapaziada!

Fiquei alguns dias afastado e acabei não olhando as resposta. Peço desculpas e agradeço pela ajuda dos amigos!

Muito boa a linkagem, Laércio! Chegue a rascunhar algo bem parecido. O bom é ter a certeza (olhando para as tuas fotos) que vai dar certo!

Farley, como estou inciando no hobby, tive que pesquisar o que era esta linkagem. RS! Uma excelente saída. Já comecei a maquinar como poderia usar.

Douglas, realmente estou rascunhando um moto-planador. O encurtamento da cauda já é uma questão praticamente certa.


Grande abraço a todos!
Responder