Asa estalou e ficou mole

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Asa estalou e ficou mole

Mensagem por Gabriel Velloso »

Tenho uma asa de um "cessna", com 1,14cm por 22cm, e ela tem 3 varas de fibra de 2,5mm. Uma já veio nela, as outras duas eu que coloquei, porque achei que era muito mole. Hoje eu peguei ela, e ao forçar um pouco ela, deu um estalo e ficou mole. O estranho é que já recolei as varetas e ainda está bem mais mole do que era antes.

Alguém sabe o que posso fazer para resolver isso?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Asa estalou e ficou mole

Mensagem por John-Henrique »

As varetas quebraram, você pode remover as varetas existentes e colocar outras. Se quebrou, você pode emendar mas NUNCA será resistente como antes de quebrar, e sempre irá quebrar na tal emenda.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Asa estalou e ficou mole

Mensagem por Gabriel Velloso »

Pior que não quebraram, eu fui ver, estão inteiras.
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Asa estalou e ficou mole

Mensagem por Gabriel Velloso »

O que eu percebi é que parece que a entelagem soltou, acredito que ela ajudava na dureza da asa, não deixava deformar. Será que usar um ferro de passar roupa, na mínima temperatura daria certo para fazer ela colar de novo?
Ainda tentando voar a 1km/h
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Asa estalou e ficou mole

Mensagem por Bivo »

Talvez elas descolaram. Qual tipo de cola você usou?
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Asa estalou e ficou mole

Mensagem por Douglas Lenz »

Gabriel

Nas asas de isopor a vareta de fibra é somente UM dos componente do reforço o outro é a cola. A colagem é importante sendo ela que dará resistência à asa.

Não interessa o material ou a espessura da vareta, se ela não for bem colada, não fará seu papel no reforço. Bem colada quer dizer, colar ela em toda a sua extensão, sem deixar espaços sem cola, se ficarem espaços sem cola, neste local por não estar ancorada a vareta fica solta e o isopor se move.

Eu prefiro para este tipo de colagem cola epóxi.

Retira todas as varetas, limpa bem e cole-as novamente. E claro, verifica se a asa não quebrou realmente.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Asa estalou e ficou mole

Mensagem por fabioalberti »

Deve ter quebrado o isopor, por isso está mole... Às vezes é difícil ver quando o isopor quebra.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Asa estalou e ficou mole

Mensagem por Gabriel Velloso »

Não esta mole a ponto de ser o isopor, ainda da pra voar, mas se fizer um loop a asa vira um "V". Vou recolar as varetas e adicionar umas a mais.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Asa estalou e ficou mole

Mensagem por LaercioLMB »

Somente duas varetas são necessárias, uma em cima e outra exatamente em baixo da de cima, pois se colocar em qualquer ponto não funciona e poderá encher a asa de varetas que não adiantará. Só terá peso.
Retire as varetas, limpe bem a asa, use cola epoxi (ARALDITE) e jamais use POXIPOL, pois essa poxipol é uma porcaria e nada confiável.
Passe a cola primeiro na ranhura onde irá colocar a vareta e aplique a vareta na ranhura sobre a cola e espere pelo menos umas 4 horas até a cola secar, se for a cola de 2 horas, pois a parte que está em contato com o ar seca mais rápido do que a que está dentro do isopor e não use a de 10 minutos, pois em 5 minutos já fica ruim e não confiável, isso que quando você começar a misturar a cola o tempo já está contando e a cola tem que ser muito bem misturada, nada de preguiça nisso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Asa estalou e ficou mole

Mensagem por Gabriel Velloso »

Nossa, eu usava cola de isopor, vi que ela fica meio flexível, como silicone. A araldite original é bem cara, a diferença para as genericas é gritante, será que uma genérica de boa qualidade funciona?
Ainda tentando voar a 1km/h
Responder