que tipo de servo usar no meu aero eletrico

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Maylon Costa
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Abr 15, 2016 3:05 pm
Localização: SANTA MARIA DO PARÁ

que tipo de servo usar no meu aero eletrico

Mensagem por Maylon Costa »

TENHO UMA DÚVIDA QUE PRECISO TIRAR ANTES DE FAZER AS COMPRAS.
MEU AERO É UM UGLI STICK ELÉTRICO DE 1M (ASA) TREINADOR SIMPLES 4 CANAIS. NO ENTANTO, QUERO FAZER OUTRO, MAS, COM DIFERENTES TAMANHOS DE SERVOS POR EXEMPLO NO QUE JÁ TENHO TODOS SÃO DE 9G COMUNS DE PLÁSTICO E PARA O NOVO PROJETO QUERO UTILIZAR 2 SERVOS DE 3,7G (PROFUNDOR E LEME) E APENAS 1 DE 5G PARA OS AILERONS.
O QUE ME DIZEM SERÁ QUE É FORÇAR DE MAIS OS SERVOS INVIABILIZANDO O PROJETO? SENDO QUE O RESTANTE DE TODA A ELETRÔNICA É A MAIS SIMPLES, LEVE E BARATA POSSÍVEL. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE É UM AEROMODELO DE VOO LENTO E PESA NO MÁXIMO 500 GRAMAS COM ELETRÔNICA. ALGUÉM JÁ UTILIZOU SERVOS MENORES EM SEUS PROJETOS? POR FAVOR PRECISO DESSA RESPOSTA
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: que tipo de servo usar no meu aero eletrico

Mensagem por LaercioLMB »

Primeiro, escrever em caixa alta é o mesmo que gritar e isso é falta de educação gritar com os outros.
Segundo, servo não se escolhe pelo peso dele ou pelo torque e sim pelo que é exigido do modelo para mover os comandos.
No link abaixo mostra como calcular o torque que será necessário e assim saber escolher que servo utilizar.
http://www.evoo.com.br/viewtopic.php?t=58536
Não se escolhe servos a esmo, temos que colocar o que realmente se precisa para não gastar dinheiro à toa com servos super potentes e pesados ou colocar servos fracos e ter problemas de servos travando e quebrando, coisa comum de acontecer e o pessoal culpa a qualidade do servo quando na verdade o problema é de quem escolheu o servo errado achando que servo de 9g serve para tudo, quando na verdade, não serve.
Temos visto muitos aeromodelo pequenos com super servos e aeromodelos grade com servos sub dimensionados que só dão problema.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Maylon Costa
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Abr 15, 2016 3:05 pm
Localização: SANTA MARIA DO PARÁ

Re: que tipo de servo usar no meu aero eletrico

Mensagem por Maylon Costa »

Obrigado Laercio ajudou bastante.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: que tipo de servo usar no meu aero eletrico

Mensagem por LaercioLMB »

Esse cálculo eu utilizei para saber que servos usar no meu modelo Bristol Scout D que ainda estou construindo, pois preciso de um modelo para voos indoor e a velocidade de voo bem baixa e servos o mais leves possíveis, mas desde que sejam compatíveis com o torque exigido para mover os comandos.
Eu poderia simplesmente rer feito como a maioria, ter colocado servos de 3 g e depois reclamar que os servos são ruins já que travaram em comando ou quebraram dentes das engrenagens, quando na verdade foi somente escolha errada feita por mim ao escolher servo pelo peso e que se dane o torque que o modelo exige.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: que tipo de servo usar no meu aero eletrico

Mensagem por Abib »

Na verdade, servos mal dimensionados as vezes nem travam: Eles consomem uma corrente tão grande que se o BEC não for capaz de fornecer (e muitas vezes não é) derruba a tensão e desliga o receptor..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: que tipo de servo usar no meu aero eletrico

Mensagem por LaercioLMB »

Abib escreveu:Na verdade, servos mal dimensionados as vezes nem travam: Eles consomem uma corrente tão grande que se o BEC não for capaz de fornecer (e muitas vezes não é) derruba a tensão e desliga o receptor..



Também.

Depois tem gente reclamando que o receptor está resetando.
Colocar aquele capacitor é só mascarar o real problema.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder