configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
DronesAhead
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 11, 2017 6:10 pm
Localização: Irlanda

configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por DronesAhead »

Pessoal, bom dia
Sou novo aqui no e-voo e sou novo tbem com drones, estou montando um F550 e aprendendo ao mesmo tempo.
Eu gostaria de pedir ajuda para voces porque estou com problema para calibrar os ESCs.

1. eu consigo calibrar os escs e funciona legal, mas quando desligo a bateria e ligo novamente o drone tenho q calibrar os escs novamente porque nao esta salvando a configuracao.


2. outra situacao é que quando ligo o drone os escs ficam dando um bip a cada 4 segundos +-, ja chequei os cabos de sinais ligados na controladora e esta tudo certo.

Estou pensando em comprar um cartao de configuracao de ESCs para tentar acertar isso, porque ja venho a 3 semanas com este problema e nao consigo solucionar.
Se alguem puder me dar uma dica do que esta acontecendo me ajuda de mais.
Muito obrigado.

Configuracoes do Drone
- ESCs model: RCTimer 30A OPTO Brushless SimonK Firmware
- Rcmodelpart APM2.8 Flight Controller + CRIUS NEO-7M GPS Module + Power Module APM2.6 Updated
- RAdio Flysky FS I6S 10ch 2.4G
- Flysky FS-iA10B 10CH Receiver
- Hensych Lion Power 4s 14.8V 5200MAH 30C Lipo battery For RC Car Helicopter 6 Channel
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por Jacimar »

Bom dia e bem vindo ao fórum ! se entendi direito você esta fazendo a programação com o rádio, ao final da programação você precisa descer o stick para confirmar a programação, só então ela estará gravada . . .
DronesAhead
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 11, 2017 6:10 pm
Localização: Irlanda

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por DronesAhead »

Jacimar, muito obrigado por responder rapido.
Sim estou usando o radio para configurar e estou fazendo conforme vc disse, mas nao esta funcionando.
Eu acho que tem alguma coisa errada com os ESCs porque quando ligo o drone fica dando um bip a cada 4 segundos +-.

O Throttle no meu radio esta centralizado, mas nao acredito que isso seja o problema.
Obrigado
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por Jacimar »

O trim do acelerador está centralizado ao fazer a calibração, se o esc está reclamando ( apitando ) ele está vendo alguma aceleração ao ser ligado e não arma . . .
DronesAhead
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 11, 2017 6:10 pm
Localização: Irlanda

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por DronesAhead »

eu fiz o teste com o acelerador embaixo e realmente o bip do drone parou d acontecer.
a solucao seria retirar a trava do acelerador do radio deixando ele sempre p baixo?
obrigado novamente
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por Jacimar »

Agora as coisas estão ficando mais claras, parece que seu radio é modo 1 ou 3 e seu receptor foi conectado como modo 2 ou 4, aqui no Brasil usamos modo 2, ou seja :

Stick da esquerda é acelerador na vertical e sem mola, é leme na horizontal com mola.

Stick da direita : profundor na vertical e aileron na horizontal ambos com mola.

Como seu caso é multirotor o correto seria usar os termos pitch, yaw, roll . . .

O seu receptor tem que ser conectado conforme o transmissor, me parece que é o seu problema . . .
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por LaercioLMB »

1° O trimm do acelerador tem que estar em 0 e nunca poderá ser ajustado, pois o menor ajuste do trim do acelerador o ESC toma como movimento e não libera nada.
2° A primeira configuração no ESC é do curso do acelerador e essa configuração não é feita na programação do ESC e sim ligar o rádio, deixar o acelerador no máximo, ligar o ESC e ao ouvir o primeiro beep, baixar o acelerador ao mínimo, pois se ele entrar em modo de programação não saberá o ponto máximo e mínimo do acelerador.
Uma vez feito isso, nunca mais precisará reprogramar o curso do acelerador a não ser que você por descuido mexa no trimm do acelerador ou troque de rádio.
3° Feita a configuração do curso do acelerador, fica mais fácil de programar o ESC pelo rádio, mas mesmo assim o menor descuido na sequencia de beep's ou contagem deles, não acertará a configuração que deseja e terá a dúvida do que está fora do seu gosto.
Por isso, te recomendo a comprar um cartão de programação para o ESC que você usa e nunca mais terá duvidas na programação deles, mas mesmo com o cartão de programação, a configuração do curso do acelerador tem que ser feita toda a vez que colocar um ESC novo ou mudar de rádio, pois nenhum cartão de programação configura isso.
Eu investi em cartões de programação para nunca ter dor de cabeça e nem dúvidas na configuração final do ESC, pois se mudar o timing do ESC, poderá se tornar um inferno dele funcionar como deveria.
Exemplo; 3 ESC's com um mesmo timming e o 4° com timming diferente o multirotor sempre terá dificuldades em manter o voo 100% estabilizado e nenhum ESC vem com configuração padrão, é pura sorte isso.

Detalhe, após ser feita a configuração do curso do acelerador, tem que desligar o ESC para ele guardar essa configuração antes de seguir adiante com o uso dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
DronesAhead
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 11, 2017 6:10 pm
Localização: Irlanda

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por DronesAhead »

Jacimar boa tarde
nao respondi antes porque queria fazer os testes primeiro.
Tirei a mola do acelerado do radio e configurei no radio o acelerador descentralizado. O bip do esc parou quando ligo a bateria e o drone arma certinho agora (porque o stick coloco ele na posicao sem aceleracao). Obrigado por esta informacao.
O radio estou usando no modo 2, aceleracao do lado esquerdo. estava utilizando um receptor de 10 canais q comprei separado mas acabei colocando de volta o receptor de 6 canais que veio com o radio, nao mudou nada nesta situacao.


@LaercioLMB
Realmente acerdito que estou perdido com a sequencia de bips, a ideia do cartao de programacao do esc e super valida e acabei comprando um.
axo q fiz alteracao no timing do esc, porque o drone quando tento tira-lo do chão ele fica instavel, sempre tendendo p agum lado mas nunca nivelado, vou corrigir isso com o cartao de programacao do esc.

A respeito dos itens que voce destacou:
1. Vi que no radio tenho a opção de ajuste de trim, vou pesquisar como faço isso
2. Vou tentar fazer novamente conforme vc disse
3. Farei o restante das programacoes do ESC c o cartao de programacao

Abaixo tem um link do video que fiz hoje tentando voar com o drone p poder explicar bem o que esta acontecendo.
https://youtu.be/DwpIIvWgJBE


Pessoal, muito obrigado pela força de voces, esta me ajudando muito, estou aprendendo muito aqui.
Obrigado.

Sergio
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Se seus escs tiverem o BLHELI embarcado, é possível alterar os valores (programar) usando o computador;
Vale a pena investir em BLHELI nos escs e uma placa atual (a APM foi substituída pela pix) na próxima montagem.
Muitas das placas novas (F3, F3EVO, F4...) suportam o pass through (agem como se fosse um usb dongle de programação), ou seja, vc conecta a placa no pc, abre o software do esc (BLHELI) e é possível programar os ESCs.
DronesAhead
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 11, 2017 6:10 pm
Localização: Irlanda

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por DronesAhead »

WarlikeOfChaos
Obrigado pela informação, estou pesquisando como posso fazer esta alteracao dos valores do ESC pelo computador.
Comprei um cartao de programacao do esc mas so chega daqui 20 dias uteis.
Obrigado
Responder