Asa treinador
- diego.agudo
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Asa treinador
Opa,
Esse detalhe da asa marcado, como é chamado e qual a finalidade? Seria para evitar estol de ponta de asa?
Obrigado.
Esse detalhe da asa marcado, como é chamado e qual a finalidade? Seria para evitar estol de ponta de asa?
Obrigado.
"Nunca permita que o avião leve você a algum lugar onde sua cabeça não tenha chegado cinco minutos antes."
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Re: Dúvida asa treinador
Este formato na ponta da asa é pra diminuir o arrasto induzido
Arrasto induzido - na aerodinâmica é o produto da diferença de pressão entre a parte superior da asa e a parte inferior, ou seja cria correntes opostas. A corrente de ar da parte inferior tende a fluir para a parte superior (chamado corrente de envergadura) pela ponta da asa gerando um turbilhonamento nessa extremidade com isto provocando uma resistência ao avanço do avião e diminuindo a sustentação.
Arrasto induzido - na aerodinâmica é o produto da diferença de pressão entre a parte superior da asa e a parte inferior, ou seja cria correntes opostas. A corrente de ar da parte inferior tende a fluir para a parte superior (chamado corrente de envergadura) pela ponta da asa gerando um turbilhonamento nessa extremidade com isto provocando uma resistência ao avanço do avião e diminuindo a sustentação.
- diego.agudo
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Re: Dúvida asa treinador
stickier escreveu:Este formato na ponta da asa é pra diminuir o arrasto induzido
Arrasto induzido - na aerodinâmica é o produto da diferença de pressão entre a parte superior da asa e a parte inferior, ou seja cria correntes opostas. A corrente de ar da parte inferior tende a fluir para a parte superior (chamado corrente de envergadura) pela ponta da asa gerando um turbilhonamento nessa extremidade com isto provocando uma resistência ao avanço do avião e diminuindo a sustentação.
Entendi, sabe se existe um grau mínimo ou máximo?
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- John-Henrique
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Re: Dúvida asa treinador
diego.agudo escreveu:Entendi, sabe se existe um grau mínimo ou máximo?
Você está se referindo ao Winglet? Veja esta explicação https://pt.wikipedia.org/wiki/Winglet
- diego.agudo
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Re: Dúvida asa treinador
John-Henrique escreveu:diego.agudo escreveu:Entendi, sabe se existe um grau mínimo ou máximo?
Você está se referindo ao Winglet? Veja esta explicação https://pt.wikipedia.org/wiki/Winglet
Eae, não, o winglet seria algo a mais na extremidade da asa.
Me refiro ao corte em diagonal "/"
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Re: Asa treinador
Não sei dizer se existe angulo maximo
Na teoria quanto mais pontuda a asa menos arrasto, acho que o limite deve estar relacionado a nao comprometer a estrutura da asa
Os fabricantes devem ter testado e encontrado o melhor angulo para a ponta da asa
Só posso ajudar mandando uma foto da asa do meu Calmato
http://i.imgur.com/4jkByHt.jpg
Na teoria quanto mais pontuda a asa menos arrasto, acho que o limite deve estar relacionado a nao comprometer a estrutura da asa
Os fabricantes devem ter testado e encontrado o melhor angulo para a ponta da asa
Só posso ajudar mandando uma foto da asa do meu Calmato
http://i.imgur.com/4jkByHt.jpg
- John-Henrique
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Re: Asa treinador
Na foto do inicio do tópico nem notei este corte 'inclinado' mas lembra muito o Winglet ou melhor Endlet do jatos Learjet por exemplo. Enfim, não vai ser por conta deste corte na ponta da asa que você não vai conseguir controlar o aeromodelo, em outras palavras, você não vai notar diferença entre voar com a asa tendo este corte ou não.
O winglet só vai ter efeito útil em alta velocidade, por isso vemos vários jatos utilizando eles, mas num aeromodelo treinador que voa devagar o aeromodelo é praticamente indiferente aos efeitos do arrasto induzido.
O winglet só vai ter efeito útil em alta velocidade, por isso vemos vários jatos utilizando eles, mas num aeromodelo treinador que voa devagar o aeromodelo é praticamente indiferente aos efeitos do arrasto induzido.
- diego.agudo
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Re: Asa treinador
stickier escreveu:Não sei dizer se existe angulo maximo
Na teoria quanto mais pontuda a asa menos arrasto, acho que o limite deve estar relacionado a nao comprometer a estrutura da asa
Os fabricantes devem ter testado e encontrado o melhor angulo para a ponta da asa
Só posso ajudar mandando uma foto da asa do meu Calmato
http://i.imgur.com/4jkByHt.jpg
Obrigado, usarei sua imagem como base.
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Re: Asa treinador
John-Henrique escreveu:Na foto do inicio do tópico nem notei este corte 'inclinado' mas lembra muito o Winglet ou melhor Endlet do jatos Learjet por exemplo. Enfim, não vai ser por conta deste corte na ponta da asa que você não vai conseguir controlar o aeromodelo, em outras palavras, você não vai notar diferença entre voar com a asa tendo este corte ou não.
O winglet só vai ter efeito útil em alta velocidade, por isso vemos vários jatos utilizando eles, mas num aeromodelo treinador que voa devagar o aeromodelo é praticamente indiferente aos efeitos do arrasto induzido.
Sim, já fiz treinadores sem essa entrada, porém agora que estou fazendo um outro maior com base no alpha 40 que me surgiu essa dúvida.
Tanto o alpha 40 e calmato possuem, imaginei que fosse para não estolar na utilização do aileron.
Não tinha pensado na diminuição do arrasto como o stickler mencionou.
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- LaercioLMB
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Re: Asa treinador
Esse corte na asa em diagonal é para diminuir o vórtice gerado na ponta da asa.
Alguns aviões usam os winglets para essa finalidade e esse aeromodelo foi feito somente um corte em diagonal no perfil para evitar peça frágil na ponta da asa já que se trata de um treinador.
Esse vórtice ou vortex, prejudica diversos fatores o voo de uma aeronave e quanto maior a velocidade, pior o efeito. Por isso muitos aviões usam asas com corda mais estreita nas pontas das asas.
O estol de ponta de asa só é evitado com o uso do leme em baixas velocidades (hora do pouso), pois do contrário, não tem como evitar estol de ponta de asa.
Eu fiz um vídeo no simulador para demonstrar bem o estol de ponta de asa em curva usando os ailerons.
Nesse vídeo, praticamente o tempo todo só uso o leme para fazer as curvas com o Piper J3 e as duas vezes que usei os ailerons ele estolou de ponta de asa.
Alguns aviões usam os winglets para essa finalidade e esse aeromodelo foi feito somente um corte em diagonal no perfil para evitar peça frágil na ponta da asa já que se trata de um treinador.
Esse vórtice ou vortex, prejudica diversos fatores o voo de uma aeronave e quanto maior a velocidade, pior o efeito. Por isso muitos aviões usam asas com corda mais estreita nas pontas das asas.
O estol de ponta de asa só é evitado com o uso do leme em baixas velocidades (hora do pouso), pois do contrário, não tem como evitar estol de ponta de asa.
Eu fiz um vídeo no simulador para demonstrar bem o estol de ponta de asa em curva usando os ailerons.
Nesse vídeo, praticamente o tempo todo só uso o leme para fazer as curvas com o Piper J3 e as duas vezes que usei os ailerons ele estolou de ponta de asa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.