Ugly Stick

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

LaercioLMB escreveu:Não é o comprimento da fuselagem que parece ser longo e sim a corda da asa que é pouca.
O ideal de envergadura é entre 5x a 7x a corda da asa.
Se a envergadura é de 110 cm, a corda deve ficar entre 110 : 7 = 15,71 cm e 110 : 5 = 22 cm.
Essa corda na foto não parece ter nem 15 cm, mas o ideal para um modelo treinador nessa envergadura seria 22 cm de corda e não menos que isso.
Em que isso afeta?
Na carga alar do modelo e consequentemente na velocidade de estol.
Se ele tem pouca corda, a carga alar fica muto reduzida e com isso a velocidade de estol sobe muito fazendo o aeromodelo deixar de ser um treinador para iniciantes.
Quem faz kit's de aeromodelos tem que saber muito bem disso tudo se não, só terá problemas.
Vai voar?
Sim, vai, mas irá exigir mais motor e melhor habilidade de quem está pilotando já que a velocidade de voo não será ideal para quem está iniciando.
Eu usei o rccalc para ter uma ideia de diferença de velocidade entre uma corda de 15 cm e uma de 22 cm e logo de cara quando coloquei a envergadura de 110 cm e corda de 15 cm, ao solicitar o tipo de voo "treinador" o rccalc já me colocou em vermelho o aviso "Muito rápido para treinador" e isso que coloquei o peso máximo de 450 g e a mensagem só sumiu quando coloquei 22 cm de corda e peso máximo de 420 g.


O que significa tudo isso?
Que para esse modelo ser um treinador, não pode usar o CF2822 e nem baterias maiores que 3S 1000 mA se não, o peso vai passar facilmente de 450 g.


Outro detalhe desse modelo, momento de nariz muito curto.
A distância do bordo de ataque da asa até a hélice tem que ser no mínimo a mesma medida da corda e como a corda já está curta, o momento de nariz idem.


Nem havia lido essa mensagem ainda, passei direto, medi a largura da asa e deu 21cm com aileron e 18 sem.

Do bico até a asa tem 17 cm.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Embora muitos acreditem que conte, os ailerons não contam como perfil para gerar sustentação, no máximo como flaps se estiverem ambos um pouquinho para baixo, fora isso, se estiverem alinhado ao eixo da asa não irão somar ao perfil para gerar sustentação.
Por tanto, se conta a corda nesse caso sem os ailerons.
Momento de nariz com 17 cm e colocando o motor até fecha.
Deve ser a lente da câmera que proporcionou essa impressão de cauda muito longa e nariz muito curto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

As câmeras são bem complicadas, trabalho com fotos de peças e nunca da pra confiar sempre
peço para colocarem régua do lado..., Que bom q está certo, já da uma tranquilizada, comprei o vinil hoje, em breve posto fotos da entelagem.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Então pessoal iniciei a entelagem,

Confesso que é bem chatinho de fazer, e as pontas da fuselagem não colam muito bem,
tem alguma maneira de fazer essa parte ?

Outra dúvida, posso efetuar as linkagens com Vareta de Solda 2mm ?
Ou elas tornam o modelo pesado ?

Comprei umas tintas para dar o acabamento nos cantinhos, segue fotos.







Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Ugly Stick

Mensagem por John-Henrique »

Normalmente o vinil precisa ser 1 centímetro maior que a peça, daí onde tem curva ou mudança de ângulo do corte você faz um corte no vinil pra permitir a colagem. Veja um exemplo usando fita colorida.
https://www.youtube.com/watch?v=TW7NXijMsB4

Sobre usar tinta, lembre-se que não pode usar qualquer tinta pra pintar isopor, tem que ser tinta a base de água, como tinta PVA por exemplo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Ferro de passar roupa enrolado em uma camiseta velha de algodão (não pode ser sintética, poliéster e similares) com a temperatura para seda e passar no vinil para ele colar.
O vinil não cola sozinho, precisa de calor para isso acontecer e secador de cabelo não é uma boa, pois amolece o vinil, mas não faz ele aderir melhor, já o ferro de passar amolece o vinil e passando o ferro no vinil, faz ele colar muito bem.
Eu usei ferro de passar roupa por muito tempo até poder comprar o meu ferrinho de entelar e confesso, muitas vezes o ferro de passar roupa rende mais do que o ferrinho de entelar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Ugly Stick

Mensagem por John-Henrique »

O ferrinho e bom mas prefiro usar ele só em cantos onde o ferro não entra ou não dá pra alcançar. O ferro de passar cobre uma área maior por isso também acho mais prático.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Ugly Stick

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados !

LeoOoh " Outra dúvida, posso efetuar as linkagens com Vareta de Solda 2mm ?
Ou elas tornam o modelo pesado ? "

Tenho um Easy Flite que veio com esses eletrodos de solda para que fossem usados na linkagem, achei um pouco flexível demais, uso um arame de aço bem rígido que compro no ML, geralmente combos com horns, stopers e outros . . .

Uma dúvida : Já repararam que 99% dos Ugly Stick são vermelhos ? por que ? he he he . . .
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Ugly Stick

Mensagem por John-Henrique »

leo0oh escreveu:Outra dúvida, posso efetuar as linkagens com Vareta de Solda 2mm ?
Ou elas tornam o modelo pesado ?

Penso que estas varetas são pesadas, mas se teu aeromodelo é grande, tipo 1200mm de envergadura, pode usar estas varetas sem medo, elas terão peso proporcional ao tamanho do aeromodelo.

Aeromodelos menores costuma-se usar vareta de fibra de vidro de 2mm na linkagem e quando menores que 80mm usa-se arame de aço, MAS nada impede que você use.

Jacimar escreveu:Uma dúvida : Já repararam que 99% dos Ugly Stick são vermelhos ? por que ? he he he . . .
Percebo que na maioria das vezes é vermelho mas não cheguei ao ponto de calcular a percentagem das vezes :lol: penso que é medo de errar na cor, por esta mesma razão a maioria das casas é pintada na cor branco, amarelo, laranja ou azul.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Acho que vou lincar com estas e ver como fica, São varetas de solda oxigênio,
e descobri que os stoppers tem o nome de quebra galho também, kkkk'.

O fato do vermelho, é que sou flamenguista háháhá...
eu vi esse vídeo também e achei bem da hora o modelo.

https://www.youtube.com/watch?v=j4F8wTrsfv8
Responder