Tipos de Trem de Pouso

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
DrMagnus
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Mai 22, 2011 6:29 pm
Localização: São Paulo, SP

Tipos de Trem de Pouso

Mensagem por DrMagnus »

Salve galera do e-voo.

Estou montando um Mustang P 51D da Hangar 9 com opção de flaps e trem retrátil. Confesso que nunca tive um trem retrátil, essa será minha primeira experiencia. Pelo que andei pesquisando, percebi alguns tipos diferentes de Trem de Pouso, tais como Mecanico, Digital, Pneumático e a ar comprimido. Sinceramente busquei e não encontrei diferenças concretas entre eles.. No manual não orienta a nenhum tipo específico de trem de pouso.
Se alguém puder me ajudar e explicar as diferenças, funcionamento, prós e contras, eu ficarei muito grato.

PS: modelo com 1,48m de envergadura, para motores 46 a 55. Vou usar um ASP .52 zero bala. 8 servos HTX 5010. Modelo todo pronto, praticamente colar algumas partes e encaixes. Rádio Futaba T10J.

Descrição na integra do modelo:

Especificações:
Engine Size: .40–.52 (2-stroke) .62–.82 (4-stroke)
Experience Level: Intermediate
Flaps: Optional with the addition of 2 standard servos
Flying Weight: 6.5–7 lb (2.95–3.18 kg)
Fuel Type: Electric
Motor Size: Power 46
Overall Length: 50.39 in (1280mm)
Plane Type: Scale Military
Power Plant Size: 25-52 Electric
Radio: 4–7 channels
Recommended Environment: Outdoor
Retracts: Optional with the addition of 2 standard servos
Servos: 5 + 2 for flaps + 1 for retracts
Wing Area: 626 sq in (40.39 sq dm)
Wingspan: 58.25 in (1480mm)

Desde já agradeço o auxílio.
"Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos."
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tipos de Trem de Pouso

Mensagem por LaercioLMB »

Pneumático e ar comprimido é a mesma coisa.
Pneumático significa pistões movidos a ar e hidráulicos significa pistões movidos a óleo.
Mecânico e digital são a mesma coisa, pois a única coisa que muda é o tipo de servo se é analógico ou digital, mas o acionamento com ambos os servos é do tipo mecânico.
Resumindo, sistemas de trem de pouso só existem mecânicos e os pneumáticos.
Nos mecânicos, tem várias marcas e modelos de trem de pouso e tem de todos os gostos assim como os pneumáticos que a meu ver, são mais complexos, pois necessitam reservatório de ar, mangueiras, válvulas, isso sem contar que é conveniente reabastecer o cilindro de ar a cada voo, embora ele dure mais voos, mas se baixar a pressão por um vazamento, quando você mais precisar não irão funcionar e aí, babaus. Por isso reabastecer de ar a cada voo o que é um saco.
Já os mecânicos acionados por servos só dependerá da bateria mesmo e se ficar sem bateria em voo, nem os pneumáticos irão funcionar já que o acionamento das válvulas é por servo também.
Eu prefiro os mecânicos e servos para trem de pouso tem que ser servo para trem de pouso, não podem ser servos comuns que não vai rolar. Funcionam, mas sempre dão problemas sem falar no consumo que servos para trem de pouso o repousos em consumo dos servos está nas extremidades e não no centro como nos servos comuns, isso sem falar que servos comuns são de curso de 60° e os servos de trem de pouso são de 180°.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder