Ângulo motor aeromodelo treinador-acrobático

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ângulo motor aeromodelo treinador-acrobático

Mensagem por LaercioLMB »

Já tem erro aí se está usando uma asa que nem perfil correto tem.
Curvar somente em cima para fazer um "perfil" não é a mesma coisa que fazer um perfil, mesmo que seja um CSS que é semelhante ao que você diz.
Incidência de asa significa o quanto a linha de centro do perfil está inclinada em relação ao eixo da fuselagem.
Se está inclinado o bordo de ataque para cima 2°, está com incidência positiva o que é usado na maioria das vezes, mas se está para baixo, está com incidência negativa o que raramente é usado.

Poste fotos do seu modelo para poderms te ajudar melhor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Ângulo motor aeromodelo treinador-acrobático

Mensagem por Gilberto_CWB »

Nos dias atuais, acho admirável aquele que procura construir seu próprio aeromodelo. Apanha daqui, apanha dali, mas num dado momento as coisas começam a funcionar melhor. Mas sinceramente, em qualquer situação da vida, quando temos um vasto acervo teórico, de qualquer assunto, é perda de tempo, material, etc, tentar experimentar aquilo que já foi feito milhares de vezes antes. Para isso é que existe a teoria, com suas fórmulas, montadas depois de infinitas tentativas, erros, deduções. Eu entendo que aquele que inicia algo, tenha pressa em ir para a prática. Mas a cada tropeço, deveria ir consultar " o pai dos burros" que é a biblioteca de informações. Parece que o destino reservou ao Brasil um povo que não gosta de ler, estudar. Nos dias atuais, com a internet trazendo tudo que queremos saber, em segundos teremos a resposta. Acho uma lástima um aeromodelista desconhecer o que seja incidência da asa.

Coloquei no google :incidencia de asa" e veja só: Entenda sobre ângulo de ataque, pitch, incidência #AF447 : Aviões e ...
http://www.avioesemusicas.com/entenda-s ... af447.html
1 de jun de 2011 - Começando com ângulo de incidência. Este é o ângulo formado entre a corda média da asa e o eixo longitudinal do avião. Este ângulo é ...

A leitura de manual básico de aeromodelismo é fundamental para que o construtor tenha a noção rudimentar daquilo que está fazendo. Espero que essa mensagem seja recebida não como desestimulação , mas sim, como forma de aperfeiçoar os conhecimentos de quem quer realmente aprender algo. è uma crítica dura, mas construtiva. Vamos aprender a estudar aquilo que queremos atacar.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
edu.camilo
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Ago 21, 2015 8:43 pm
Localização: São Paulo

Re: Ângulo motor aeromodelo treinador-acrobático

Mensagem por edu.camilo »

Gabriel Velloso escreveu:Tenho um aeromodelo treinador que ficava subindo o bico, mesmo com o cg bem adiantado e trimado, quano pega ele em 1/3 da asa ele abaixa uns 45 graus o bico. Inclinei o motor para baixo, uns 5 graus e parou de subir, porém o que ele tinha de acrobático se foi totalmente, ficou até meio ruim de fazer curva, ele tende a voar reto. Não tem diedro.

Existe alguma coisa que eu possa fazer para tirar essa tendência de subir, mas manter ele acrobático? Já está com bastante comando, 50% a mais do recomendado.


Gabriel,

Você diz que ele levanta o nariz, mas não disse se é com ou sem motor. Se for sem, é CG, se for com é incidência.

CG não tem nada a ver com ângulo de incidência do motor.

Primeiramente você deve descobrir o real problema. Com o aero no ar, tire todo o motor e nivele ele, o mesmo deverá planear sem tendências para levantar ou abaixar o nariz (pode abaixar o nariz um pouco conforme perde velocidade, mas pouco). Caso você faça isso e não veja problemas, o avião está com o CG correto.

Bom, após isso, voe com ele a meio motor e faça a trimagem do aero, neste ponto ele dever voar a meio motor totalmente nivelado, caso o nariz esteja subindo é ângulo de incidência do motor, mesmo coisa se estiver virando como se usasse o leme, ai você pode usar 2 graus de incidência colocando arruelas no motor, conforme mencionaram acima. Depois disto esta trimado e regulado ai basta fazer os ajustes conforme seu tipo de voo, por exemplo, dar mais incidência no motor porque voa com mais de meio motor a maior parte do tempo. Lembrando que se o motor é superdimensionado para o aero o meio motor pode ser muita coisa, vice e versa.
edu.camilo
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Ago 21, 2015 8:43 pm
Localização: São Paulo

Re: Ângulo motor aeromodelo treinador-acrobático

Mensagem por edu.camilo »

edu.camilo escreveu:
Gabriel Velloso escreveu:Tenho um aeromodelo treinador que ficava subindo o bico, mesmo com o cg bem adiantado e trimado, quano pega ele em 1/3 da asa ele abaixa uns 45 graus o bico. Inclinei o motor para baixo, uns 5 graus e parou de subir, porém o que ele tinha de acrobático se foi totalmente, ficou até meio ruim de fazer curva, ele tende a voar reto. Não tem diedro.

