calculo de empuxo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: calculo de empuxo

Mensagem por Abib »

o RPM é com motor com helice. Se usar sem helice não vai levar em consideração o arrasto criado pela helice e a reação no eixo. Teria assim uma rotação acima da real e consequentemente um valores de empuxo erroneamente maiores.

Esse calculo também é utilizado para saber o empuxo de motores Glow e Gasolina.

Mais informações, em inglês: http://www.electricrcaircraftguy.com/20 ... round.html
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: calculo de empuxo

Mensagem por LaercioLMB »

O teste é feito com hélice, já que o rpm máximo do motor só se obtém com carga (hélice).
Os testes estáticos (parado) dão resultados ligeiramente inferiores aos dinâmicos (em voo) e em que isso me ajuda?
Sempre terei margem segura de voo com a escolha feita.
Em um teste estático, o motor faz mais esforço para girar a hélice ao máximo e com isso, o rpm final sempre será um pouco inferior ao rpm máximo atingido em voo.
Vamos supor que eu tivesse feito um teste estático com essa hélice 9X6 e o rpm atingido fosse esses 8450 rpm que falei.
No cálculo de velocidade, eu teria atingido aproximadamente 77 km/h e no cálculo de empuxo, 812 g.

Só para você ter uma ideia, inseri esses mesmos dados no RCCalc hélice 9X6, rpm 8450 e os resultados foram semelhantes ao que citei, empuxo de 811 g e velocidade de 77,3 km/k. Os resultados que postei foram arredondados, já que muitas vezes teremos dígitos depois da vírgula e o RCCalc deve arredondar também, vai saber já que a velocidade ele não arredondou, mas o empuxo sim e para menos. Eu arredondei para mais já que é estático e certamente um pouco inferior ao real em voo.



Ou seja, os meus cálculos não estão errados e minhas fórmulas menos ainda.
São precisos?
Como falei antes, não são devido aos fatos citados antes, de um teste estático ser um pouco inferior a um teste dinâmico ou seja, se no teste estático os resultados cobrem o que o aeromodelo exige, em voo certamente você não terá problemas.


PS: Tive que corrigir a fórmula de velocidade, pois a divisão lá feita por 1000, é por 100. Digitei um zero a mais na hora de escrever.
Devo ter errado na hora de copiar, já que as duas fórmulas estão juntas no caderno onde as guardo e na hora de escrever os 100, li os 1000 do cálculo de empuxo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: calculo de empuxo

Mensagem por apfabinhosilva »

Boa tarde Larcio pegando essas palavras suas
"Mas um detalhe, ter empuxo e não ter velocidade não adianta nada.
O que faz o avião voar são as asas e não o motor."
qual seria um motor indicado para um tucano A-29 de 1500mm de envergadura mais especificamente a da Planta que o Igor Brunel fez com peso estimado de 1300gr?
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: calculo de empuxo

Mensagem por LaercioLMB »

apfabinhosilva escreveu:Boa tarde Larcio pegando essas palavras suas
"Mas um detalhe, ter empuxo e não ter velocidade não adianta nada.
O que faz o avião voar são as asas e não o motor."
qual seria um motor indicado para um tucano A-29 de 1500mm de envergadura mais especificamente a da Planta que o Igor Brunel fez com peso estimado de 1300gr?


Use o rccalc colocando a envergadura e a corda média do modelo e peso dele, o rccalc irá te dizer qual é a velocidade de stal dele, velocidade segura de voo e velocidade de planeio, só então poderá saber que motor e hélice escolher.
Ter somente envergadura e peso não ajuda muito, embora a maioria só pense em peso do modelo e empuxo do motor.
Posso te ajudar nisso, mas não vou fazer tudo pra você, pois não estaria te ajudando em nada já que não aprenderia a se virar sozinho e eu não tenho filho desse tamanho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Re: calculo de empuxo

Mensagem por so_bad »

Boa tarde.

Desculpe desenterrar o tópico...
Como estou adaptando alguns motores à gasolina (de roçadeira) para uso em aeromodelos, gostaria de saber se há alguma ferramenta para o cálculo de desempenho do motor x hélice, chegando-se ao empuxo final estimado.
Pois esse motores não possuem um padrão, nem de RPM, nem de potência (HP)...
Então seria muito bom poder, após medir seu RPM, se chegar a um cálculo de empuxo estimado mais próximo ao real.

Uso o E-calc para os elétricos, mas desconheço alguma ferramenta para motores à explosão.
Se pudesse, fazia uma bancada para testar o empuxo estático, mais isso está fora de cogitação no momento.

Obrigado!
"Facebook is appalling spying machine that has ever been invented".
Julian Assange
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Re: calculo de empuxo

Mensagem por Morellif1 »

so_bad escreveu:Boa tarde.

Desculpe desenterrar o tópico...
Como estou adaptando alguns motores à gasolina (de roçadeira) para uso em aeromodelos, gostaria de saber se há alguma ferramenta para o cálculo de desempenho do motor x hélice, chegando-se ao empuxo final estimado.
Pois esse motores não possuem um padrão, nem de RPM, nem de potência (HP)...
Então seria muito bom poder, após medir seu RPM, se chegar a um cálculo de empuxo estimado mais próximo ao real.

Uso o E-calc para os elétricos, mas desconheço alguma ferramenta para motores à explosão.
Se pudesse, fazia uma bancada para testar o empuxo estático, mais isso está fora de cogitação no momento.

Obrigado!


Olá amigo,
Tenho visto muita gente fazer essa adaptação. Se der certo, mostra pra gente! Também tenho muito interesse em fazer uma adaptação essas. O custo beneficio parece excelente.

Mas vamos à pergunta.

Para calculo de empuxo eu sempre uso a equação seguinte:

Tração = ((Potência [W] * eficiencia propulsiva)/ velocidade [m/s]) * (densidade do ar / densidade a nível do mar)

Mas como pode ver, fica difícil calcular a tração sem nenhum valor conhecido.
Quando vou fazer algo do tipo eu uso valores de potência fornecido pelo fabricante, mas como você não tem nenhum valor fica mais complicado.
Sobre a eficiência propulsiva você pode usar algum valor entre 0,7 e 0,8, depende da sua hélice.

Neste caso eu procuraria alguém que tivesse feito o ensaio de tração em video pra que eu pudesse retirar os valores de potência de forma reversa.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: calculo de empuxo

Mensagem por LaercioLMB »

Esse cálculo tem lógica desde que siga as constantes de cada tipo de hélice. Um motor poder gerar uma potência de 800W, não significa que ele sempre irá gerar essa potência, pois dependendo da hélice ele poderá gerar somente 350W e aí?
Tenho que procurar os cálculos que uso para isso utilizando as constantes das hélices APC e GWS, pois foram as constantes que eu consegui e isso envolve passo da hélice e rpm. Independente de potência de motor. Do contrários, os softwares online não pediriam diâmetro de hélice, passo e rpm para calcular empuxo.
Fórmula de velocidade e empuxo estão nesse tópico mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Re: calculo de empuxo

Mensagem por Morellif1 »

LaercioLMB escreveu:Esse cálculo tem lógica desde que siga as constantes de cada tipo de hélice. Um motor poder gerar uma potência de 800W, não significa que ele sempre irá gerar essa potência, pois dependendo da hélice ele poderá gerar somente 350W e aí?
Tenho que procurar os cálculos que uso para isso utilizando as constantes das hélices APC e GWS, pois foram as constantes que eu consegui e isso envolve passo da hélice e rpm. Independente de potência de motor. Do contrários, os softwares online não pediriam diâmetro de hélice, passo e rpm para calcular empuxo.
Fórmula de velocidade e empuxo estão nesse tópico mesmo.


Aí é que está, se você considerar a razão de avanço e a curva de eficiência propulsiva (pois ela não é constante) você consegue obter sim, e esses valores não são difíceis de conseguir na internet. Esse método funciona muito bem na prática.
Mas é claro que a forma simplificada de aproximar a eficiência propulsiva passei é valida desde que não se faça nenhum erro grosseiro de seleção de hélice.

O que eu faria seria pesquisar as hélices usadas nesse motor. Imagino que seja um 30cc, ou algo do tipo. Vai usar uma XOAR ou JC. Sabendo da hélice eu procuraria as curvas da hélice (não é difícil encontrar). De posse disso você vai ter tração em qualquer velocidade.

A potência não se sabe, mas a rotação também não, portanto são duas abordagens válidas, mas eu faria dessa maneira.
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Re: calculo de empuxo

Mensagem por so_bad »

Morellif1 escreveu:
so_bad escreveu:Boa tarde.

Desculpe desenterrar o tópico...
Como estou adaptando alguns motores à gasolina (de roçadeira) para uso em aeromodelos, gostaria de saber se há alguma ferramenta para o cálculo de desempenho do motor x hélice, chegando-se ao empuxo final estimado.
Pois esse motores não possuem um padrão, nem de RPM, nem de potência (HP)...
Então seria muito bom poder, após medir seu RPM, se chegar a um cálculo de empuxo estimado mais próximo ao real.

Uso o E-calc para os elétricos, mas desconheço alguma ferramenta para motores à explosão.
Se pudesse, fazia uma bancada para testar o empuxo estático, mais isso está fora de cogitação no momento.

Obrigado!


Olá amigo,
Tenho visto muita gente fazer essa adaptação. Se der certo, mostra pra gente! Também tenho muito interesse em fazer uma adaptação essas. O custo beneficio parece excelente.


Bom dia.

Sim Morelli, funciona!
Aliás, se olhar vários modelos dos Zenoah ou os Daleb "nacionais" (eles importam tudo da China, apenas fazem escape, backplate, scoop do carburado e hub para hélice aqui) nada mais são do que simples motores 2t, aliviados, já com eixo para hélice alongado, etc. Por padrão, todos usam carburadores Walbro, o que é excelente, pois tem bomba de gasolina por diafragma.

Então fiz o mesmo, comprei um motor de roçadeira, marca Tekna de 26cc (Chinês), depenei tudo que não precisava, cortei partes de alumínio do bloco do motor/carcaça que não seriam necessárias, removi a embreagem centrifuga, coil de partida etc, deixando ele com cerca de 1/3 do peso original.
Ficou pouco mais pesado que um DLE 20, mas gostei do resultado. No final ficou um pouco mais pesado que um DLE 20cc, e custou menos de R$ 300,00.
Eles são por magneto, não CDI. Mas muito confiáveis. Já elimina alimentação para o CDI, Life, Lipo+BEC etc.[/quote]

Veja fotos do passo a passo abaixo:


Era assim...









Começo da desmontagem e analisando o que daria para cortar, eliminar peso:



















Peso eliminado:




Tinha o escape original de um DLE 20, que serviu perfeitamente:




Medindo no aero (Tractor 120 - Fabricante: Flying Circus)



















Aqui já finalizado, com Hub para hélice (fiz um mais longo e outro mais curto):























Pelo jeito, para chegar a um valor mais correto, vou ter que fazer a medição do empuxo estático.


Mas vamos à pergunta.

Para calculo de empuxo eu sempre uso a equação seguinte:

Tração = ((Potência [W] * eficiencia propulsiva)/ velocidade [m/s]) * (densidade do ar / densidade a nível do mar)

Mas como pode ver, fica difícil calcular a tração sem nenhum valor conhecido.
Quando vou fazer algo do tipo eu uso valores de potência fornecido pelo fabricante, mas como você não tem nenhum valor fica mais complicado.
Sobre a eficiência propulsiva você pode usar algum valor entre 0,7 e 0,8, depende da sua hélice.

Neste caso eu procuraria alguém que tivesse feito o ensaio de tração em video pra que eu pudesse retirar os valores de potência de forma reversa.[/quote]
"Facebook is appalling spying machine that has ever been invented".
Julian Assange
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Re: calculo de empuxo

Mensagem por Morellif1 »

so_bad escreveu:
Morellif1 escreveu:
so_bad escreveu:Boa tarde.

Desculpe desenterrar o tópico...
Como estou adaptando alguns motores à gasolina (de roçadeira) para uso em aeromodelos, gostaria de saber se há alguma ferramenta para o cálculo de desempenho do motor x hélice, chegando-se ao empuxo final estimado.
Pois esse motores não possuem um padrão, nem de RPM, nem de potência (HP)...
Então seria muito bom poder, após medir seu RPM, se chegar a um cálculo de empuxo estimado mais próximo ao real.

Uso o E-calc para os elétricos, mas desconheço alguma ferramenta para motores à explosão.
Se pudesse, fazia uma bancada para testar o empuxo estático, mais isso está fora de cogitação no momento.

Obrigado!


Olá amigo,
Tenho visto muita gente fazer essa adaptação. Se der certo, mostra pra gente! Também tenho muito interesse em fazer uma adaptação essas. O custo beneficio parece excelente.


Bom dia.

Sim Morelli, funciona!
Aliás, se olhar vários modelos dos Zenoah ou os Daleb "nacionais" (eles importam tudo da China, apenas fazem escape, backplate, scoop do carburado e hub para hélice aqui) nada mais são do que simples motores 2t, aliviados, já com eixo para hélice alongado, etc. Por padrão, todos usam carburadores Walbro, o que é excelente, pois tem bomba de gasolina por diafragma.

Então fiz o mesmo, comprei um motor de roçadeira, marca Tekna de 26cc (Chinês), depenei tudo que não precisava, cortei partes de alumínio do bloco do motor/carcaça que não seriam necessárias, removi a embreagem centrifuga, coil de partida etc, deixando ele com cerca de 1/3 do peso original.
Ficou pouco mais pesado que um DLE 20, mas gostei do resultado. No final ficou um pouco mais pesado que um DLE 20cc, e custou menos de R$ 300,00.
Eles são por magneto, não CDI. Mas muito confiáveis. Já elimina alimentação para o CDI, Life, Lipo+BEC etc.


Veja fotos do passo a passo abaixo:


Era assim...









Começo da desmontagem e analisando o que daria para cortar, eliminar peso:



















Peso eliminado:




Tinha o escape original de um DLE 20, que serviu perfeitamente:




Medindo no aero (Tractor 120 - Fabricante: Flying Circus)



















Aqui já finalizado, com Hub para hélice (fiz um mais longo e outro mais curto):





















[/quote][/quote]

Sim, como tem pouca informação disponível, se você tiver como fazer o ensaio estático é melhor mesmo.

Poxa, que sensacional essa adaptação. Faz tempo que estou me coçando pra fazer um aero com um desses.
Responder