Existe alguma coisa que eu possa fazer para tirar essa tendência de subir, mas manter ele acrobático? Já está com bastante comando, 50% a mais do recomendado.


Gabriel,

Você diz que ele levanta o nariz, mas não disse se é com ou sem motor. Se for sem, é CG, se for com é incidência.

CG não tem nada a ver com ângulo de incidência do motor.

Primeiramente você deve descobrir o real problema. Com o aero no ar, tire todo o motor e nivele ele, o mesmo deverá planear sem tendências para levantar ou abaixar o nariz (pode abaixar o nariz um pouco conforme perde velocidade, mas pouco). Caso você faça isso e não veja problemas, o avião está com o CG correto.

Bom, após isso, voe com ele a meio motor e faça a trimagem do aero, neste ponto ele dever voar a meio motor totalmente nivelado, caso o nariz esteja subindo é ângulo de incidência do motor, mesmo coisa se estiver virando como se usasse o leme, ai você pode usar 2 graus de incidência colocando arruelas no motor, conforme mencionaram acima. Depois disto esta trimado e regulado ai basta fazer os ajustes conforme seu tipo de voo, por exemplo, dar mais incidência no motor porque voa com mais de meio motor a maior parte do tempo. Lembrando que se o motor é superdimensionado para o aero o meio motor pode ser muita coisa, vice e versa.



Lembrando que para isso as incidências da asa e estabilizador devem estar de acordo com a planta, caso estejam incorretas pode estar também proporcionando este tipo de atitude no modelo, para asa em treinador pode haver incidência de 2 graus e normalmente não há no estabilizador.

veja se esta dentro destes parâmetros e caso sim prossiga com os testes que mencionei antes.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ângulo motor aeromodelo treinador-acrobático

Mensagem por LaercioLMB »

edu.camilo escreveu:
Gabriel,

Você diz que ele levanta o nariz, mas não disse se é com ou sem motor. Se for sem, é CG, se for com é incidência.

CG não tem nada a ver com ângulo de incidência do motor.



Não siga essas regras que não estão corretas.
Só para você ter uma ideia, tenho um aeromodelo, um Fokker E III que a asa tem a incidência positiva de 2°
e o ângulo do motor a -2° e o CG inicialmente tinha sido colocado a 33% da corda e não tinha cristo que fizesse ele voar reto, era acelerar e ele levantava o nariz para subir reto para cima.
Motivo? Momento de nariz muito curto, pois para o CG estar a 33% aproximadamente, é OBRIGAÓRIO que o momento de nariz seja a mesma medida da corda da asa e o momento de cauda entre 1,5x a 1,7x a corda da asa.
O meu não tinha esses parâmetros, pois eu fiz a burrada de seguir a escala exata do modelo real e em um aeromodelo jamais se segue a escala exata de um avião real, sempre devemos fazer algumas alterações, pois o meio onde ele voa não temos como mudar a escala e temos então que adaptar o modelo menor ao meio onde ele irá voar.
Resumindo; para ele voar bem em linha reta a meio motor, o CG está a 26% e o motor inclinado para baixo a -4°, dessa forma posso acelerar ele bruscamente que ele não levanta o nariz e se eu tirar o motor ele vem planando perfeitamente até o pouso.

Veja um dos vídeos desse modelo voando que serve inclusive para calar os tabacudos que falam que a gente critica, mas não voa. voamos sim, só não precisamos ficar mostrando todos os voos para todos verem o tempo todo.



Note que pousei sem motor já que fiquei sem bateria já que havia feito outro voo antes e não recarreguei a bateria para o próximo voo.
Esse modelo podemos dizer que é um asa alta, embora esteja quase a asa média, mas a asa está sobre a fuselagem e como tem as medidas em escala do original, CG, ângulo de incidência de motor e inclusive ailerons tiveram que ser alterados para ele poder voar bem.
Por tanto, CG a 1/3 ou 33% em um asa alta não é regra e tão pouco lei.

Esse vídeo abaixo mostra ele quando tinha esse problema, acelerava, levantava o nariz e estolava. Estava bem ruim de pilotar ele e esse vídeo foi feito meio as escondidas por um aeromodelista que filmou de longe, mas sem ele não teria esse vídeo hoje para mostrar o problema.



O cara se deu ao trabalho de editar as fotos dele para montar o vídeo. Obrigado Rafael.

PS: Critica construtiva é bom para mostrar onde erramos, pois somente elogios não ajudam em nada a não ser manter o cara fazendo as mesmas burradas sempre.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder